Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Veja 10 Programas de Arquitetura inteiramente gratuitos!

Veja 10 Programas de Arquitetura inteiramente gratuitos!

A tecnologia e o design 3D felizmente vem facilitando cada vez mais a vida de engenheiros e arquitetos na criação de projetos, onde antes eram feitos à mão em papel e levava muitos dias para finalizar, mas agora com o auxílio de softwares tornou esse trabalho mais produtivo, já que pode ser feito de forma rápida, mais elaborada e segura de não perder o projeto.

Esses programas de arquitetura possuem diversas ferramentas para desenhar plantas de edificações, bem como permitem reproduzir várias decorações e proporcionam fazer tours simulados do projeto, sob opções de visualizar as projeções em 2D ou 3D. 

Com tantas funcionalidades que esses softwares apresentam, arquitetos ou engenheiros podem usar livremente de sua criatividade e elaborar diferentes opções para um mesmo projeto a fim de apresentá-lo ao cliente e conquistá-lo. 

Para isso, é preciso conhecer quais programas o mercado oferece e como eles funcionam, fato é que muitos requerem uma licença paga, mas existem programas de arquitetura excelentes que são inteiramente gratuitos e online! Que tal conferir? Veja no texto abaixo.

O que você precisa para utilizar programas de arquitetura?

Para que você possa realizar seus projetos num programa voltando para arquitetura sem se preocupar que seu computador fique muito lento ou trave, é preciso que seu hardware tenha alguns requisitos mínimos como: possuir um Sistema Operacional a partir do Windows 7, ter 4 GB de memória RAM, dispor de um processador a partir de 3 GHz e placa de vídeo com 2 GB de memória (em caso de possuir Windows), ou dispor de uma placa de vídeo a partir de 2 GB e um Mac a partir de 2010 (para sistemas operacionais do tipo Mac). 

Esses requisitos são necessários para um bom funcionamento do programa, mesmo aqueles que possuem armazenamento na nuvem. 

1- Autodesk Homestyler

Desenvolvido pela Autodesk, a empresa que também desenvolveu um dos programas de arquitetura mais conhecidos no mercado (o AutoCad), o Homestyler tem a proposta de ser acessível para qualquer pessoa com ou sem experiência em criar projetos, pois é de fácil manuseio para desenhar e decorar ambientes.

Esse programa permite começar um projeto desde o início e oferece dicas de decoração com opções de objetos da própria plataforma, sendo possível combinar mais de 40.000 tipos de produtos, cores, tamanhos e acabamentos, todos em alta resolução e com visualização básica até uma panorâmica de 360.º. 

É possível salvar seus projetos direto da Internet por meio de download e acessá-los novamente na plataforma online quando quiser. O programa também disponibiliza um site para que o usuário possa exibir e divulgar seu projeto online, onde é possível vincular o projeto às redes sociais. 

2- 3Dream

Esse programa permite criar plantas baixas e montar ambientes, dispondo de uma paleta de cores e um buscador para encontrar objetos a fim de inseri-los nos cômodos, ou seja, pode-se fazer uma decoração completa. Além de fazer uma renderização em 3D, esse software utiliza da tecnologia de video games para formar ambiente com alta qualidade fotográfica

Há duas versões do 3Dream: a gratuita, que possibilita criar 2 projetos, 10 cenas e 25 fotos, sendo liberado 10% do catálogo de imagens e elementos do próprio programa; e a versão paga, que permite o uso ilimitado. Então se você procura conhecer melhor o programa antes de fazer o investimento e comprar a licença dele, vale a pena recorrer à versão grátis.  

3- Roomle

O Roomle é um dos programas de arquitetura gratuitos mais completos do mercado, uma vez que é possível criar e modelar plantas, bem como inserir objetos e posicioná-los na interface. Embora não tenha muitas bibliotecas e objetos para decoração, esse software ganha destaque por apresentar objetividade e praticidade em realizar os projetos

Uma das vantagens desse programa é salvar o projeto e editá-lo em outro computador, com visualização em 2D ou 3D simplificado, mas se preferir renderizar em uma imagem 3D com qualidade, basta instalar um plugin específico para isso. 

4- O IKEA Home Planner 

O IKEA é considerado um dos melhores programas de arquitetura online e gratuitos, mesmo com sua interface simples oferece recursos muito detalhistas, essenciais para quem deseja analisar ambientes e calcular espaços.

Com esse programa, você pode tanto utilizar a versão online quanto a versão para baixar e instalar em seu computador. Também dispõe de um suporte para visualização em 3D, para inserção de objetos, troca de móveis e alteração de detalhes na decoração. 

5- PCon.planner

Mais um programa de arquitetura online e gratuito considerado o mais completo, que requer um certo conhecimento técnico e habilidades para desenvolver plantas baixas nessa plataforma. Dispõe de recursos para elaborar projetos completos partindo do zero, focado em modelagem 3D, com imagens de alta qualidade e elementos de uma construção, como painéis, portas, janelas, etc. 

Nesse programa é possível manipular níveis, bem como encontrar objetos pré-renderizados e criados no pCon.catalog. Uma das vantagens é poder converter os desenhos feitos em SKP (Google Sketchup) para DWG, criar animações e compartilhar seu projeto. 

A interface proporciona diferentes ângulos e perspectivas do projeto, que destaca o melhor posicionamento e dimensões de cada objeto. Além de oferecer ferramentas para criar seus próprios objetos de móveis e decoração e exportá-los para um repositório digital. 

6- Sweet Home 3D

Já esse programa é o mais popular por apresentar recursos para montar plantas do zero ou modificar modelos de projetos que já estejam cadastrados na plataforma, possibilitando também importar bibliotecas de móveis e texturas de bancos de dados online. Há dois ambientes no software: um em 2D, para realizar edições; e outro em 3D, que faz a simulação em tempo real. 

Ao entrar no site você se depara com vários tutoriais, vídeos e guias para desenvolvedores, como também exemplos de modelos em 3D e muito mais. 

7- Planoplan

O Planoplan é um programa bastante prático e intuitivo, tem sua interface organizada em ícones, abas e dispõe de um buscador de itens. 

Além de possuir um editor bidimensional que auxilia no planejamento dos ambientes e decoração dos cômodos, a opção 3D aciona a simulação de vistas tridimensionais, permitindo filmar e fotografar, bem como interagir com o ambiente a fim de melhorar a apresentação do projeto. 

8- Mooble 

O Mooble é um programa feito por desenvolvedores brasileiros para ser uma ferramenta de modelagem prática e fácil de utilizar. Nela, podem ser feitos projetos tanto em 2D quanto em 3D, e dispõe de um repositório online com várias outras plantas que você pode personalizar. 

A plataforma também disponibiliza recursos para gravar vídeos de tour, tirar fotos, calcular orçamentos, compartilhamento do projeto em redes sociais etc.

9- Space Designer 3D

Esse programa é interessante para quem deseja opiniões de outros especialistas da área de arquitetura, pois é uma plataforma que permite essa troca colaborativa entre os usuários.

Mesmo possuindo uma limitação acerca das estruturas, uma vez que as paredes são criadas apenas em formato de quadrados, consegue se destacar no visual dos ambientes gerados em 3D. 

10- Placepad 

Último, mas não menos considerado como um bom programa de arquitetura gratuito, o Placepad é muito intuitivo de usar e criar plantas baixas, basta apenas direcionar os blocos que seriam os modelos dos ambientes para área de edição e começar a mexer no sistema. 

O programa também permite importar imagens para ilustrar cada ambiente. 

Conclusão

Como vimos, existem diversos programas de arquitetura gratuitos com ferramentas e recursos que vão te auxiliar no desenvolvimento do seu projeto.

Alguns possuem pacotes Pro, que liberam outras ferramentas e funções mais complexas que são limitadas na versão gratuita. 

Dê uma olhada em cada programa e escolha aquele que você achar mais funcional para realizar seus projetos 😉 

Fluxo Consultoria

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.