Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Close this search box.

O que é o Dimensionamento da escala de produção?

pessoa organizando blocos de madeira com flechas para formar um grafico subindo

O dimensionamento da escala de produção, também conhecido pelo termo inglês Scale-Up, é o aumento da escala de um determinado processo produtivo, partindo sempre do desenvolvimento do produto em escala laboratorial ou de planta piloto. Durante esse procedimento, é levado em conta todos os parâmetros e equipamentos necessários para que o produto final tenha as características desejadas. Através desse projeto de engenharia, conseguimos ampliar a escala produtiva de nossos clientes, possibilitando um crescimento econômico de sua empresa.

Além disso, tal procedimento tem como objetivo, além dos supracitados, auxiliar em um melhor controle da produção,  otimizando as condições operacionais a partir de estudos e das operações unitárias envolvidas.

Quais são principais benefícios do dimensionamento?

O processo de Scale-Up apresenta grandes vantagens no quesito da otimização e aperfeiçoamento de todo o processo de produção. Isso faz com que sejam escolhidos tanto os equipamentos mais adequados quanto às distribuições de trabalho mais dinâmicas, o que evitaria os potenciais desperdícios de tempo, esforço e principalmente recursos.

Por conta desse melhor controle da produção, também há a garantia de um produto final com melhor qualidade, uma vez que também é posto em prática a cadeia de produção mais padronizada pelo dimensionamento.

Um fato adicional que pode ser considerado é que, com este procedimento sendo feito, o cliente seria beneficiado por ter sua própria linha de produção adaptada para a sua realidade, evitando a dependência e gastos com empresas terceiras para vender uma grande quantidade do seu produto.

Realizar este processo com a Fluxo garante o sucesso do seu projeto. Contamos com parcerias especializadas que possibilitam a implementação da sua fábrica do jeito ideal!

Sobre a viabilidade econômica de um Dimensionamento

Acerca do viés econômico para a elaboração de um projeto de dimensionamento, muito se tem questionado o quão viável este projeto é para a empresa do cliente. Tal fator depende muito da necessidade do cliente, uma vez que variará de acordo com a escala de produção.

Caso o cliente queira um dimensionamento mais temporário em sua escala de produção, tem-se que o custo de investimento inicial é mais baixo. Este método é chamado de processamento em batelada, ou seja, de forma descontínua. Em resumo, é o modo de operação em que o sistema é operado em estado não estacionário. Assim, em cada batelada ou ciclo, o sistema é carregado com as matérias-primas e reagentes necessários, de forma que é efetuada a reação e formam-se os produtos desejados.

Contudo, se for do desejo do cliente uma produção em grande escala e com caráter mais permanente, deve ser estruturado o chamado processo contínuo, assim,  a projeção do equipamento é mais personalizada ao dimensionamento do cliente.

Por que realizar o Dimensionamento com a Fluxo Consultoria?

Como pode ser notado, o processo de dimensionamento da escala de produção engloba diversas variáveis que podem variar de forma não linear ao longo do processo, como a fluido dinâmica, equilíbrio de reação e agitação. Dentre essas variáveis, temos: a fluidodinâmica, o equilíbrio de reação e a agitação.

fluidodinâmica, por exemplo, que trata do escoamento de fluidos está diretamente relacionada à produtividade e custo do projeto, pois durante a execução do processamento  e transporte de fluido ocorre perda de carga o que impacta diretamente na velocidade e pressão do mesmo, resultando em diminuição no rendimento de produção.

equilíbrio de reação deve ser rigorosamente respeitado sob risco de desvio da rota química planejada e não obtenção do produto esperado, o que influencia o tempo de reação do processo como um todo.

Já a agitação utilizada nos reatores garante a homogeneidade do meio reacional, aumento da superfície de contato e mistura de solubilização de componentes, e será influenciada por fatores como a viscosidade, interações químicas e padrão fluido dinâmico do processo, o que afeta o volume útil do reator e potência requerida pelo motor para agitação adequada.

Considerando as diversas problemáticas possíveis para a implantação do dimensionamento, a Fluxo Consultoria também apresenta um amplo espectro de empresas parceiras da área. Tal conexão entre elas garante que o cliente não se preocupe quanto à obtenção dos equipamentos e dos recursos mais mecânicos necessários para a realização de seu dimensionamento.

Fluxo Consultoria

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.