skip to Main Content

Prototipagem 3D: o que é, como funciona e será que vale realmente a pena investir?

Pessoa trabalhando com prototipagem 3D

Não é de hoje que a prototipagem 3D vem revolucionando o mercado, o que acaba ficando evidente quando observamos os filmes, projeções e televisores. Quando se trata das impressoras que conseguem produzir artefatos tridimensionais, os arquitetos, engenheiros e projetistas podem desenvolver seus trabalhos com mais inovação.

E como a competitividade do mercado não para de crescer, a prototipagem 3D acaba sendo uma alternativa que consegue fazer enorme diferença no resultado de um determinado produto.

Na prática, ela oferece uma série de vantagens para os projetos, dos mais simples aos mais elaborados. Afinal de contas, quanto mais semelhante um protótipo for ao projeto, maiores são as chances de aumentar a qualidade e eficiência do que está sendo produzido, além de evitar possíveis erros e riscos a esse equipamento.

Como a prototipagem 3D possibilita a construção de peças por meio de um desenho digital, isso termina sendo completamente realizável.

Desta maneira, se você tem alguma dúvida sobre a importância da prototipagem 3D nos dias atuais, continue lendo esse texto até o final. Além de esclarecer se realmente compensa investir nessa tecnologia, vamos tirar diversas dúvidas recorrentes sobre esse assunto.

Tenha uma boa leitura!

Como funciona o desenvolvimento de um protótipo?

Levando em consideração que há alguns anos os protótipos eram desenvolvidos por meio de um processo bastante custoso e complicado, é importante ter em mente que as tecnologias atuais de modelagem computacional e impressão 3D estão conseguindo mudar esse cenário.

É por isso que elas estão, dia após dia, ganhando mais força no mercado. Além de possibilitarem um menor custo de produção quando comparamos aos mecanismos anteriores, elas conseguem produzir resultados com mais precisão.

Além disso, o menor tempo de produção é outra vantagem importante, o que acaba fazendo uma enorme diferença nos custos finais de produção. Enquanto nos métodos antigos era necessário retirar o excesso de material, a impressão 3D vai adicionando camadas de maneira gradativa, o que ocorre até chegar ao resultado esperado.

Primeiramente, o produto é criado por meio de softwares específicos. Assim, eles passam da versão bidimensional para tridimensional com o auxílio desses programas, como os CADs (Computer Aided Design).

Após a criação desses desenhos feitos no computador, o modelo é conduzido para um software conhecido como fatiador. Como o próprio nome sugere, esse software consegue dividir o objeto em fatias, o que serve para a geração de códigos com orientações gráficas para, consequentemente, serem enviados à impressora. Essa etapa serve para viabilizar uma criação adequada do protótipo.

Incrível, não? Quando esses códigos são enviados à impressora, o modelo é criado para ajudar a garantir uma maior qualidade e eficiência do produto final.

E quais são os benefícios de desenvolver um protótipo 3D?

Sabendo como é criado um protótipo 3D, você vai conseguir entender com mais facilidade os benefícios gerados ao desenvolver um. Desta maneira, chegou o momento de compreender as principais vantagens desse mecanismo.

Veja só:

#01. Mais qualidade

Qualidade é algo extremamente importante para o sucesso de qualquer produto, concorda? Pois bem, a prototipagem 3D permite que o resultado do seu produto tenha bem mais garantia de qualidade, o que vai fazer uma enorme diferença na utilização dele.

Como a versão impressa consegue ser bastante fiel ao modelo desenvolvido em um software, ela pode ser testada para que as falhas e problemas sejam excluídas até que o resultado esperado seja atingido. Ou seja, analisar a adequação das dimensões do modelo se torna uma tarefa mais simples, permitindo que diferentes medidas sejam tomadas para que sua finalidade seja cumprida.

Na prática, a utilização da prototipagem 3D possibilita o desenvolvimento de formas complexas. Contudo, a qualidade do modelo vai depender da boa qualidade da impressora e da matéria-prima que está sendo utilizada.

Banners2
Banner4

#02. Menores custos

Já que a prototipagem 3D é considerada um investimento, é importante ter em mente que o valor investido retorna com o passar do tempo, o que geralmente acontece em um médio ou longo prazo.

Por ser possível desenvolver diferentes tipos de produtos por meio desse método, o preço acaba variando de um modelo para outro. O lado positivo consiste em não depender de outros fornecedores para obter um resultado que atenda perfeitamente suas necessidades e expectativas.

Quando paramos para analisar o cenário atual, percebemos que o trabalho termina se tornando muito mais intelectual do que braçal. E como você deve imaginar, a redução de custos pode se tornar gigantesca.

Além disso tudo, o desperdício de materiais ou recursos é quase inexistente. Desta maneira, as empresas, principalmente as menores, conseguem se beneficiar bastante por ter à sua disposição um protótipo de qualidade que atenda suas necessidades por um menor custo.

#03. Menos desperdício de tempo

Não é novidade para ninguém que o tempo que os gestores gastam em busca de produtos de qualidade por um preço acessível interfere, e muito, no desempenho de uma empresa ou até mesmo de um projeto no mercado.

Se a grande quantidade de tempo utilizada para chegar a esse propósito for direcionada a outras questões relevantes, a produtividade tende a aumentar, não é verdade?

Com as impressões 3D, as peças que antes eram produzidas dependendo do trabalho humano e de máquinas lentas, levando até mesmo dias ou semanas para ficarem prontas, agora podem ser produzidas de forma muito mais acelerada, incluindo em poucas horas. Isso permite uma constatação da qualidade e realização de melhorias extremamente rápido e eficaz.

Desenvolver um bom produto em um curto período é um diferencial que faz grande diferença nos dias atuais, principalmente quando levamos em conta que o mercado está cada vez mais competitivo.

#04. Mais liberdade criativa

Por fim, mas não menos importante, podemos considerar a maior liberdade criativa como um dos grandes benefícios proporcionados pela prototipagem 3D.

Dentre as inúmeras possibilidades, é por meio da técnica que muitos modelos com uma enorme riqueza de detalhes são construídos, o que pode despertar a liberdade criativa de maneira jamais antes vista.

A produção de modelos específicos, precisos e repletos de funcionalidades é algo completamente possível com a prototipagem 3D. Portanto, as pessoas responsáveis pelo projeto conseguem ter uma maior liberdade criativa para colocar em prática ideias complexas e elaboradas.

Ou seja, o ganho competitivo é maior, já que uma maior agregação de valor é gerada quando a criatividade se torna um instrumento presente no projeto.

Conclusão

Como foi possível observar, a prototipagem 3D está se tornando um instrumento indispensável para diferentes setores da sociedade. Desta maneira, todo mundo tende a ganhar, até mesmo quem desconhece a utilização da técnica para o desenvolvimento de produtos que estão presentes no dia a dia.

E é exatamente por isso que a prototipagem 3D precisa ser considerada por quem deseja ter um projeto bem-sucedido no mercado, dos mais simples aos mais complexos. Ela gera uma série de vantagens que conseguem fazer uma grande diferença no resultado esperado de um determinado produto.

Reconhecendo a importância que essa técnica possui nos dias atuais, a Fluxo Consultoria está conseguindo ajudar diversas empresas que querem trabalhar com a prototipagem 3D. Para saber mais sobre o nosso trabalho com esse mecanismo, basta dar um clique aqui.

Se você deseja aprender mais sobre outros assuntos importantes, saiba que o nosso blog está recheado com vários conteúdos interessantes. Para conferir, você só precisa clicar aqui.

Até logo!

Ensaio de Materiais: o que é, qual a importância e tipos
Planta Humanizada Ideal: entenda como a Fluxo pode te ajudar!

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.