
O que é uma modelagem 3D e como obtê-la em projetos de peças e equipamentos
O que é modelagem 3D e como ela é feita em projetos mecânicos de peças e equipamentos.
Uma modelagem 3D é uma representação tridimensional de uma peça ou objeto que queremos criar, ela é feita utilizando softwares de engenharia que permitem a produção de modelos em três dimensões, utilizando esses programas podemos criar objetos variados, desde peças simples até modelos que incluem várias peças formando uma montagem final. O que é Modelagem 3D? Quem procura esse tipo de projeto?
A modelagem tridimensional é muito procurada no mercado atualmente e com a facilidade de fabricação alcançada hoje, é possível criar peças e máquinas cada vez mais personalizadas através dos programas. Assim, uma pessoa pode obter o componente específico para utilizar em seu maquinário ou até mesmo criar o produto final a partir da modelagem.
O potencial de inovação da modelagem 3D, o que você pode fazer com ela?
A modelagem computacional possui uma capacidade enorme em inovação, já que podemos jogar nossas ideais no computador, ver como elas ficaram, o que podemos mudar e inclusive o que pode dar errado. Afinal nada melhor do que ter um esboço do seu produto na tela do computador antes de produzi-lo, não é mesmo?
Com os detalhes da peça ou equipamento que você deseja fabricar, um engenheiro competente pode modelar com bastante precisão e segurança o que você imaginou, criar peça por peça e juntar todas elas de forma a gerar uma montagem correspondente ao equipamento final.
Com a modelagem 3D pronta, você pode ainda gerar todos os desenhos técnicos do produto utilizando uma ferramenta do software, obtendo então todos os insumos necessários, medidas, vistas e detalhes do que você está buscando fabricar para te levar direto à fase de produção do seu item.
Posso realizar simulações com a minha modelagem?
Sim, outra grande vantagem dos programas utilizados nessa área da engenharia mecânica é o grande número de simulações que podem ser feitas ainda com o modelo 3D no computador.
É possível fazer um cálculo de esforços da peça ou equipamento e assim descobrir quais os pontos mais suscetíveis a quebrar ou amassar quando a peça sofrer algum tipo de tensão, podemos também realizar simulações de dinâmica dos fluidos, térmicas e até mesmo analisar o ciclo de vida daquele produto.
Abaixo podermos ver um exemplo de simulação de esforços e de comportamento de um fluido dentro de um encanamento.
Assim podemos saber o que vai funcionar e o que vai dar errado antes mesmo de investir na fabricação do que ideamos.
Exemplos de projetos de modelagem 3D na Engenharia:
Um de nossos projetos foi o Modelagem 3D – Aeromodelo, o cliente estava desenvolvendo seu projeto de doutorado com ênfase em aerodinâmica, mas o aeromodelo que ele possuía era muito grande para o túnel de vento onde ele iria realizar os testes. Assim ele veio até a Fluxo para que realizássemos a modelagem 3D de seu aeromodelo, com a finalização do projeto o cliente pode utilizar a modelagem obtida para fazer testes virtuais que lhe possibilitaram continuar seu trabalho de doutorado.
Outro projeto é o Desenvolvimento de Equipamento – Gaiola de Caminhão, onde o cliente veio até nós para desenvolver uma trava que seria utilizada em cargas de caminhão de forma a dificultar o roubo delas. Para isso foram feitas modelagens 3D de forma a idear qual seria o melhor modelo de travas além de simular os esforços sofridos por elas.
Outro exemplo de projeto é o Desenvolvimento de Equipamento – Gosto Carioca. O cliente buscou a Fluxo para otimizar o processo de fabricação dos biscoito de sua empresa. Essa melhoria seria obtida através do desenvolvimento de um equipamento que modificasse o processo produtivo utilizado até então. O corte dos biscoitos era realizado manualmente, elevando o custo produtivo. Com a finalização do projeto, o cliente obteve, além dos desenhos técnicos e análises computacionais, manuais de fabricação e montagem.
A era da impressão 3D e como fazer parte dela. Modelagem de Peças e equipamentos
As impressoras 3D e suas possibilidades são algo que vemos cada vez mais no nosso dia-a-dia, e isso tem lá seus motivos, a precisão e facilidade fornecidas por essa tecnologia é algo incomparável, hoje podemos produzir peças pequenas nos mínimos detalhes utilizando essas máquinas e além disso personalizar o produto para atender necessidades específicas.
É aí que entra a modelagem 3D de peças, utilizando os softwares de edição tridimensional, podemos projetar as peças que desejamos fabricar e exportar o arquivo para uma impressora 3D. Tendo a impressora, o material e o modelo podemos produzir com precisão o que desejarmos.
Alguns sites já fornecem modelagens prontas para a impressão que são feitas pela comunidade, hoje podemos encontrar vários deles que disponibilizam os arquivos e até materiais diversos. Mas se você quiser fazer algo personalizado ou criar algo novo dê uma olhada na nossa página de Desenho tecnico e Modelagem de peças e equipamentos e entenda melhor como funciona esse tipo de projeto.
Ficou interessado no tema e quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre como usar a modelagem 3d em projetos e peças? Separamos alguns artigos que complementam “o que é modelagem 3D.”
Tenho de desenvolver uma maquina de solda por costura e gostei muito da matéria. Ótima.
[…] para o futuro. Significa criar um mundo completamente em paralelo com o real. Então, é possível modelar virtualmente um objeto, uma montanha-russa, uma casa, um campo de futebol ou qualquer outro ambiente e […]
[…] as dimensões das partes do projeto que por sua vez servirão de insumo para elaboração da modelagem 3D. Esse tipo de simulação pode ser elaborada através de softwares de edição 3D como o Solidworks […]
[…] Entenda mais sobre a modelagem 3D […]
[…] Entenda mais sobre as vantagens de uma Modelagem 3D! […]
[…] Entenda mais sobre as vantagens de uma Modelagem 3D! […]