skip to Main Content
Pessoa Vendo Projeto De Climatização Para O Negócio

Projeto de Climatização: 6 passos para fazer um para o seu negócio

Sem dúvidas, a climatização de um ambiente faz toda a diferença no conforto e bem estar oferecido por ele. 

Por isso, muitos proprietários de residências e empresas não abrem mão da disposição de dispositivos climatizadores, capazes de oferecer um conforto sensitivo muitas vezes não viável com o clima natural. 

Dessa forma, ar condicionados, aquecedores e umidificadores ganham cada vez mais espaço nos diversos tipos de construção civil, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. 

Mas, definir a disposição e o tipo de dispositivo a ser utilizado pode não ser uma tarefa tão fácil. 

Para projetos de grande porte essa dificuldade é ainda maior, tendo em vista a necessidade de uma correta distribuição dos efeitos climáticos no espaço físico ocupado. 

Visando tornar esse processo assertivo, o projeto de climatização surgiu para facilitar e planejar a instalação adequada de dispositivos de climatização. 

Para entender um pouco mais sobre ele, acompanhe os tópicos a seguir e explicaremos tudo o que você precisa saber. 

O que é Projeto de Climatização?  

O projeto de climatização consiste em mapear e dimensionar a disposição, quantidade e escolha de dispositivos contidos em um sistema de climatização. 

Dessa forma, o projeto de climatização formaliza e planeja todos os componentes e detalhes envolvidos na climatização de um ambiente, indo da escolha de dispositivos e suas respectivas instalações até passos minuciosos, visando a maximização de potencial e funcionamento dos dispositivos, para o melhor conforto térmico possível. 

Além disso, o projeto é feito com base nas normas legais vigentes, garantindo a seguridade da obra e o seguimento adequado da lei. 

Possui grande importância para empresas físicas e apresenta bons resultados em sua implementação. 

Benefícios de fazer um Projeto de Climatização 

Agora que você já sabe o que é, podemos evidenciar os principais dentre os diversos benefícios existentes em investir em um projeto de climatização para o seu negócio. 

  • Redução de custos: Com os cálculos feitos para chegar aos resultados do projeto, há o uso racional de recursos e uma consequente redução de custos. Além disso, o projeto aproveita e utiliza da disposição dos equipamentos de forma efetiva, levando o melhor custo benefício para implementação e manutenção dos sistemas de climatização. 
  • Adequação legislativa: Como já dito anteriormente, o projeto de climatização é feito com base nas normas legais existentes. Dessa forma, torna-se adequado legalmente, evitando possíveis problemas futuros de instalação. 
  • Conforto e bem-estar térmico: Estar em locais muito quentes ou muito frios, muito úmidos ou muito secos provocam desconfortos significativos e impedem até mesmo a permanência de pessoas. Por isso, o projeto de climatização objetiva o funcionamento adequado de sistemas capazes de mudar essas realidades e proporcionar o maior conforto térmico possível. 
  • Adequação aos fatores climáticos locais: Como dito no tópico anterior, a permanência de pessoas em determinadas condições climáticas torna-se inviável. Tendo em vista tais condições, é importante se atentar às características climáticas do local onde a sua empresa reside. Se for um local muito quente e seco, por exemplo, o projeto será focado em ar condicionados e umidificadores. Dessa forma, o projeto atende as necessidades existentes com base em estudo das condições locais, adequando o sistema aos fatores climáticos existentes. 
  • Facilidade de manutenção: Com o mapeamento realizado durante o projeto, é possível ter em mãos um verdadeiro guia de todas as instalações realizadas. Assim, as manutenções são facilitadas e aprimoradas, tendo em vista todas as localizações e relações formalizadas no documento. 
  • Aumento da qualidade do ar: Além das alterações existentes em relação à sensação térmica, a partir do projeto de climatização também é possível melhorar a qualidade respiratória a partir da purificação do ar. Em locais de poluição atmosférica extrema, é importante contar com purificadores efetivos. 
  • Garantia de durabilidade: O estudo prévio das condições sistemáticas possibilita maior garantia de durabilidade futura. Assim, problemas são evitados e soluções já são pensadas previamente. 
  • Redução do gasto energético: Com o uso racional de recursos e o planejamento adequado da disposição de dispositivos, além da redução de custos gerais também há a redução do gasto energético. 
  • Aumento de produtividade: O bem-estar climático gerado pelo projeto de climatização gera maior produtividade por parte dos colaboradores, além de atrair clientes. Um ambiente confortável viabiliza maiores níveis de satisfação, e consequentemente maior qualidade de trabalho. 

Com base nos benefícios listados acima, é possível perceber quão vantajoso é investir em um projeto de climatização. 

Mas afinal, como fazê-lo? É o que evidenciaremos no tópico a seguir. 

6 passos para fazer um para o seu negócio 

Para explicar esse processo de forma fácil e objetiva, separamos ele em passos os quais devem ser seguidos ordenadamente. 

  1. Diagnóstico dos fatores climáticos locais 

Antes de tudo, é fundamental entender e reconhecer as características climáticas do local em questão. 

Definir fatores como: Temperaturas, índices de umidade e poluição são fundamentais para a escolha correta de dispositivos e suas implementações. 

Essa primeira etapa direciona e viabiliza todas as outras, que serão realizadas a partir das condições diagnósticas previamente. 

Assim, será possível atender as necessidades existentes e adequar-se ao clima local. 

  1. Levantamento de informações 

Na segunda etapa, informações importantes sobre o projeto na totalidade são levantadas e definidas. 

Tais informações são a respeito da quantidade de pessoas a permanecer no local, disposição de portas e janelas, entradas de ar e calor, revestimentos térmicos, posição do sol de acordo com os horários, máquinas geradoras de calor, e tudo mais que envolve e altera diretamente as condições climáticas do local. 

A partir dessas informações é que todo o projeto será feito e pensado, por isso o detalhamento desta etapa é tão importante para o sucesso do resultado final. 

  1. Cálculo de carga 

Com as informações necessárias em mãos, é hora de calcular toda a carga térmica a ser utilizada para sustentar o sistema. 

A assertividade desse cálculo é fundamental para um correto dimensionamento dos equipamentos, o que evita problemas futuros relacionados à potência. 

Por isso, é importante que o mesmo seja feito por engenheiros os quais conhecem e entendem esses sistemas. 

  1. Seleção dos equipamentos 

Após o cálculo, é hora de selecionar os equipamentos de melhor custo benefício a serem utilizados para atender as necessidades existentes. 

Para isso, é necessário ter experiência no ramo e conhecimento dos componentes do sistema. 

  1. Dimensionamento das passagens de ar 

Na penúltima etapa, há o dimensionamento dos dutos responsáveis pela distribuição e passagem adequada do ar. 

Tal dimensionamento é fundamental para um sistema efetivo e também exige experiência e entendimento profissional para ser realizado. 

  1. Conclusão e entrega do relatório 

Por último mas não menos importante, o relatório contendo todas as informações e formalizações do projeto é entregue. 

Tal relatório será utilizado como um verdadeiro guia de instalação, facilitando o trabalho dos operadores e melhorando esse processo.

Assim, o projeto é concluído e documentado, seguindo as normas estabelecidas legalmente e atendendo as necessidades existentes. 

Conclusão 

Por fim, vale salientar a necessidade de contar com uma equipe profissional e preparada para a realização efetiva de um projeto de climatização. 

Tal necessidade existe pela dificuldade de algumas das etapas descritas acima, as quais exigem conhecimento técnico e especializado acerca do tema. 

Por isso, não hesite em contratar uma equipe experiente e competente. 

A Fluxo Consultoria conta com uma equipe de especialistas em projeto de climatização, e para falar com um deles e apresentar as necessidades no seu negócio, basta clicar aqui

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *