skip to Main Content

Por que a concepção é uma etapa chave na hora de desenvolver um aplicativo?

A criação de um aplicativo é um processo tão complexo que necessita de um mapeamento minucioso dos procedimentos inclusos. Apesar de todas as etapas desempenharem papéis importantes e integrados entre si, uma delas chama atenção por se configurar como a base para o desenvolvimento de um app: a concepção

A atenção e detalhamento nesta fase podem mudar, literalmente, todo resultado do projeto.

Isso porque a concepção é o período de auxílio no desenvolvimento da ideia do produto que o cliente almeja. Em palavras comuns, é a etapa que define a compreensão de qual problema o aplicativo irá solucionar, quem serão os usuários e como ele irá agregar valor ao negócio, ou seja, mapear o objetivo claro do aplicativo e a ideia que vai movê-lo. Durante a concepção, quanto mais informações os desenvolvedores obtiverem sobre essa ideia, problema ou intuito, mais clara ficará a finalidade do aplicativo e como ele era integrado no mercado. 
No mundo digital, estamos buscando, cada vez mais, por facilidades e soluções. É nessa busca pela desburocratização de processos que entra a importância da concepção bem feita, um recolhimento de informações transformado em uma ideia que resolve problemas, são as peças chaves para um aplicativo de sucesso.

Passada a concepção, entram em cena as outras etapas de desenvolvimento do projeto:

Banner6
Banner5
Banner3

Estruturação: Após formalizar as ideias e objetivos, entramos na fase de estruturação e funcionalidade, ligada ao software. Assim, os idealistas e desenvolvedores alinham quais as funcionalidades do produto e quais tecnologias serão utilizadas, assim como os requisitos não funcionais, como segurança, design, continuidade, etc.

Planejamento: Essa etapa se preocupa então em pensar nas estratégias para o desenvolvimento. Considerando os resultados das etapas anteriores, é no planejamento em que é realizada as estimativas iniciais de esforço, tempo e custos, essenciais para obter a noção do tamanho do projeto e buscar investidores. 

Resultado final: Com as métricas, estratégicas e ideias definidas, o resultado final é a etapa em que uma visão clara do produto e de como ele será construído já está feita, o que permite começar o desenvolvimento do software de forma direcionada e específica. 

Finalizadas as etapas, é necessário também guardar em arquivos todos os relatórios advindos das diferentes fases para preservar os intuitos dos projetos e facilitar procedimentos futuros. Com as fases organizadas e destrinchadas, fica muito mais viável a visualização do produto e sua geração de resultados. 

Precisa de ajuda?

Organização é a chave do processo, e em tudo isso a Fluxo pode te ajudar! 

Quer saber mais? Clica aqui e fala com a gente!

Mapeamento e otimização de processos: dois atos que irão impulsionar os resultados da sua empresa
Conheça os 4 tipos de análise de dados e saiba qual o melhor para o seu negócio

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.