skip to Main Content

Qual o papel da prototipagem em impressão 3D para o desenvolvimento de um produto?

Impressoras 3D vêm revolucionando a forma de desenvolver produtos por meio da capacidade de gerar um protótipo. Isto é, um modelo de um produto, construído para servir de teste ou referência inicial para uma produção. Alguns empreendedores ainda insistem nos esboços manuais ou via computadores, no entanto, um protótipo 3D é a demonstração física do projeto final. Essa versão permite que a equipe analise não apenas o produto em si, mas a sua funcionalidade na prática, além de ter como realizar modificações mais assertivas antes da produção final.

Antes dessa possibilidade, os protótipos eram feitos por partes. Primeiro, as peças eram modeladas e depois enformadas para a fabricação do molde, usando materiais como gesso, barro e silicone. O processo era caro e levava muito tempo para a criação de um só objeto. Além da demora e complexidade de processos, afinal, funciona literalmente como uma cadeia produtiva, o conjunto de ações não garante a segurança sobre o funcionamento do produto. No entanto, com o passar dos anos e com a ajuda da tecnologia, hoje em dia já conseguimos acessar essas versões do produto de forma rápida e eficaz, facilitando as etapas de teste, modificação e produção final com as impressoras tridimensionais. Conheça as diferentes fases que um protótipo adequado influencia: 

Banner1
  • Maior tempo hábil na produção: As impressoras 3D conseguem gerar protótipos em um pequeno intervalo de tempo, e consequentemente influencia nas outras etapas. No mercado ágil e competitivo, esse fator se torna um diferencial na produção.
  • Fase de testes mais precisas: Com o produto tridimensional, o mais próximo e fiel a peça final, é mais viável analisar se as dimensões são adequadas e se a finalidade dele está de acordo com o solicitado.
  • Demonstração ao consumidor final: Essa etapa, com o protótipo 3D, possibilita a geração de feedback do público para lapidar o produto da forma que ele seria validado no mercado. 
  • Redução de custos durante o desenvolvimento: O protótipo é uma peça chave no projeto, Com ele em dia, já é percebida se a finalidade do produto está sendo atendida e, assim, realizar modificações de melhoria. Sem precisar passar por toda cadeia produtiva, obter um alto gasto e ainda assim voltar à fase de testes.

A impressão de protótipos em 3D está, envolve, literalmente, desde as necessidades do cliente, perpassando pelas pesquisas sobre peculiaridades do produto, sua funcionalidade e o seu conceito, ou seja, a ideia inicial. Dessa maneira, a produção possibilita demonstrações efetivas e mais tempo hábil no mercado.

E aí, ficou interessado em produzir protótipos em 3D para os seus produtos?

Aqui na Fluxo, te acompanhamos desde a ideia inicial de um projeto até o seu lançamento final no mercado. Entre em contato e conheça nossos serviços.

Se tiver qualquer dúvida clica aqui e fala com a gente!

Já ouviu falar em Engenharia Reversa?
Desenvolvimento de máquina e a sua aplicação: Conheça a importância de um protótipo

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.