
Prototipagem eletrônica: descubra como o Arduíno e o Raspberry Pi podem facilitar sua vida
Já passou pela sua cabeça como automatizar o trabalho da sua loja e aumentar em muito a produtividade? E em criar um sistema de segurança com leitura biométrica e câmeras com sensor de movimento para a sua clínica? Ou até mesmo em integrar toda a sua casa para que você possa controlar qualquer dispositivo pela tela do seu celular?
Mas mesmo que eu te diga que isso é possível de se desenvolver, você provavelmente está pensando que é muito caro e que o investimento não vale a pena. Devo te dizer que é exatamente o contrário. Hoje em dia é extremamente fácil de se desenvolver métodos de automação e integração tecnológica em qualquer meio, e tudo cabe dentro do seu bolso! Mas por que esse desenvolvimento é tão fácil e tão barato se parece ser algo tão complicado?
O motivo disso são algumas plaquinhas que estão ficando cada vez mais famosas no mercado de prototipagem eletrônica. Exemplos como o Arduíno e o Raspberry Pi estão sendo cada vez mais alvos de grandes e pequenos desenvolvedores para projetos de computação e eletrônica.

Protótipos eletrônicos geram grandes impactos no cotidiano
Essas duas plataformas, fora outras como o NodeMCU por exemplo, foram criadas com o objetivo de permitir a desenvolvedores iniciantes a criarem seus próprios projetos de eletrônica de forma fácil e, o principal, sem terem que gastar muito dinheiro.
Apenas comentando um pouco sobre essas plataformas, o Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source, programada em C++ (com algumas modificações). Podemos dizer que ele é um microcontrolador bem simples que só roda um programa por vez, portanto é usado em projetos que possuem funções mais simples do tipo “liga-desliga”.
O Raspberry Pi, por outro lado, é um mini-computador. Com entradas HDMI e USB, é possível conectar a ele um monitor, mouse e teclado para ser utilizado da mesma forma que outros computadores. Por ser algo mais complexo que o arduino, ele não se limita a executar uma função de cada vez, além dessas funções poderem ser mais complexas, tais como cálculos complexos, criptografia, análise de imagem, entre outros.
![[E-Book] Desenvolvimento de Banco de Dados Banner3](https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/08/Banner3.png)
[…] como o Arduíno e o Raspberry Pi podem facilitar sua vida. 28 mar. 2019. Disponível em: <https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/tecnologia-informacao/prototipagem-eletronica-arduino-e-r…>. Acesso em: 3 ago. […]