Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Projeto arquitetônico: entenda o que é e para que serve

Já se perguntou como as edificações são construídas? Primeiramente, elas precisam de um projeto arquitetônico.

Na elaboração desse projeto, são definidas as principais características da construção como o número de pavimento, a espessura das paredes, a altura do pé direito, acessibilidade, entre outros.

Além disso, janelas, pisos e portas também são definidos neste projeto, já que influenciam no conforto e no desempenho da edificação.

E tudo isso precisa estar de acordo com as previsões legais.

Apesar da construção sem um projeto arquitetônico adequado ainda ser recorrente na realidade de muitas pessoas, essa é uma etapa importantíssima do processo como um todo pois, a partir dele, você pode projetar e atender às suas necessidades da melhor forma possível, evitando erros, desentendimentos e custos desnecessários.

A partir deste projeto você ainda garante que o seu imóvel estará legalizado junto à prefeitura, até mesmo para fins de comercialização no futuro. O objetivo é, portanto, otimizar todas as suas funcionalidades, gerando conforto, economia e segurança durante toda a vida útil deste imóvel.

E quais são as etapas no desenvolvimento deste processo?

1. Pré-projeto

Neste momento inicial, todas as informações necessárias são alinhadas com o cliente, levantando as demandas pré-existentes e alinhando no briefing todos os direcionamentos do mesmo. São discutidos temas como o estilo da construção, número de pavimentos, tipos de cobertura ou escadas, elementos dispensáveis, elementos indispensáveis, entre outros.

Banner1
  1. Estudos preliminares

O objetivo dessa etapa é analisar a viabilidade técnico-econômica do projeto, fazendo um balanço dos possíveis os custos com a qualidade essencial para uma boa construção. Busca evitar a interrupção da obra no futuro por algum problema técnico, que pode acabar sendo ainda mais custoso para você. Além disso, também serão definidas plantas humanizadas, perspectivas 3D, layouts, entre outros.

1. Anteprojeto

Com a aprovação do projeto preliminar, as ideias começam a tomar forma!  Todas as definições técnicas de auxílio à execução da obra são definidas e pode-se, assim, dar início ao desenvolvimento.

1. Projeto Executivo

É hora de obter a aprovação do projeto e emitir o alvará de construção! Nesta etapa, são elaborados os documentos necessários para o trâmite legal da construção, ou seja, são entregues plantas baixas, plantas de cobertura para que possa ser iniciada a obra.

1. Compatibilização

Por fim, esta etapa consiste na compatibilização de todos os projetos envolvidos na construção civil, ou seja, é a integração entre os processos de arquitetura, instalações elétricas, paisagismo, climatização, entre outros.

E o que isso tem a ver com a Fluxo?

Aqui na nossa consultoria, fazemos um projeto que segue todas as exigências e burocracias do mercado, te ajudando a evitar multas que podem chegar até R$ 6.000,00.

Além disso, a gente te auxilia a evitar todos os contratempos, fornecendo a planta arquitetônica conforme a legislação, que contará com a assinatura de profissionais experientes.

Quer saber como você pode começar o seu projeto?

Entra em contato com a gente clicando aqui!

Banners5

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.