
3 Formas de Planejar o Espaço do seu Negócio
O cenário atual da economia brasileira não tem sido dos mais favoráveis. Em 2017, o índice de desemprego atingiu 14 milhões de pessoas. Devido à crise, o empreendedorismo voltou a crescer por necessidade, o que gerou um aumento de 20% na quantidade de novas empresas sendo abertas. Uma grande dificuldade que muitos destes novos empreendedores enfrentam é o de determinar o espaço do seu negócio.
Muitas vezes, um lugar bem localizado, grande e atrativo vem acompanhado de um preço elevado. Achar esse limiar entre um lugar bom e um preço em conta é um dos desafios que enfrentarão.
Nesse contexto em que microempreendedores precisam usar e abusar de sua criatividade para superar o cenário de crise, trouxemos 3 formas de planejar o espaço do seu negócio sem gastar muito com isso. Mesmo em um espaço pequeno é possível trazer um ambiente atrativo aos seus clientes!
1. Torne o espaço do seu negócio agradável
Seja para seus clientes, funcionários ou até você mesmo, um ambiente de trabalho confortável é essencial para aqueles que o frequentarão. No mundo de hoje, onde tudo pode ser feito pela internet no conforto de casa, o desafio das empresas físicas é conseguir trazer um ambiente agradável. Isso faz com que as pessoas que passam por ali sintam-se bem e permaneçam mais tempo.
Um ambiente muito apertado, com pouco espaço de circulação pode se tornar claustrofóbico e desconfortável. Organize o espaço do seu negócio de modo a deixar sempre livre as passagens. Procure deixar cerca de 50% do lugar vazio.
Outra abordagem que é cada vez mais utilizada hoje em dia é a escolha de cores claras para paredes. É claro que a identidade visual da sua marca não só pode, como deve, ser levada em conta. Porém o uso de tons claros, além de dar mais amplitude e fazer com que as áreas parecerem maiores, também passam uma sensação de leveza, o que propicia mais conforto.
2. Otimize seu espaço
Pode parecer contraditório para alguns recomendar deixar espaços vazios para circulação e, ao mesmo tempo, otimizar o espaço do seu negócio. Mas e se dissermos que podemos fazer ambos?
Hoje, em espaços pequenos, existem algumas abordagens que aumentam o ambiente. Priorizar sempre portas de correr pode te poupar algum espaço. Utilizar espelhos é também uma solução para fazer um cômodo parecer maior.
Existe também a opção de utilizar móveis embutidos e sob medida, que podem ser mais caros mas resolvem o problema. Nessa hora é bom ressaltar que o que se economiza na escolha de um espaço pequeno ao invés de um grande, permite que sejam feitas adaptações como estas e junto a um projeto de orçamento podemos economizar dinheiro!
3. Invista na iluminação
Essa terceira dica é simples porém valiosa. Uma boa iluminação pode tornar tanto o espaço do seu negócio mais confortável, quanto fazer parecê-lo maior.
Luzes amarelas podem tornar um ambiente mais aconchegante, enquanto luzes brancas podem aumentar a sensação de luminosidade e diminuir a fadiga, recomendadas para escritórios e ambientes de trabalho. Tendo em mente o tipo do negócio e o cliente que se pretende atingir, é possível escolher a lâmpada que melhor se adapta. Uma boa aposta é investir em um projeto de luminotécnica.
Para aqueles que procuram reduzir seus gastos, a luz natural também é uma opção. Esta possui uma estética mais agradável, proporcionando bem estar e economia na energia elétrica. Para fazermos bom proveito da mesma, é preciso analisar a locação do imóvel e estudar as posições onde o Sol nasce e se põe.
Planejamento é essencial
Para as três sugestões apresentadas, é válido destacar que é necessário fazer um planejamento. É muito difícil trabalhar em cima de uma elaboração de layout, otimização do espaço e disposição de iluminação sem entender o espaço do seu negócio primeiro. Sugere-se que as três opções sejam trabalhadas juntas, para que o resultado seja satisfatório.
É preciso haver um estudo prévio na hora de escolher o lugar, principalmente para saber se as alterações são viáveis. Investir no planejamento antes das adaptações serem feitas a curto prazo pode até ser mais caro, mas ao longo do tempo, esse valor acaba se compensando.
Plantas arquitetônicas muitas vezes são a solução para que se consiga entender com mais facilidade e estudar o espaço disponível. Com elas podemos mapear bem áreas de circulação, posição de janelas e para separação do espaço. Porém em muitos casos estas por si só são muito técnicas e complicadas de se entender.
Uma solução que cada vez mais as empresas vem tomando é a de utilizar de visualizações 3D para definir melhor o layout do estabelecimento, junto às plantas arquitetônicas. Dessa forma, é possível perceber se o resultado final se adequa às expectativas e necessidades da pessoa, o que evita desperdício de dinheiro, material e tempo. É essencial, hoje em dia, antecipar resultados para que não seja necessário replanejar toda a reforma durante, ou até após, a obra.