skip to Main Content
Quais Os Tipos De Layout E Como Escolher O Ideal Para Minha Indústria?

Quais os tipos de layout e como escolher o ideal para minha indústria?

A busca pela eficiência se tornou algo extremamente importante para o funcionamento e manutenção das empresas.

E em indústrias, a disposição e organização das máquinas e equipamentos podem auxiliar na conquista da eficiência, já que teremos a menor distância entre as máquinas e equipamentos.

Por isso, entender os tipos de layout industriais que existem atualmente e encontrar o que se encaixa na realidade da sua empresa é um ponto-chave para aumentar sua produtividade.

O que é o layout?

O layout industrial, como o próprio nome indica, é o modo no qual as máquinas estão dispostas dentro do espaço físico da indústria.

Pode parecer apenas um pequeno detalhe, no entanto, essa é uma decisão muito importante a ser tomada durante o planejamento da estrutura da indústria.

A disposição dos elementos pode tanto otimizar os processos, quanto atrasá-los.

E a escolha do layout irá depender das atividades e produtos que são feitos na fábrica.

Por isto, quando há a produção de diversos tipos de produto, é recomendável que o layout seja o Layout Industrial dinâmico.

Isto é, que possa haver mudanças na sua configuração facilmente, a depender da demanda.

Qual a importância de escolher o tipo de layout certo para sua indústria?

Como dissemos anteriormente, é importantíssimo que as indústrias tenham agilidade em seu processo de produção para que se tenha uma maior produtividade, e consequentemente, serem mais competitivas no mercado.

Além disso, a escolha do tipo de layout industrial ideal traz consigo diversas outras vantagens em vários outros processos, como:

Separação de insumos

Toda a linha de produção costuma começar pelo almoxarifado, assim, a separação de insumos deve estar muito bem integradas ao processo, e consequentemente ao layout, o que trará redução de custos e agilidade.

Setup da máquina

O setup da máquina é beneficiado por um layout bem feito, pois, em uma linha, enquanto o produto está sendo finalizado, o outro já deve estar sendo aprontado para entrar, evitando paradas desnecessárias da máquina.

Processos mal delineados

Ao utilizarmos Layouts industriais, é necessário que se mantenha uma rotina de avaliação de processos e da produção da empresa, com essa diretriz, se reduz em muito a quantidade de processos mal delineados.

Evita retrabalho

Como dito anteriormente, pela periodicidade nas avaliações, se tem processos bem delineados e maior conhecimento para que se possa lidar da forma mais eficiente com o material, o que irá gerar uma redução nas falhas e retrabalhos nos produtos.

O que considerar quando for escolher o tipo de layout para sua indústria?

Para se escolher o layout que será aplicado em sua empresa, é importante que se atente a alguns fatores:

Quantidade do produto a ser produzido

A quantidade de produtos irá definir algumas características do layout, já que quanto maior for o número de peças a ser produzido, maior será a necessidade que os processos sejam automatizados.

Já em produtos com maior valor agregado, a tendência é que seja necessário um maior tempo de execução em cada uma das etapas do processo.

Variedade de produtos

Outro fator a se considerar é a variedade de produtos, isto é, se ao longo do dia, semana ou mês, a indústria irá produzir diferentes tipos de produto.

O tempo, nesses casos é fundamental para a eficiência do processo, e o layout de fábrica poderá favorecer esse processo de mudança.

Tipo de produto a ser produzido

As características do próprio produto irá influenciar no layout industrial a ser escolhido, o tamanho ou a natureza do produto poderá exigir um layout diferenciado.

Além de auxiliar na escolha, ainda pode ajudar nos casos da necessidade de adaptação.

Quais os tipos de layout?

Ao nos basearmos fatores citados anteriormente, podemos pensar, então, no tipo de layout industrial a se adotar.

É fundamental que, para manter uma eficiência e organização dos processos da fábrica, que se estude todos os fatores.

Uma escolha certa e bem estudada pode fazer toda a diferença, pois em um processo de produção, é importantíssimo que tudo funcione da maneira mais organizada e fluida possível.

Um layout industrial customizável é aquele que pode ser adaptado de acordo com as demandas dos vários tipos de produção.

Para isto, é preciso que seja pensado desde o projeto da indústria, pois precisa ser funcional e eficiente para que a customização ocorra sem problemas

Além do tipo customizável, existem quatro tipos fixos de layout.

Destes as demandas já são conhecidas e as variações podem ocorrer em torno delas. Esses tipos são:

Layout linear

layout linear
Imagem por Produtiva Jr.

O layout linear favorece sistemas de produção em massa, onde o maquinário é instalado lado a lado, é indicado para produções em larga escala e com baixa variedade de produtos.

Essas linhas são, normalmente, dedicadas para a produção de um único tipo de produto.

De modo que tudo ocorra da mesma maneira e seguindo uma sequência única.

Mesmo que considerado um modelo muito engessado, esse é um modelo muito eficiente para produção em massa de um mesmo produto, já que será necessário poucos operadores, pois obedecerá sempre o mesmo comando.

Sistemas onde tem seus processos automatizados, comumente, usam desse tipo de layout.

Em sistemas automatizados é natural que após a finalizar uma etapa, seja passada para a seguinte, por isto, muitas vezes as máquinas são ligadas por esteiras que permitem uma maior produtividade.

Entretanto, temos como desvantagem desse tipo o fato de é quase impossível de se realizar adaptações, por ser um sistema fixo.

Layout funcional

O layout funcional se apresenta como um layout industrial onde o maquinário fica dividido por tipo, onde cada uma dessas divisões são setores com máquinas da mesma área.

Por exemplo, produtos que precisam de pintura após serem fabricados, haverá um setor exclusivo para a pintura, com todos os maquinários para pintura armazenados juntos.

Este tipo é mais utilizado por indústrias de sistema de produção em lotes, e permite variabilidade de produtos, isto é, variando apenas a sequência de locais onde as peças precisam passar.

Outra vantagem é o agrupamento de profissionais de um mesmo setor em um mesmo lugar, facilitando assim, a troca de informações e a parceria entre eles.

No entanto, essa divisão também propicia uma dificuldade no diálogo entre os setores.

Layout celular

layout celular
Imagem por ResearchGate

Surgido da união entre os dois tipos anteriores, o layout celular ao mesmo tempo que divide em setores também organiza uma sequência lógica de produção, de modo que se diminua o tempo de atravessamento de um produto no processo de produção/montagem.

Este tipo de layout permite um aumento na velocidade do sistema, além de adicionar uma maior flexibilidade no sistema produtivo.

Pois, as células podem produzir produtos diferentes e atender demandas que a linear não conseguiria.

Layout posicional

Como dito anteriormente, algumas características da natureza do produto exigem a adaptação do layout da indústria.

Neste tipo de configuração, o produto permanece fixo, enquanto os colaboradores irão trabalhar nele.

layout posicional
Imagem por Slide Player

É um tipo mais utilizado em sistemas produtivos por projeto, como navios e aeronaves, produtos em que são em geral muito grandes e sua movimentação pode prejudicar a sua montagem.

Assim, se utiliza um maquinário específico para este tipo e que também favorece a movimentação dos operadores ao redor do produto.

É muito comum que a produção de algumas das peças sigam os tipos anteriores e, de outras peças e a montagem do produto final se dará por este método.

Conclusão

A escolha do tipo de layout para sua indústria será um fator crucial que te ajudará no melhor desenvolvimento dos seus produtos.

Por isso, é importante conhecer os mais variados tipos de layout e entender quais podem e devem ser usados na sua realidade.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *