skip to Main Content
Construcard: A Melhor Opção Para Comprar Materiais De Construção

Construcard: a melhor opção para comprar materiais de construção

Uma das maiores dificuldades que temos depois que tomamos a decisão de construir ou reformar um imóvel é ter dinheiro para isso. Dessa forma, surge como uma das opções mais viáveis o financiamento. A Caixa, para ajudar essas pessoas, criou o Construcard, uma opção de financiamento que pode ser paga em até 240 meses. Quer entender melhor sobre essa poderosa ferramenta? Continue conosco!

Como funciona um financiamento?

construcard

Primeiramente é importante entender o que é um financiamento de imóveis. Financiamentos nada mais são do que créditos concedidos por bancos, onde são emprestadas grandes quantidades de dinheiro que podem ser pagas a longo prazo, porém com juros proporcionalmente altos.

O financiamento, do ponto de vista econômico, não costuma ser a melhor opção mas muitas vezes é a única para a maioria dos brasileiros. De qualquer maneira, essas condições de financiamento, como o investimento necessário, prazo, juros, podem e devem ser negociados e adequados à sua realidade, para que se torne o mais vantajoso possível.

Alguns documentos costumam ser pedidos para que o banco consiga ter garantia de que é seguro conceder o empréstimo. Por exemplo, RG e CPF para consultas de dívidas e comprovantes de renda que indicam quanto uma pessoa consegue de fato pagar. O valor das prestações não pode ser maior de que 30% da renda familiar do financiado.

Construcard: o que é, afinal?

O Construcard é só uma das opções de financiamento dentre as muitas que existem por aí no mercado. A grande diferença é que ele não é destinado para a comprar um imóvel e sim os materiais de construção necessários para sua construção, nas lojas credenciadas. Ele é fornecido pela Caixa Econômica Federal que lhe permite utilizar o crédito durante 6 meses para realizar essas compras, permitindo o pagamento do financiamento em até 240 meses, o que facilita muito seu uso.

O cartão pode ser utilizado para compra de materiais de alvenaria, como tijolos, esquadrias, como janelas e portas, telhas, pisos, canos, eletrodutos, caixa d’água, iluminação, tinta para pintura e até móveis planejados. Ou seja, para a construção de toda sua casa, desde a fundação até o acabamento e finalização.

Os requisitos para uso do construcard são apenas ser maior de idade, possuir uma conta na Caixa e ser aprovado nas avaliações de crédito realizadas. Com isso, basta apenas apresentar em uma agência Caixa a documentação necessária (RG, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Propriedade do Imóvel) e, após aprovação, assinar o contrato e usar seu cartão. Fácil, não é mesmo?

Mas como usar meu cartão?

A pergunta que você deve se fazer agora é, “agora que tenho meu cartão, como sei o que devo comprar?”. Afinal, mesmo sendo um financiamento, quanto mais você gastar, mais terá que pagar depois, não é mesmo?

Para isso é crucial que seja feito um projeto do imóvel, desde a parte arquitetônica até as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Em cima de um projeto é possível fazer o dimensionamento ideal, sabendo quais materiais utilizar e quanto comprar.

Quer saber mais sobre a importância de um projeto para seu imóvel? Leia nosso artigo sobre!

A importância do projeto não só é a de economia, pois evitamos superdimensionamentos, mas principalmente de segurança e conforto. Afinal, ninguém quer aquele chuveiro que não tem pressão e fica só pingando e menos ainda correr o risco de ter uma rede elétrica que pode dar curto-circuito e pegar fogo, como infelizmente foi a tragédia no CT do Flamengo em 2019. Junto ao projeto é crucial que haja um orçamento feito em cima desses materiais quantificados.

Com um financiamento em mãos, projetos realizados por profissionais competentes e sua casa se apoiando nos três pilares: segurança, conforto e economia, o caminho está fácil para conseguir construir sua casa dos sonhos ou até mesmo reformar sua atual, deixando-a do jeito que sempre quis.

Precisa de ajuda tanto para conseguir um financiamento, quanto para conseguir os projetos da sua casa? Fale com um de nossos consultores!

Bruno Arouca Castro

Graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como membro da Fluxo Consultoria ocupou o cargo de Coordenador de Projetos da área de Engenharia Civil e Elétrica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *