Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Reaproveitamento de resíduos na sua produção

Em um mundo onde a responsabilidade ambiental das empresas está cada vez em evidência, o reaproveitamento de resíduos da sua produção pode ser um grande diferencial do seu negócio.

E o que isso significa?

Esse reaproveitamento dos resíduos consiste na utilização dos mesmos para outros fins dentro da linha de produção de uma empresa!

Na prática, os materiais que seriam descartados são inseridos novamente no ciclo de consumo ou no processo industrial para a confecção de um novo produto. Massa, né?

Todo esse processo também está diretamente atrelado ao conceito de Economia Circular que, conforme o próprio nome já sugere, contrapõe o conceito de economia linear. Neste último, a cadeia produtiva consiste em extrair recursos naturais, produzir bens e descartar os rejeitos, apenas, sem o reaproveitamento de qualquer material.

Na economia circular, assim, a produção consiste na redução, na reutilização, na recuperação e na reciclagem de materiais ou energia, com a consequente otimização dos processos e o melhor uso dos recursos.

E como a Fluxo pode ajudar no reaproveitamento de resíduos?

No nosso serviço de Estudo de Possibilidades, a gente te ajuda a encontrar a melhor forma de reutilizar os resíduos da sua produção, sejam eles resíduos comerciais, industriais, ou agrícolas.

Com isso, você pode reduzir a extração de recursos naturais, gerar mais empregos, reduzir o desperdício e até mesmo aumentar a lucratividade da sua empresa.

E essa foi a estratégia utilizada pelo nosso cliente MBP Monoblock.

Como uma empresa voltada para a produção de materiais isolantes termoacústicos, a dor desse cliente consistia na grande quantidade de espumas rígidas de poliuretano (PUR) e de poliisocianurato (PIR) remanescentes da produção

Procuraram a Fluxo para levantar as possibilidades de reutilização e/ou transformação das sucatas, em busca de transformar sua empresa em uma empresa mais verde e, ainda, garantir um possível retorno financeiro.

Para solucionar o problema, fizemos um Estudo de Inovação com uma visita técnica in loco, além do Estudo das Propriedades dos materiais com análises laboratoriais de caracterização.

Ademais, fizemos o levantamento das possibilidades de destinação, reutilização e/ou transformação das sucatas, com o consequente detalhamento das etapas necessárias de aplicação a partir das escolhas do cliente.

Confirmamos a maneira correta para o descarte dos resíduos e a utilização dos mesmos na produção de um material de maior valor agregado, mapeando as informações necessárias para a produção deste material e os possíveis consumidores ou parceiros.

O resultado?

Um cliente satisfeito que, além de ter encontrado uma nova destinação para as sucatas, também deixou a sua empresa ainda mais sustentável, contribuindo com uma economia mais economia circular.

Quer saber como você pode levar essa solução para a sua empresa?

Entra em contato com a gente clicando aqui!

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.