
6 passos para tirar sua ideia do papel
Todos os dias, vários amigos me perguntam dicas para criar startups de sucesso e, todas as vezes, ao invés de dar conselhos, eu faço apenas uma pergunta:
“Você já tirou a sua ideia do papel?”
Parece óbvio, mas as pessoas quase sempre querem ganhar o prêmio antes mesmo de apostar na loteria.
E para apostar na loteria empresarial você não gasta muito, só tem que entender qual problema você quer resolver e explicá-lo de forma simples, descobrindo se seu cliente de fato tem o problema que você pretende resolver.
Mas, como sou um bom amigo, resolvi ajudar vocês a criar grandes startups de sucesso. Para isso, vamos ter que começar do começo. Vamos tirar essa ideia do papel!
Quem pode me ajudar?
Antes de estudar como tirar sua ideia do papel, é importante conhecer algumas organizações que podem te ajudar com as etapas de criação de um negócio.
Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, que objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país
CDL
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é uma associação de lojistas, criado no Brasil para defender e prover serviços aos seus representantes de classe.
Start-Up Brasil
Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do governo federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com gestão da Softex e em parceria com aceleradoras, para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica – as startups.
Como tirar sua ideia do papel?
Abaixo, especialmente para você estão os 6 passos para tirar sua ideia do papel de uma vez por todas!
Crie compromisso com outras pessoas
Quando você se compromete com alguém você tende a realizar a atividade que prometeu, porque quer manter sua palavra e evitar situações desagradáveis.
Por isso, as vezes é bom compartilhar suas ideias, pedir para alguém te cobrar ou ainda prometer uma entrega.
Você pode até atrasar, mas as chances de você executar são muito maiores.
Não procrastine
Mais fácil falar do que fazer, não é?
Mesmo assim, se você colocar um lembrete mental para que não procrastine, você tende a diminuir a incidência dos adiamentos das atividades.
Pode ainda, se o caso for mais sério, colocar post-its pela casa e local de trabalho te alertando para que não procrastine.
Como a empresa de artigos esportivos, Nike, fala “Just Do It!”
“Queime as pontes”
Existe a história de um exército que ia pra uma guerra em um pedaço de terra que era ligado por uma ponte. Ao atravessar, o general desse exército queimou a ponte para que os soldados não tivessem outra escolha senão lutar até o fim de suas vidas.
A dica aqui é para que você arrisque-se.
Se não der medo, não tiver pressão e não for muito importante, você provavelmente irá querer voltar para casa e desistir, como os soldados gostariam de fazer na metade da guerra. Mas por não ter volta eles foram e fizeram mais.
Erico Rocha comenta nesse vídeo um pouco sobre como ele queimou as pontes da sua vida, foi forçado a seguir em frente e conseguiu resultados incríveis colocando suas ideias em prática.
Feito é melhor do que perfeito
Entenda que para tirar sua ideia do papel ela não precisa ser perfeita, mas sim feita. Ela deve estar construída e funcional.
Talvez ela não seja a mais bem feita possível, mas deve ser um MVP (Produto Viável Mínimo) que represente o que pensa a imagina pro projeto.
Planeje seu tempo
Se você está sem tempo para construir a sua ideia, está na hora de se organizar melhor.
Existem muitas ferramentas que uso no dia a dia para me ajudar a ter mais
noção das atividades que estou executando.
O Trello é uma dessas ferramentas que me ajuda muito no dia a dia.
Coloco todas as minhas atividades em um quadro e vou passando a medida que executo.
Mas para não me distrair, uso a técnica do Pomodoro.
Trabalho 25min direto, descanso 5min e repito novamente.
Assim, posso criar as minhas ideias sem distração e também trabalhar mais dinamicamente.
Tenha um propósito claro (e não é dinheiro)
Entenda por que você quer que essa ideia dê certo.
Seja para ajudar as pessoas, melhorar a educação do país ou preservar o meio ambiente.
Você pode até perder dinheiro com isso, mas vai estar realizando algo além de você.
Por que seguir esses passos?
Muitas vezes você pode até ter a coragem para tirar sua ideia do papel, mas vai querer que ela dê certo, não?
Então, os passos que falei aqui não são apenas para que ponha a mão na massa, mas também que consiga resultados incríveis com isso. Se liga abaixo que vou te contar quais resultados são esses.
Criar uma rotina
Se você conseguir controlar suas atividades e trabalhar sem procrastinar, vai poder criar uma rotina, o que vai deixar seu trabalho mais fluido e menos pesado.
Ter mais responsabilidade
Ao se compromissar com outras pessoas e instituições você vira responsável não mais pela sua ideia, mas por um projeto. Torna-se um exercício de honra e consciência.
Progredir sempre
Quando temos uma ideia, colocamos muita energia no início dela. As dicas aqui são para tirar sua ideia do papel e trabalhar nela constantemente, só assim, progredindo sempre, é que vai conseguir colocar melhorias em prática e entregar algo de qualidade para o consumidor final.
Tirei minha ideia do papel, e agora?
Agora que você já tirou sua ideia do papel, é importante crescer de forma saudável. Controle seus processos, identifique os pontos de melhoria e monte os planos de ação.
—————–
Se liga!
Tô construindo muitos conteúdos legais esses dias, siga as nossas redes sociais – Facebook e no Instagram – e não perde nada!