skip to Main Content
Fluxo Consultoria - Consultoria em Engenharia da UFRJ
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
    • Tecnologia e Automação
    • Arquitetura, Construção e Energia
    • Máquinas e Equipamentos
    • Gestão e Criação de Negócios
    • Otimização de Processos
    • Engenharia Química e Alimentos
    • Fluxo Sustentável
  • PORTFÓLIO
    • Tecnologia e Automação
    • Arquitetura, Construção e Energia
    • Máquinas e Equipamentos
    • Gestão e Criação de Negócios
    • Otimização de Processos
    • Engenharia Química e Alimentos
  • CONTEÚDO
    • MATERIAIS RICOS
    • ARTIGOS
      • Tecnologia e Automação
      • Arquitetura e Construção
      • Energia e Sustentabilidade
      • Máquinas e Equipamentos
      • Gestão Empresarial
      • Empreendedorismo e Startups
      • Engenharia Química e Alimentos
  • CONTATO
  • Search
Blog de Engenharia
Home » Blog de Engenharia da Fluxo Consultoria » Gestão Empresarial » Modelagem de Processos de Negócios: O que é, para que serve?
Modelagem De Processos De Negócios: O Que é, Para Que Serve?

Modelagem de Processos de Negócios: O que é, para que serve?

  • outubro 17, 2015
  • Pedro Parreiras
  • Gestão Empresarial
  • 15 Comments

Modelagem de Processos – você já ouviu falar em BPM ?

Lendo um artigo no Blog da Fluxo, que fala sobre as vantagens da otimização de processos, resolvi escrever um pouco sobre a minha experiência profissional em modelagem de processos de negócios. Ela também é chamada de BPM (business process modeling), na sigla em inglês. Por isso, venho aqui contar sobre meu trabalho em um projeto de BPM, para uma escola no Recreio dos Bandeirantes.

Nele, pude aprender o que é e para que serve a modelagem de processos. Agora, depois desse primeiro contato com a BPM, eu tive a oportunidade de aplicar seus conceitos em outros projetos na própria Fluxo. Por isso, vi que é um conhecimento muito importante na gestão de negócios. Nesse artigo, irei compartilhar um pouco da experiência que ganhei na área.

Fale com um especialista em processos!

O que é um modelo?

Um modelo nada mais é do que uma representação simplificada da realidade. Falar em modelo de processo talvez fique um pouco distante de assimilar, para quem não tem experiência ou ainda não teve contato. Por isso, vou recorrer a um exemplo mais palpável para todos: a construção civil.

O que é um modelo de uma casa? Como um modelo é a representação simplificada da realidade, a planta baixa e as demais plantas podem ser consideradas um modelo da casa, que é a realidade. Se você souber interpretar as plantas, certamente terá a capacidade de imaginar aquela casa. Assim, quanto mais detalhado e próximo da realidade, mais difícil é produzir o modelo. Mas, por outro lado, mais preciso ele será.

Ainda no exemplo da casa, imagine que você queira vender um condomínio de casas. Muitos potenciais compradores não têm a capacidade de imaginar a casa pronta a partir de uma planta. Por isso, você pode recorrer a outros modelos mais próximos da realidade, como uma maquete virtual ou até mesmo uma maquete real. Qualquer pessoa, vendo a maquete, terá a capacidade de visualizar a casa pronta. Ela é um modelo da realidade.

É possível modelar negócios usando diferentes frames, não necessariamente a visão por processos. Em dois artigos do Blog Industrial você irá encontrar, exemplos com o modelo da gestão baseada em atividades e com o modelo das 5 forças de Porter.

O que é um processo de negócio?

Um processo de negócio nada mais é do que uma sequência de atividades iniciadas a partir de uma demanda, com o objetivo de entregar algum resultado. Por exemplo, em uma indústria de manufatura existem diversos processos de negócios, que são disparados a partir de demandas. Elas podem vir de clientes, fornecedores ou do governo e levam à entrega de produtos e relatórios.

Novamente, vou recorrer a um exemplo para ilustrar o que é um processo de negócio: compras. Suponha que a indústria tenha um sistema informatizado que detecte, a partir da previsão de vendas, que o nível de estoque não será suficiente para a produção. Asso, ele fará com que seja disparado um processo de compras.

Nesse processo, as pessoas do departamento de compras recebem a notificação da necessidade, fazem contato com os fornecedores, fazem cotações para obter preços, entre outros. Tudo isso é feito para garantir que os materiais sejam comprados e fiquem em estoque. A partir da informação inicial, a demanda, esse processo foi iniciado.

Banner5
Saiba todas as etapas de uma constru%C3%A7%C3%A3o 1

O que é a modelagem de processos de negócios?

Juntando os dois “o que é” anteriores, fica mais fácil definir a modelagem de processos de negócios. A BPM é o trabalho realizado para se representar processos de negócios em modelos, utilizando determinadas metodologias e técnicas.

Você já viu fluxogramas? Um fluxograma é um modelo de um processo. Ao ler um fluxograma, você provavelmente irá imaginar o processo real, mesmo sem ter contato com a realidade. Porém, se você nunca tiver tido contato com o ramo antes, talvez você tenha um pouco de dificuldade de entender o processo.

Na modelagem de processos de negócios, podemos dar diferentes níveis de detalhamento de cada processo modelado. Por exemplo, você pode fazer um modelo com o macro processo da empresa ou organização com uma caixa para compras. Ou seja, todas as atividades realizadas nos processos de compras estariam dentro desta caixa e ela estaria ligada com recebimento, bem como a produção. Podemos fazer um outro modelo somente para detalhar os processos de compras, com uma caixa para cada processo dentro do processo de compras.

Como é feita modelagem de processos de negócios?

A modelagem de processos de negócios normalmente pode ser feita de várias formas. Entrevistas com os responsáveis pelos processos, observação da execução dos processos e análise de documentos são algumas dessas maneiras.

Existem diversas ferramentas ou frames para a modelagem de processos, como por exemplo o Aris e o BPMN. Independentemente da ferramenta utilizada, você pode utilizar a abordagem bottom up ou top down para fazer a modelagem:

  • Bottom up – você vai modelar de baixo para cima. Ou seja, vai primeiro entender os processos nos seus detalhes e depois vai chegar à visão macro da empresa.
  • Top down – você vai modelar de cima para baixo. Isso significa que primeiramente precisará ter a visão macro dos processos da empresa e depois detalhar cada macro processo.

 Para que serve a modelagem de processos de negócios?

A modelagem de processos de negócios pode ter diversos objetivos. Dentre eles, destaca-se documentar ou melhorar o que é feito, eliminar processos que não geram valor ou automatizar processos. É muito importante ter em mente qual é o seu objetivo! Assim, você obterá melhores resultados na sua modelagem de processos.

Vou dar um exemplo relacionado à área em que eu atuo. A modelagem de processos ajuda muito no projeto de implantação de um software de gestão, com o alinhamento dos processos reais aos processos do sistema. Um dos principais desafios da implantação de um sistema de gestão é a adequação desses processos. O sistema tem processos pré-definidos, a empresa tem os seus processos reais. Ambos precisam ser compatibilizados.

Durante a implantação do sistema de gestão, invariavelmente encontramos alguns processos reais diferentes dos processos do sistema. Por isso, dependendo da situação, é recomendada a alteração do processo real ou uma adequação do sistema. Essa decisão fica mais fácil de ser tomada quando temos os processos modelados. Assim, um dos benefícios é justamente essa padronização dos processos.

A modelagem de processos pode ajudar a sua empresa?

Agora que você já sabe o que é e para que serve a modelagem de processos, você acha que ela pode ajudar a sua empresa? Sabe aquele formulário de papel que você preenche sem saber por que? Ou as atividades que você faz porque “aqui trabalhamos dessa forma”? Muito provavelmente, após um projeto de otimização de processos, você irá enxergar muitas oportunidades de melhoria. Ele permite eliminar atividades que não geram valor, criar novas atividades para melhorar o atendimento ao seu cliente, dentre várias outras possibilidades.

Quer conhecer o passo a passo para realizar a modelagem do seu processo?

Leia este artigo!
gestão
Compartilhe
  • Tweet
  • Share
  • Share
  • Email

Pedro Parreiras

Empreendedor Promessas Endeavor, Empreteco, Fundador da Nomus, Engenheiro de Produção pela UFRJ e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, Membro da Fluxo Consultoria entre 2000 e 2003, trabalha desde 2000 em projetos relacionados à gestão da produção, tendo tido contato direto em mais de 100 indústrias.

Posts Relacionados

Automação Industrial: confira os 7 erros mais comuns!

Neste artigo, vou abordar sobre os principais erros presentes em um dos assuntos mais falados…

Saiba como montar a equipe ideal

Muitos clientes procuram criar a empresa do sucesso com a equipe ideal e para isso…

Finanças

Como organizar as finanças de uma pequena indústria

O dia a dia de uma pequena indústria pode ser muito estressante. Isso, pois há…

This Post Has 15 Comments
  1. 5 passos para tirar sua empresa do buraco- Fluxo Consultoria disse:
    novembro 12, 2015 às 2:33 pm

    […] outro artigo, explicamos os benefícios de um mapeamento de processos, que lhe permitirá uma melhor avaliação operacional da sua empresa, gerando o aumento da […]

    Responder
  2. Os 7 erros mais comuns na gestão industrial - Fluxo Consultoria disse:
    janeiro 30, 2016 às 6:10 pm

    […] Para que uma indústria funcione de forma eficiente, a sua logística deve funcionar de forma integrada, ou seja, todas as áreas da produção devem se comunicar de forma dinâmica, capazes de se adaptar aos obstáculos inesperados. Além disso, os processos da empresa devem ser bem definidos para garantir a produção uniforme e manutenção das características do produto. Saiba mais nesse artigo sobre Modelagem de Processos. […]

    Responder
  3. Gestão acessível a micro e pequenas empresas-Fluxo disse:
    janeiro 30, 2016 às 7:39 pm

    […] Consultoria em Planejamento da Gestão por Processos […]

    Responder
  4. Descubra as Vantagens de Mapear os processos da sua empresa. disse:
    março 18, 2016 às 1:57 pm

    […] Falando um pouco sobre otimização da linha de produção( de forma a influenciar na contribuição para a atividade fim de uma empresa e alavancar seu desempenho), é necessário ultrapassar o operacional engessado e repensar a linha produtiva para cortar e/ou incrementar funções que gerem resultado quanto aos resultados estratégicos desta empresa. O que aumenta a rentabilidade da produção, seja através da remodelagem dos processos ou por se enxergar oportunidades de diminuição de custos. Saiba mais no nosso artigo sobre Modelagem de processos. […]

    Responder
  5. DENISE MARIA AMORIM SOLDY disse:
    abril 22, 2016 às 10:45 am

    Gostaria de conhecer mai sobre o assunto

    Responder
    1. admin disse:
      abril 22, 2016 às 12:42 pm

      Olá, Denise.

      O Mapeamento de processos é realmente um assunto muito interessante. Escrevemos um artigo desta vez focado nos benefícios de mapear os processos, da uma olhada no link.
      https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.brblog/engenharia-gestao/vantagens-de-mapear-os-processos/

      Responder
  6. Automação Industrial: o que é e como funciona disse:
    maio 20, 2016 às 2:51 pm

    […] de equipamentos e mão de obra superespecializada? Como tirar indicadores e estudar o melhor jeito de melhorar meus processos investindo de acordo com meu […]

    Responder
  7. Patrícia Platt disse:
    junho 15, 2016 às 2:50 pm

    Gostaria de parabenizar pelo artigo, muito esclarecedor para quem é leigo!!

    Responder
    1. admin disse:
      junho 16, 2016 às 12:09 am

      Muito Obrigado, Patrícia! Temos a continuação com as vantagens de mapear processos: aqui

      Responder
  8. Marco Pinheiro disse:
    setembro 12, 2016 às 11:43 am

    Caro colega

    Inicialmente parabenizo você pela clareza e simplicidade com que abordou o tema. Desta forma, você passou o conceito muito bem.

    Atuei no mercado por muitos anos gerindo processos de implantação de sistemas e como sabemos, a qualidade dos processos determinam em muito, o resultado a ser alcançado.

    Responder
  9. Leomar Schultz disse:
    janeiro 11, 2017 às 4:39 pm

    Parabéns pelo blog e pelo artigo!
    Pessoas de sucesso!

    Responder
  10. Sara Lima disse:
    março 26, 2017 às 2:50 pm

    Parabéns! Excelente explicação.

    Responder
  11. Beatriz Luíza disse:
    abril 18, 2017 às 6:04 pm

    Excelente forma de explicar a modelagem de processos de negócios, tornou bem simples o entendimento.
    Parabéns pela didática

    Responder
  12. CAMILA DO ROSARIO disse:
    maio 9, 2017 às 10:28 pm

    Parabéns! Ótima explicação, sem rodeios, sem palavas difíceis! Muito bom.

    Responder
  13. Mapeamento de Processos da sua Fabrica - Por que realizar um Projeto? disse:
    junho 11, 2017 às 7:00 pm

    […] Saiba mais: O que é Modelagem de Processos de Negócios […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Categorias
  • Arquitetura e Construção
  • Empreendedorismo e Startups
  • Energia e Sustentabilidade
  • Engenharia Química e Alimentos
  • Gestão Empresarial
  • Indústria
  • Materiais Educativos
  • Outros Assuntos
  • Projetos Mecânicos
  • Tecnologia da Informação

Marque uma conversa gratuita!

  • previous post: 5 Regras de Ouro para uma Reunião Produtiva
  • next post: Sua estrutura de custos funciona?
Há mais de 26 anos, realizamos projetos de Consultoria em Engenharia, para empresas e pessoas físicas. O que podemos fazer para te ajudar?
Marque uma reunião sem compromisso!
instagram facebook

Sobre a Empresa | Serviços | Portfólio | Contato

Copyright Fluxo Consultoria - 2021 - Feito por Isabella Refkalefsky.
A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

Entre em contato conosco!

Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 96986-5927
×