Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Close this search box.

Saiba a eficiência de domus para telhados

Telhado de casa com partes de vidro

O segmento da construção civil possui diversos novidades e tendências no mercado. Todas essas novidades, estão em constante evolução e isso também está relacionado ao aumento da produtividade.

O chuveiro lava olhos por exemplo, é um tipo de produto que passou por muitos ajustes, deixando de ser um chuveiro comum, para ser um chuveiro para uma parte específica do corpo, tendo o objetivo de remover resíduos desagradáveis.

Clarabóia e domus também são um bom exemplo disso. O nome diferente é por conta do estilo diferente nas aberturas dos telhados, que por mais que sejam parecidos com janelas, são diferentes por conta das funções para ventilação.

Por conta de todas essas novidades no ramo da construção civil, preparamos este conteúdo para falar do domus e todas às suas finalidades. Boa leitura!

Motivos para usar o domus na sua casa

Domus e clarabóias são nomes diferentes, para mencionar o mesmo padrão de abertura feita no telhado de construções, como se fosse uma janela, mas tem o objetivo de iluminar até oito vezes mais o espaço com a natural luz própria do telhado.

Tirando a questão da iluminação, com o domus também é possível aumentar a ventilação própria na parte interior das construções, ou seja, acaba sendo uma alternativa incrível para quem procura mais arejamento.

Existem muitos tipos diferentes de domus no mercado, como por exemplo o modelo fixo, que tem como principal característica aumentar a iluminação do ambiente. Já o modelo com a opção de abre e fecha, acaba sendo mais utilizados em sótãos para aperfeiçoar a ventilação do ambiente.

Modelos de domus disponíveis no mercado

São muitos os tipos e variações, a clarabóia tubular é um dos modelos mais comuns, e seu objetivo específico é aumentar a luz natural do ambiente. Esse item acaba sendo mais discreto, não impactando a ventilação do ambiente.

Os componentes podem ser diferentes, mas no momento de fazer a escolha do domus, leve em conta detalhes importantes como por exemplo, trocas de temperatura. Um outro modelo muito comum é o de vidro, embora seja inferior que o policarbonato quando o assunto é abundância de luz no ambiente.

O domus acaba sendo muito notado por ser uma solução para locais sem janelas, com pouca iluminação diária e sem ventilação, mas se você parar para analisar, ele acaba até mesmo ajudando em outras funções extras.

Em alguns casos, dependendo do modelo de domus, se for na opção que abre e fecha, ajuda muito na entrada ao telhado para manutenção, tornando a escada um item desnecessário para executar esse tipo de ação.

Domus é uma ótima opção para residência

Por meio desse conteúdo, foi possível observar todas as funcionalidades do domus ou clarabóia, com foco na iluminação, ventilação do ambiente e praticidade dos ambientes, dando uma nova visão sobre a eficiência desse elemento.

Ao considerar o domus para telhado, isso pode fazer uma grande diferença na sua decoração, afinal existem diversos modelos, para todos os gostos.

E como uma dica extra, se você quer aplicar um domus com a ideia de evitar o sol que bate direto, é indicado a utilização de uma película de controle solar.

Gostou das informações? Agora você pode aplicar o domus na sua casa, como uma peça chave para sua decoração, deixando o clima ainda mais sofisticado.

Fluxo Consultoria

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.