Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Por que um planejamento estratégico é útil para 2023?

Por que um planejamento estratégico é útil para 2023?

Depois de uma pandemia avassaladora, o ano de 2022 começou cheio de incertezas. O carnaval precisou ser cancelado, mas a vida normal foi voltando aos poucos e com muita cautela. Para 2023, a expectativa é bem diferente. O ano já deve começar a todo vapor e, por isso, um planejamento estratégico pode te ajudar a desenvolver o crescimento da sua empresa, estruturar metas e objetivos, e organizar os processos, a fim de permitir mais diferenciais competitivos para a empresa.

Mas qual o objetivo do planejamento?

Sem que haja qualquer limite de tamanho ou nicho de mercado, o planejamento estratégico é necessário para todas as empresas que desejam crescer ou se manter num patamar de sucesso. 

Ele é responsável por guiar as empresas durante o período determinado, e tem como objetivo definir as metas desejadas e o plano de ação adequado, para que seja possível alcançar os objetivos da forma mais eficiente possível.

A gente sabe que a vontade de expandir, desenvolver e lucrar mais está presente em todas as empresas, mas, muitas vezes, o objetivo da empresa não está definido. Qual a meta de crescimento? Qual o objetivo de desenvolvimento? Quanto se deseja lucrar? 

Nesse sentido, a não definição dos objetivos e metas impede a elaboração e visualização de um caminho possível para atingir os resultados. E como atingir resultados de forma eficaz, sem traçar esse plano de ação?

Isso é realmente útil?

Ao conhecer e mapear os diferenciais, fraquezas e melhorias potenciais da sua empresa, você consegue estabelecer os principais pontos a serem trabalhados e também os pontos que devem ser valorizados para a expansão do seu negócio. 

Além de útil, o planejamento funciona como um norteador da empresa como um todo, guiando o caminho que deve ser trilhado e propondo as metas que devem ser alcançadas, baseadas na estratégia adotada.

Quais os pontos mais importantes e como fazer?

De início, é necessário passar pela etapa que chamamos de diagnóstico, nela deve-se analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, para que seja identificado o contexto em que a empresa está inserida, bem como as questões que envolvam a sazonalidade dos produtos, ou outros impactos econômicos.

Depois disso, é importante elencar a identidade organizacional da empresa, ou seja, entender qual missão e valores que vão guiar a empresa na conquista dos resultados. 

Com isso, podemos estabelecer as metas e todo o plano de ação para o alcance dos objetivos estabelecidos, para isso é necessário sempre trabalhar com a realidade, mas não deixar de propor desafios para o time, bem como destrinchar bem quais ações irão viabilizar o processo.

Por fim, mas com extrema importância, o acompanhamento e análise da evolução da empresa deve ser definida, por meio de indicadores de sucesso e métricas, que servem para averiguar se as estratégias estão surtindo efeito ou se outro caminho deve ser adotado.

Quem deve elaborar o planejamento estratégico?

Um erro muito comum no desenvolvimento do planejamento estratégico de uma empresa é o fato dele ser elaborado apenas pelos líderes, sem levar em consideração a opinião da equipe. 

O planejamento deve ter um perfeito equilíbrio entre as questões destacadas pelos líderes, e os aspectos sugeridos pelo time, para que seja feito um planejamento realista, arrojado e possível de ser executado.

E como a Fluxo pode me ajudar?

Com uma vasta experiência no mercado, podemos te ajudar em analisar o ambiente interno e externo, definindo ferramentas de gestão estratégica, como matrizes de SWOT (análise de diagnóstico) e BCG (gerenciamento de portfólio), que possibilita traçar objetivos e indicadores estratégicos que refletem a real ambição da sua empresa. 

Dessa forma, a Fluxo permite a capacitação dos gestores em como seguir um mapa estratégico para a tomada de decisão mais inteligente.

Ficou com alguma dúvida? Fala com a gente clicando aqui!

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.