skip to Main Content
Possui Uma Máquina Ultrapassada? Veja Como Isso Pode Afetar O Seu Negócio!

Possui uma máquina ultrapassada? Veja como isso pode afetar o seu negócio!

 

 

Se pensarmos como o criador da Apple, Steve Jobs, que “a tecnologia move o mundo”, ter uma máquina ultrapassada no seu negócio pode tornar-se um retrocesso para sua empresa. Visto que, vivemos em um mundo onde a obsolescência é programada e que a cada minuto há novidades no âmbito tecnológico.

As máquinas já constituem partes fundamentais do nosso dia-a-dia, seja na hora de fazer um café ou de entrar em contato com as pessoas. Afinal, você consegue se ver sem o seu celular ou computador? Então, para uma empresa, as máquinas representam algo ainda maior, já que é a partir delas que o processo de fabricação do seu produto é realizado.

Além disso, é importante ter sempre em mente que essa redução gradativa da vida útil do equipamento não envolve apenas elementos tecnológicos. Os componentes mecânicos também passam pelo mesmo processo. Isso ocorre porque esse tipo de componente trabalha com ação de forças, sejam térmicas ou de contato, que geram desgaste. Dessa forma, é importante evitar que o equipamento que faz sua empresa andar se torne uma máquina ultrapassada.

Nesse contexto, é importante conhecer os problemas que uma máquina ultrapassada pode gerar, como os que estão listados abaixo:

1. Aumento de Custo

Uma máquina ultrapassada pode gerar diversos danos. Como já mencionado, os equipamentos mecânicos estão sujeitos ao desgaste, logo ter um plano de manutenção é fundamental. Uma máquina ultrapassada tende a necessitar ainda mais desse tipo de processo. Dessa forma, um dano que ela gera para a empresa é o aumento nos custos, já que ocorreria um aumento de gastos com manutenção.

Caso a empresa não se preocupe em realizar as manutenções adequadas, o custo pode ser ainda mais elevado. Visto que a máquina poderá interromper seu funcionamento e causar uma parada brusca na produção e gerar gastos ainda maiores para reparação. Isso ocorre porque, em geral, essa manutenção corretiva é a que gera mais despesas.

2. Dificuldade de Manutenção

É importante ter em mente que, na atualidade, as tecnologias estão evoluindo cada vez mais rápido. Com isso, muitas peças se tornam obsoletas e param de ser fabricadas. Assim, o plano de manutenção da máquina ultrapassada fica cada vez mais complicado de ser realizado.

Dessa forma, substituir peças da sua máquina pode acabar se tornando cada vez mais oneroso. E, talvez, essa ação acabe se tornando até inexecutável pela falta do modelo desses elementos no mercado. Sendo necessário, em certas situações de urgência, fabricar a peça desejada, o que encarece ainda mais o processo.

3. Déficit no Lucro

Uma máquina ultrapassada também gera um déficit em relação ao lucro, já que uma empresa que trabalha com essa condição também terá queda na produtividade. Essas quedas ocorrem porque a máquina ultrapassada não funciona como deveria, ou seja, o seu rendimento é mais baixo do que o esperado.

Para entender melhor esse tópico é preciso ter em mente que o lucro de uma empresa é determinado a partir da sua receita e seus custos. Como já foi apresentado, uma máquina ultrapassada é sinônimo de aumento de despesas. E como há redução na produção, subentende-se que ocorrerá uma redução na receita. Dessa forma, temos que:

L↓= R↓ – C↑

Dessa maneira, a máquina em questão irá gerar atrasos na produção e não alcançará o lucro esperado pelo seu proprietário, ou seja, o resultado de uma máquina ultrapassada é perda de capital.

4. Falta de segurança

As máquinas são importantes para o negócio, mas o que seria da empresa sem seus funcionários? É importante compreender que um está ligado ao outro e que as pessoas correspondem a mente por trás da produção. Se uma máquina está ultrapassada, ela representa um risco maior de acidentes.  

Enquanto o desastre não acontece, os operários do equipamento podem se sentir inseguros ao manuseá-lo. E, dessa maneira, também acaba sendo gerada uma queda na produtividade. Portanto, o operário da máquina sofre mais riscos e a empresa, em consequência, diminui ainda mais a sua lucratividade.

Mas o que fazer se tenho uma máquina ultrapassada no meu negócio?

máquina ultrapassada

Há uma palavra que, sucintamente, responde essa pergunta: investir. Realizar um gasto no presente para gerar aumento da produção e reduzir despesas futuras é realizar um investimento, que pode vir a se tornar o diferencial da sua empresa. O que acarreta em uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Para prevenir e solucionar os problemas gerados por máquinas ultrapassadas no seu negócio é importante buscar por aprimorações do mercado e novas tecnologias. Nesse sentido, pode ser necessário substituir a máquina inteira ou realizar um processo de engenharia reversa, no qual sua máquina será estudada e uma nova será desenvolvida para se adaptar a produção desejada e a forma de operação almejada.

Para isso, é importante refletir sobre a viabilidade de utilizar um equipamento personalizado para sua empresa e os benefícios que isso pode trazer para sua fábrica e seus funcionários. Ademais, você estaria agregando mais valor ao que é entregue aos seus clientes, o que acarreta em mais fidelizados para sua fábrica. Assim, uma nova máquina afeta na qualidade final de seus produtos e, em consequência, surge a possibilidade de gerar um aumento do lucro.

Tem uma ideia e não sabe como desenvolvê-la?

Caso você tenha uma ideia inovadora, a alternativa de desenvolver uma máquina nova, que seja capaz de atender às suas necessidades, não deve ser ignorada. Para saber mais sobre esse processo, veja as principais etapas de Como Desenvolver Uma Máquina!

máquina ultrapassada

Contudo, para tudo isso acontecer é fundamental conhecer muito bem o processo de fabricação no qual o equipamento está inserido e as funcionalidades do mesmo. Além disso, é necessário ter em mente não apenas as falhas que essa máquina ultrapassada já apresenta, mas também os pontos que podem vir a ser um problema em um futuro próximo. Para, dessa maneira, realizar a melhor prática possível para solucioná-los e evitá-los.

Por isso, é importante ter pleno conhecimento dos conjuntos que formam o seu equipamento. Assim, é viável realizar um detalhamento de máquina, por exemplo, para que assim estes componentes sejam identificados e caracterizados. Por consequência, realizar o aprimoramento desta máquina ultrapassada se torna um desafio mais factível.

Dessa forma, é fundamental buscar algum aprimoramento para uma máquina que é importante para seus negócios, mas que, hoje, representa um prejuízo por estar ultrapassada. Por conseguinte, é válido que seja tomado cuidado para que os riscos apresentados não se tornem algo incontrolável dentro da sua fábrica. E que assim sua empresa progrida com o tempo e não regrida!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *