
Missão, Visão e Valores de uma empresa: como definir e qual sua importância?
A estratégia de uma organização é composta por diversos aspectos e conceitos amplamente difundidos, mas nem sempre bem compreendidos por todos.
E, se você é familiarizado com o mundo corporativo, aposto que já ouviu falar do tripé: missão, visão e valores ou de pelo menos um desses conceitos.
Mas você entende o que quer dizer cada um desses aspectos? Sabe como defini-los e aplicá-los?
Pensando nisso e visando ajudar a sanar possíveis dúvidas, elencamos neste post uma série de informações a respeito desse assunto.
Quer aprender mais? Continue lendo!
O que é a missão da empresa?
A missão é, resumidamente, o motivo pelo qual a organização está ali, é a sua razão de existir.
De acordo com Cynthia A. Montgomery, economista e professora da Harvard Business School, a vantagem competitiva é importante, mas não suficiente.
A estratégia tem a ver com atender uma necessidade que está em aberto, fazer algo original ou algo excepcionalmente bem de modo a servir um conjunto de partes interessadas.
Em seu livro, O Estrategista, ela afirma ainda que nada é mais importante para a sobrevivência e o sucesso de uma empresa do que sua razão de existir e o conhecimento de quais necessidades ela pode suprir.
Além disso, para ela, um bom propósito é inspirador para todos os envolvidos, para os colaboradores, para os consumidores e para as outras partes da cadeia de valor.

Também é importante reforçar que, ao escolher ser algo, devemos abrir mão de ser outras coisas.
Muitas vezes, não focar em um segmento ou solução específica pode acabar culminando no fracasso de uma boa estratégia.
Por isso seja prudente ao fazer escolhas, defina bem quais necessidades sua organização deseja sanar e deixe isso claro em sua Missão para todos os seus stakeholders, afinal o principal papel da missão é justamente inspirar e engajar a equipe.
Como criar uma Missão inspiradora?
A missão deve ser objetiva e, ao mesmo tempo, traduzir a importância da empresa para a sociedade e, principalmente, para seus clientes.
Por isso, ao elaborar uma missão, deve-se encontrar as palavras certas que inspirem, chamem a atenção e justifiquem o porquê da empresa funcionar.
Em uma entrevista à Harvard Business Review, John Browne, o ex-CEO da British Petroleum, disse que:
O propósito é quem somos e o que nos distingue. É aquilo que queremos alcançar e que justifica nossa existência.
John Browne, ex-CEO da British Pretroleum
O que sua empresa faz de diferente das demais? Qual valor ela entrega à sociedade?
Por exemplo, a missão do Google é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
E a sua?
O que é a visão de um negócio?

A visão representa onde sua organização quer chegar, de uma perspectiva futura.
Ela deve demonstrar como sua empresa será vista pelo mercado após um determinado período e servir de orientação para todos os seus trabalhadores.
E sua importância se dá, porque, conforme explica o consultor de negócios James Champy, poucas empresas são explícitas sobre seu futuro:
- Em que mercados elas vão operar;
- quanto e com que rapidez elas podem crescer;
- e como vão se diferenciar no mercado.
E essa indefinição deixa os funcionários sem rumo, incapazes de antecipar necessidades futuras da empresa ou de desempenhar bem seus trabalhos.
Portanto, a visão é justamente o pontapé inicial e objetivo para que tudo isso seja definido mais detalhadamente depois.
Como criar uma visão realista do seu negócio?
Para implementar esse conceito, é preciso ter uma noção clara de onde a organização se encontra hoje para poder traçar onde ela deve estar em alguns anos.
E como o objetivo é que ela seja alcançada, ao contrário da missão e dos valores, ela pode mudar com o tempo.
No entanto, ela não necessariamente exigirá uma data que a delimite.
A visão de uma determinada firma pode ser, em 5 anos, ser a líder do seu segmento.
Avaliando criticamente, essa visão é um pouco genérica e não é muito inspiradora, por isso, ao elaborar uma visão, tente cumprir alguns requisitos:
- Escola uma visão desafiadora: é importante ter uma noção real do potencial da organização, mas seja ambicioso!
- Avalie se a visão mobiliza as pessoas em prol do seu alcance;
- Faça com que os colaboradores visualizem o futuro por meio dela, não complique a linguagem.
- Por exemplo, a visão da Disney é criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.
O que sua empresa quer alcançar no futuro?
O que são os valores de uma organização?
Os valores representam os princípios ou pilares que constituem o perfil da empresa.
Eles são como uma espécie de conjunto de mandamentos expressados por palavras ou pequenas expressões, as quais refletem o que a organização mais preza na forma como ela atua.
- Quais são os valores inegociáveis da organização em questão?
- O que inspira o seu time?
Os valores são tão importantes que muitas empresas já começam a levá-los em consideração antes mesmo da contratação de funcionários.
Passando a avaliar se candidatos a uma determinada vaga os possuem desde as etapas iniciais de um processo seletivo.

Afinal, é imprescindível que os funcionários estejam alinhados com os mesmos.
Além disso, é muito importante que os valores sejam bem estabelecidos e amplamente conhecidos por todos, para que as pessoas que fazem parte da organização sempre ajam de acordo com eles.
Como definir valores que refletem sua empresa?
Os valores devem ter ligação com os objetivos da empresa e devem ser relevantes para o público alvo também.
Algumas dicas são para selecioná-los são:
- Priorize a clareza e a objetividade;
- Procure diferenciais da sua empresa;
- Analise se eles, de fato, são condizentes com a empresa e, caso não sejam, avalie o que deve ser mudado: a postura da empresa ou seus valores.
- Explique cada um dos valores. O que significa “inovação” no contexto da sua empresa? Por que a “diversidade” é importante para vocês?
- Busque pessoas que estejam de acordo com eles!
- Por exemplo, se você possui um Pet Shop, um valor importante do seu negócio seria o amor aos animais.
Os valores da Nike, por exemplo, são:
- culto ao esporte;
- inovação;
- talento e diversidade;
- inclusão.
Conclusão
Esses 3 elementos são peças-chave na estratégia de uma empresa, pois constituem essencialmente os pilares que a definem e servem de orientação tanto para os funcionários quanto para o mercado.
Em alguns casos, vale a pena apostar em brainstormings para fortalecer o planejamento estratégico e definir esse tripé contando com a ajuda de quem atua na empresa.
Por fim, não esqueça de dar o exemplo!
Você, tanto quanto qualquer outra pessoa que trabalhe na organização, deve ter em mente o porquê de estarem ali, o objetivo a ser alcançado e sempre agir de acordo com os valores da empresa.
Dessa forma, preserva-se e fortalece-se a cultura organizacional, o que facilita o crescimento e a consolidação da organização nos mais diversos aspectos.