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Planejamento Estratégico Empresarial: TUDO Que Você Precisa Saber Para Montar O Seu

Planejamento Estratégico Empresarial: TUDO que você precisa saber para montar o seu

  • novembro 13, 2020
  • Fluxo Consultoria
  • Empreendedorismo e Startups, Gestão Empresarial
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Independente do porte ou da área de atuação do seu negócio, a melhor maneira de se alcançar objetivos, bater metas e vencer desafios é realizando um bom planejamento para lidar com eles.

Por isso, nós que integramos a Fluxo Consultoria, resolvemos elencar essa série de informações a respeito desse recurso conhecido como Planejamento Estratégico Empresarial.

Para começar, é interessante saber um pouco mais sobre o que se trata.

O que é o Planejamento Estratégico?

Um planejamento estratégico empresarial é basicamente uma metodologia para estabelecer metas, objetivos, definir e levantar recursos, identificar as ações necessárias e servir como base para as tomadas de decisão.

Essa poderosa ferramenta de gestão consiste no planejamento, que é justamente uma metodologia a ser utilizada, e a estratégia para atingir os objetivos traçados, a parte mais ligada à criatividade análise e decisão.

Os principais objetivos do planejamento estratégico empresarial são:

  • Traçar os rumos da empresa por meio de planos de ação;
  • Definir os objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • Maximizar o potencial produtivo da organização;
  • Embasar e agilizar as tomadas de decisão;
  • Aumentar a produtividade dos colaboradores levando em consideração os recursos disponíveis;
  • Fornecer uma orientação aos negócios;
  • Facilitar a adaptação da organização às tendências e mudanças mercadológicas;
  • Otimizar processos e recursos;
  • Prever eventuais desafios e/ou problemas que possam surgir;
  • Ajudar a gerenciar riscos por meio da elaboração de planos emergenciais;

Como fazer um bom Planejamento Estratégico?

Ao elaborar um planejamento estratégico, é interessante que você e seu time definam juntos as respostas para essas três perguntas:

  1. Onde a empresa está agora?
  2. Onde a empresa quer chegar?
  3. Como chegará até lá?

Essas questões constituem a essência de um plano desse e elas devem ser destrinchadas ao longo do processo de elaboração.

Portanto, como passo a passo para fazer um bom planejamento, teremos:

1. Saiba onde a organização se encontra atualmente:
Definir o ponto de partida é essencial para determinar as próximas etapas e definir as metas.
Conheça seu campo de atuação, converse com seus clientes e colaboradores, veja como as suas concorrentes estão, analise o mercado como um todo e esteja ciente da sua posição dentro dele.

2. Defina a missão, a visão e os valores da empresa:
Antes de definir as metas da empresa, é necessário definir a identidade organizacional e posicionamento da mesma no mercado.

A melhor maneira de fazer isso é definindo o tripé missão (razão de existir ou o propósito), visão (lugar que pretende ocupar futuramente) e valores (princípios ou pilares que regem a organização e seus colaboradores).

Por fim, não esqueça de dar o exemplo e certificar-se de que todos da empresa estão de acordo com esses aspectos.

3. Estabeleça onde quer chegar:
Nesse passo, você deve estabelecer as metas e os objetivos a serem atingidos para que a instituição alcance o lugar definido na visão.

Ao fazer isso, lembre-se que metas devem ocorrer em curto prazo, ou seja, são ações menores ou menos complexas a serem feitas para que se atinja um objetivo.

Os objetivos, por sua vez, são as realizações maiores. Nessa etapa você também deve definir quem será responsável pelos processos, quem participará deles e qual o papel a ser desempenhado por cada um dos envolvidos.


E tenha em mente que os objetivos devem ser, ao mesmo tempo, realistas, desafiadores e quantificáveis.

Uma boa maneira de cumprir esses requisitos é utilizando a metodologia de Metas S.M.A.R.T.

  1. Faça o diagnóstico de sua empresa:

Conheça cada área da organização, identificando os pontos fortes e os pontos a serem melhorados.

Analise o ambiente interno, liste quais os recursos que serão necessários para alcançar suas metas e objetivos e garanta que os mesmos estejam disponíveis.

  1. Conheça o mercado:

Ter conhecimento a respeito do mercado externo é bastante importante principalmente para aumentar a possibilidade de enxergar as oportunidades e as ameaças para a organização.


Antecipando-se nesse quesito, você tende a estar preparado para aproveitar melhor as chances positivas disponíveis e lidar da melhor maneira possível com as adversidades.

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A ferramenta mais indicada para isso é a Análise S.W.O.T, que consiste em listar as forças e as fraquezas, bem como as oportunidades e as ameaças à empresa.

  1. Conheça o perfil do seu público-alvo:

Sendo o planejamento estratégico uma ferramenta tão importante para a gestão da organização, os clientes ou consumidores finais não poderiam ficar de fora. Nesse aspecto, o principal objetivo é, geralmente, aproximar esses clientes do momento de decisão de compra e gerar fidelização.

Para isso, é importante conhecê-los melhor, obter informações, saber quais são suas características comportamentais, demográficas, geográficas e psicográficas para poder gerar as melhores estratégias de marketing.

Além disso, saiba a opinião do cliente sobre os seus produtos ou serviços ofertados, esteja ciente de quem são eles, onde encontrá-los, quais são as necessidades deles que você pode sanar e o quanto estão dispostos a pagar por isso.

  1. Defina as estratégias:

Para Michael Porter, existe apenas três tipos de estratégias básicas, são elas:

  • Diferenciação: a empresa aposta em se destacar por meio da qualidade oferecida pelo seu produto ou serviço;
  • Foco: a organização busca conquistar um segmento específico;
  • Liderança pelo baixo custo: destaca-se pelo preço mais competitivo.

Levando em consideração o que foi feito nos passos anteriores, escolha qual a estratégia que mais se adequa à sua realidade.

8. Escolha os indicadores chave:
Os indicadores servem para medir o progresso do plano, mas de nada adianta se não forem os indicadores corretos e, para saber quais são os indicadores ideais, leve em consideração o objetivo final do seu plano.

9. Desenvolva e execute um plano de ação:
Seguidos todos os passos acima, chegou a hora de pensar no que deve ser feito, de fato, para que as metas e objetivos sejam cumpridos.

Para isso, existe uma ferramenta conhecida como 5W2H que pode ser bastante útil, uma vez que ela busca responder perguntas essenciais a respeito de ações a serem executadas.

Ou seja, com ela você terá ainda mais clareza sobre o que deve ser feito.

Após isso, execute o plano!

  1. Cheque os resultados:

Periodicamente é muito importante que você cheque como as coisas estão indo, quais mudanças ocorreram e revise as prioridades de cada setor.

Caso isso não seja feito, pode ser que a empresa fuja do seu rumo ideal.

E se, ao fazer isso, você encontrar alguma irregularidade, faça as intervenções necessárias para resolver o problema.

Conclusão

Após essa leitura, esperamos que tenha ficado clara a importância de possuir um bom planejamento estratégico empresarial para o seu negócio.
Outro ponto importantíssimo é que todo esse processo deve ser participativo!

Para manter uma cultura organizacional sólida é necessário que todos possuam confiança na estratégia da empresa.

Além disso, conscientizar os funcionários a respeito dos objetivos, metas e planos da empresa é fator fundamental para o engajamento dos mesmos.

Por isso, indicamos imersões, brainstormings, formulários de opinião e tudo mais que possa valorizar a opinião e o conhecimento dos colaboradores nesse processo.

Garanta que todos estejam por dentro da cultura, agindo de acordo com a missão, a visão e os valores da organização, trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

Afinal, o sucesso de um planejamento estratégico empresarial depende totalmente do comprometimento do time que o executa.

Caso precise de ajuda para elaborar um planejamento como esse, entre em contato conosco!

Ficaremos muito felizes em poder ajudar!

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