Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Metodologia Design Thinking: saiba como usá-la!

Metodologia Design Thinking: saiba como usá-la!

Empreendedorismo Social

O quê é Design Thinking?

Você já se perguntou como produtos e serviços são desenvolvidos? Como as empresas desenvolvem soluções úteis e que se adequam às necessidades reais de seus clientes? É nesse sentido que a metodologia Design Thinking surge!

Em definição, a metodologia Design Thinking é uma abordagem de resolução de problemas que se concentra no usuário e em suas necessidades, desejos e comportamentos. Ela envolve uma série de etapas interativas e colaborativas que buscam entender profundamente o problema a ser resolvido, gerar ideias inovadoras e prototipar soluções que atendam às necessidades dos usuários. Embora ela seja muito utilizada no design de serviços e produtos, ela não se limita apenas a isso, sendo também aplicado ao design organizacional, estratégia de negócios e muitos outros tópicos!

Como posso utilizar o Design Thinking?

Como posso utilizar o Design Thinking?

Um framework muito comum para a utilização dessa metodologia é o Duplo Diamante. Ele consiste basicamente em 4 etapas: descoberta, definição, desenvolvimento e entrega. Essas etapas alternam em momentos de divergência e convergência, nas quais diversas ferramentas e metodologias podem ser aplicadas para que uma solução seja criada. Dessa forma, vamos entender um pouco melhor como funciona cada uma delas!

Descobrir

Essa primeira etapa tem foco em explorar o espaço do problema e reunir informações. Essa fase é chamada de “Descobrir” e envolve pesquisa, empatia e observação para obter uma compreensão profunda do problema. Alguns métodos que podem ser utilizados para essa etapa são:

  • Pesquisa de campo: é a técnica que envolve visitar o local onde o problema está ocorrendo, observando e entrevistando as pessoas envolvidas, além de registrar as informações relevantes. Por exemplo, se o problema é a falta de iluminação em um parque público, o pesquisador pode visitar o local, entrevistar frequentadores e anotar as opiniões e sugestões.
  • Jornada do usuário: é uma ferramenta que ajuda a entender as interações dos usuários com um produto ou serviço, desde o primeiro contato até a conclusão. Por exemplo, se o problema é a baixa taxa de conversão de um site de e-commerce, a jornada do usuário pode ajudar a identificar os pontos de atrito e oportunidades de melhoria no processo de compra.

Definir

Essa fase busca definir o problema e identificar as oportunidades de inovação. Ela envolve a síntese das informações coletadas na fase Descobrir para desenvolver uma declaração clara do problema e definir o escopo do projeto. Uma metodologia muito utilizada é a criação de uma ou mais Personas – uma técnica de design que envolve a criação de perfis fictícios baseados em dados e características reais de clientes ou usuário – nas quais ajudam a entender melhor quem são os usuários finais de um produto ou serviço, suas necessidades, desejos e comportamentos.

Desenvolver

Essa fase consiste em gerar ideias, prototipar e testar soluções para o problema definido. Envolve pensamento divergente e convergente para explorar uma ampla gama de possibilidades e, em seguida, reduzir para as melhores ideias. Essa etapa possui muitas maneiras de serem realizadas mas, pensando em produtos digitais, uma metodologia utilizada na Fluxo Consultoria frequentemente é a prototipação de alta fidelidade, na qual consiste na criação de um modelo ou simulação interativa de um produto ou serviço, que se assemelha de forma muito próxima à aparência e funcionamento final do produto.

Entregar

A quarta e última etapa busca implementar a solução escolhida e levá-la ao mercado. Essa fase envolve planejamento, execução e avaliação para garantir que a solução seja implementada com sucesso e atenda às necessidades dos usuários. Uma maneira de realizar uma entrega de qualidade é elaborando um plano de implementação: um documento que descreve como a solução será implementada, incluindo os recursos necessários, os prazos e as etapas de implementação.

Como a Fluxo pode ajudar?

Quer saber mais sobre assuntos de tecnologia e negócios? Nos siga em nossas redes sociais e fique atento aos posts em nosso site ou entre em contato com a gente!

Autor do artigo

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.