skip to Main Content

Planta Humanizada Ideal: entenda como a Fluxo pode te ajudar!

Pessoa criando uma planta humanizada

Você sabia que existe uma forma de deixar o seu projeto arquitetônico o mais humano e visual possível?

Nem sempre os projetos relacionados a arquitetura são tão geométricos como aparentam, por isto exige a planta humanizada!

Neste conteúdo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre ela. Está curioso? Continue lendo. (:

Afinal, o que é uma planta humanizada?

A palavra humanizar, de acordo com o dicionário, quer dizer “tornar humano” ou “tornar afável”, isso significa que algo pode se tornar mais real, e esse é o papel de uma planta humanizada, tornar o seu projeto mais real.

É utilizado diversos elementos e cores de acordo com o estipulado no projeto, tudo para trazer uma visão mais realista e próxima da entrega final.

Planta baixa vs Planta humanizada

Os dois termos andam lado a lado, mas possem as suas particularidades, mesmo a planta humanizada sendo uma planta baixa.

A planta baixa traz a representação da estrutura da construção como paredes e layouts.

Já na planta humanizada, alguns elementos se destacam de uma forma diferente. Para criar uma planta humanizada, é necessário prestar atenção em alguns pontos:

  • Cores;
  • Mobiliário;
  • Acessórios;
  • Texturas;
  • Luz;
  • Paisagismo;
  • Representação humana;
  • Escala.

Tudo isto deve ser feito com o intuito de proporcionar mais clareza para o projeto, já que os clientes geralmente ficam confusos com a visualização de uma planta totalmente técnica.

A importância de fazer uma planta humanizada

Uma planta humanizada, traz diversos benefícios não só para o arquiteto, quanto também para o cliente. Seja ele um projeto pequeno, grande, pessoal, empresarial, entre outros…

Fazer uma planta humanizada fortalece o catálogo de vendas, mesmo o projeto esteja na fase inicial ainda, superando todas as expectativas que existem neste trabalho.

Criar uma planta humanizada está sendo um dos diferenciais do mercado, há profissionais que trabalham apenas com isto, projetando ambientes de acordo com o briefing.

Benefícios de uma planta humanizada

Os principais benefícios na criação de uma planta humanizada, são

  • Permite visualizar o layout de uma forma mais clara;
  • Ajuda pessoas leigas a compreender melhor o projeto;
  • Facilita na interpretação do tamanho do ambiente;
  • Sugere adequação no mobiliário e na iluminação;
  • Cria uma noção real sobre a função dos espaços;
  • Fideliza a descrição dos detalhes.

Um exemplo prático, é quando a planta humanizada é usada para um loteamento. Ela poderá demonstrar a funcionalidade das calçadas, da vegetação, dos córregos, dos rios, da portaria entre outras…

05 Programas para criar uma planta humanizada

Existem diversas ferramentas e programas que podem te ajudar com isto, algumas com finalidades propriamente para isto e outras que não, mas que também servem como facilitadoras desse processo.

#01. Corel Draw

O Corel Draw é um programa bastante utilizado por designers, ele é focado na realização de desenhos 2D. Na arquitetura ele é utilizado para fazer projetos através da ilustração e plantas humanizadas.

Neste software é possível desenhar a planta do zero ou importar uma imagem da sua planta da galeria e desenhar por cima, ou aprimorá-la.

Banner4

#02. AutoCad

O AutoCad é muito conhecido e possui diversas funcionalidades interessantes, como as suas ferramentas em 3D que profissionalizam ainda mais o projeto, e ferramentas em 2D mais reforçadas.

Existe uma infinidade de blocos de fácil acesso que vão auxiliar na criação de layouts mais completos e profissionais.

#03. SketchUp

O SketchUp é um modelador 3D desenvolvido pela At Last Software e que posteriormente, foi comprado pela Google, e agora pertence a Trimble Navigation.

Este software funciona de uma forma mais intuito do que os demais. Possui ferramentas muito claras, bem definidas e desenvolvidas para fazer uma modelagem 3D completa.

#04. Lumion

O Lumion não é um programa criado diretamente para a realização de projetos, e sim, de renderização. Em primeira instância, o programa foi feito para jogos em RPG, mas caiu como uma luva para renderizar imagens importadas. 

Renderizar algo, torna ela mais realista, e como estamos falando de uma planta humanizada, este programa é uma ótima opção para tornar tudo mais visível.

#05. Photoshop

O Photoshop é muito parecido com o CorelDraw, ele é um programa bastante utilizado para a manipulação de imagens, e com isto pode tornar a sua planta ainda mais humanizada.

Lembrando, que ele não tem o foco principal na criação disto, como o SketchUp, mas devido as suas inúmeras ferramentas e funcionalidades extremamente gratificantes, ele se torna um ótimo aliado para os seus projetos.

Qual o melhor programa para fazer uma planta humanizada?

A resposta é, depende.

Sim, cada programa possui as suas particularidades e a sua execução acontece de formas diferentes. Então, é necessário que você saiba a sua forma de trabalhar e quais pontos você deseja focar na sua planta.

Normalmente, os programas mais utilizados para fazer plantas humanizadas são o SketchUp e o AutoCad, mas caso você queira impactar visualmente e na capacidade gráfica, o Photoshop e o Corel são as melhores opções.

Como criar uma planta humanizada?

Fazer uma planta humanizada exige na criação de um processo, um cronograma que siga os passos abaixo, sendo indispensáveis. Antes de tudo, tenha o seu projeto feito, sabendo das necessidades e quais programas você utilizará para aprimorá-lo, ok?

  1. Usar blocos de qualidade;
  2. Checar se os blocos estão na escala correta;
  3. Prestar muita atenção nos detalhes;
  4. Sempre otimizar a iluminação e as sombras do seu projeto (elas são extremamente responsáveis para garantir o realismo);
  5. Escolher uma paleta de cores que condiz com o projeto;
  6. Aplicar texturas;
  7. Usar hachuras sólidas para preencher partes do seu projeto, como paredes ou lugares vazios.

Conclusão

Uau, parece que você já sabe tudo sobre planta humanizada, não é mesmo? São muitos detalhes, e conhecer sobre os materiais e técnicas para a realização dela, é primordial.

Isso tudo é muito importante, pois reduz a quantidade de revisões que o projeto passará pelo cliente. A planta humanizada é uma excelente escolha para a atração de clientes e entregas satisfatórias.

Está pronto para investir nela? Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais.

Até o próximo conteúdo.

Prototipagem 3D: o que é, como funciona e será que vale realmente a pena investir?
Desenvolvimento de máquina e a sua aplicação: Conheça a importância de um protótipo

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.