skip to Main Content
Empresa Trabalhando Com Preservaçao Do Meio Ambiente

A sua empresa ajuda com a Preservação do Meio Ambiente?

No cenário mundial atual muito se fala sobre a responsabilidade das empresas em relação à degradação ambiental, prezando a preservação do meio ambiente, visto que as mesmas são as principais causadoras de impactos negativos, capazes de causar danos irreversíveis ao planeta terra.

Dessa forma, um grande apelo surgiu para que grandes corporações mudassem suas políticas e diminuíssem ao máximo os danos causados por elas, a partir de uma ideologia Eco Friendly

Entretanto, muitas empresas ainda não adotaram medidas ecológicas e continuam a agir de forma irresponsável perante o meio ambiente, o que prejudica significativamente o local onde está inserida e até mesmo a imagem perante o público que detém.

Por essa razão, muitos empresários reconhecem a importância de adotar ações as quais minimizem significativamente os danos causados, mas não sabem como fazer ou fazem de forma errada e insuficiente. 

É aí que surge a dúvida: A sua empresa ajuda com a preservação do meio ambiente?

Para responder a essa questão, é fundamental primeiramente entender o que é a preservação ambiental e a sua importância em tempos atuais

O que é preservação ambiental?

Diferentemente da conservação ambiental (ideologia que sugere o uso dos recursos naturais de forma racional, promovendo o desenvolvimento sustentável), a preservação ambiental visa a proteção da natureza sem considerar questões econômicas e de uso.

Sendo assim, a preservação ambiental tem um único objetivo: Proteger o meio ambiente das ações humanas, recuperando a qualidade ambiental favorável a todas as variedades existentes de vida, cada qual com sua respectiva função e importância em um ecossistema.

Para atingir esse objetivo é necessário adotar medidas ecologicamente corretas, capazes de reduzir e até mesmo anular os processos de poluição, desgaste, desmatamento, etc.

E qual a importância de preservar o meio ambiente?

A preservação ambiental é de extrema importância para:

  • O equilíbrio dos ecossistemas
  • A manutenção da vida (fauna e flora)
  • O funcionamento adequado das relações ecológicas e sociais  
  • Reduzir a destruição da camada de ozônio e as consequências do efeito estufa
  • Manter os recursos naturais abundantes
  • Evitar mudanças climáticas drásticas e desastres naturais
  • Diminuir a incidência de doenças causadas por problemas ambientais, tais como: Problemas respiratórios, cardíacos, pulmonares e até mesmo o câncer.

É fundamental entender também a importância de manter um planeta habitável para as próximas gerações, evitando extinções em massa e o esgotamento de recursos naturais essenciais para a vida, tal como a água e o oxigênio.

Além de toda a importância ambiental e ecológica existente em preservar o meio ambiente, há também vantagens comerciais significativas para a sua empresa, tais como:

  • Ganho de público e validação social: Com a adoção de medidas ecológicas, um novo público é conquistado e a sua empresa passa a ser validada socialmente por novos nichos populacionais, os quais prezam e priorizam a preservação ambiental, levando isso como um estilo de vida.
  • Aumento de autoridade: Empresas as quais levantam e respeitam causas importantes sempre são vistas de melhor forma no mercado em que está inserida.
  • Redução de custos: Investimentos financeiros iniciais para as mudanças de medidas são feitos, mas logo após são compensados pelo custo-benefício, visto que os gastos são reduzidos pelo reaproveitamento de recursos naturais e matéria-prima durante o processo produtivo.
  • Equipe mais engajada e unida: Isso ocorre pois a equipe passa a trabalhar de forma conjunta,  tendo o mesmo objetivo e visualizando um propósito maior.

Agora que você entende o que é, qual a importância e como a preservação ambiental pode ser vantajosa para o seu negócio, já é capaz de discernir e reconhecer a contribuição da sua empresa para a natureza. 

Para isso, é importante analisar alguns pontos e se perguntar se eles fazem parte do  funcionamento produtivo do seu negócio.

  • A sua empresa usa uma fonte de energia esgotável?
  • A empresa emite constantemente gases poluentes na atmosfera?
  • A empresa faz  uma dispensa inadequada de  resíduos sólidos (lixo) e produtos  químicos?
  • A sua empresa usa materiais de difícil  decomposição como matéria-prima das principais produções?
  • A sua empresa incentiva a compra consumista e desenfreada?
  • A sua  empresa produz mais embalagens do que as realmente necessárias? 
  • A sua empresa usa muita água  e energia nos processos de produção? 

Se a resposta for sim para alguma das perguntas acima, a sua empresa não ajuda com a preservação do meio ambiente. É hora de reavaliar os seus processos e adequá-los, tornando-os sustentáveis.

Mas, como e por onde começar essas mudanças?

Para te ajudar a corrigir essas inadequações e dar o pontapé inicial para tornar a sua  empresa uma coadjuvante da preservação ambiental, preparamos uma lista com algumas medidas capazes disso:

#01. Diminua o uso de água no processo produtivo

A água é um recurso fundamental para a vida terrestre na totalidade e é amplamente utilizado nos mais diversos tipos de processos produtivos.

Muito se fala sobre a escassez desse elemento no futuro, e a preocupação é condizente com os desperdícios diários. 

Por isso, reduzir o uso demasiado desse recurso é tão importante, pois a produção é menor que o uso e esse sistema tende a promover um desequilíbrio.

Uma das medidas mais benéficas e funcionais para esse problema é o aproveitamento pluvial, onde a água da chuva é reutilizada nos processos de produção de forma efetiva e suficiente.

#02. Use materiais recicláveis e biodegradáveis

Para compor produtos e embalagens é muito importante escolher materiais biocompatíveis, os quais não irão permanecer nos solos, rios e mares por várias décadas.

Por isso, invista sempre em embalagens recicláveis e biodegradáveis, evitando principalmente o uso de plástico em suas produções, pois ele é o principal vilão dentre os materiais disponíveis e demora em torno de 500 anos para se decompor.

#03. Invista em produção própria de energia sustentável

As fontes inesgotáveis de energia são ótimas opções para quem deseja usar um recurso natural como fonte energética sem comprometer a disposição desse mesmo recurso no meio ambiente. 

A energia solar, por exemplo, é uma ótima opção para o nosso país e permite produção própria e exacerbada.

#04. Adquira equipamentos de controle de poluição do ar

Filtros já são amplamente utilizados por empresas que desejam reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Portanto, se o seu ramo envolve essa prática é muito importante investir nesse tipo de equipamento para reduzir a poluição atmosférica e desacelerar o processo do efeito estufa.

#05. Economize energia

A energia é de extrema importância para todos os processos existentes dentro de uma empresa, mas, é possível diminuir o consumo das mesmas com medidas simples e  eficazes

#06. Descarte correto e adequado dos resíduos sólidos e químicos

O lixo segue sendo um dos principais problemas ambientais, e a dispensação inadequada do mesmo aumenta essa problemática.

Por isso, faça o despejo adequado e correto, respeitando as condições dos solos e ciclos fluviais, evitando assim a contaminação dos mesmos. 

Conclusão

Agora que você já reconhece a necessidade de ter uma empresa que preza pela preservação ambiental e sabe como fazer isso, basta adotar a sustentabilidade como um modo de vida e atribuir isso às atitudes e medidas do seu negócio, independente do porte do mesmo. 

Afinal, como diz um provérbio indígena: “Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro.”

Faça a sua parte e contribua para manter viva a sua casa principal: a terra.

Se precisar de ajuda profissional para projetar adequações ecológicas na sua empresa, basta clicar aqui e contatar um de nossos colaboradores. Contamos com uma equipe altamente especializada e competente, capaz de reajustar e promover a sustentabilidade no seu negócio através da engenharia 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *