
Saiba como dimensionar um inversor de frequência para sua indústria
De maneira simplificada, o inversor de frequência é um dispositivo eletrônico capaz de variar a velocidade de giro de um motor de indução trifásico.
O aparelho é usado por indústrias de grande, médio e pequeno porte, e mesmo que seja muito popular, existem diversas dúvidas relacionadas a ele.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para esclarecer suas funcionalidades, vantagens e explicando a importância do inversor de frequência para a indústria. Acompanhe!
Saiba o que é um inversor de frequência
O Inversor de frequência é responsável por controlar a tensão que é fornecida ao motor, variando sua potência e velocidade. Um Inversor é basicamente um controlador responsável por reduzir ou aumentar a velocidade do motor.
Tanto em grandes empresas quanto as menores, o dispositivo é usado e pode ser facilmente encontrado no mercado, disponível em diferentes modelos.
Conheça a função do inversor de frequência
Na indústria existem diversos aparelhos que necessitam de um trabalho em conjunto. A automação industrial é baseada na utilização de aparelhos e sistemas automatizados que tem como objetivo ajudar as linhas de produção.
Em meio a um conjunto de máquinas, uma depende da outra para um bom trabalho. Ou seja, uma bomba centrífuga, por exemplo, depende de uma grande fonte geradora de energia que, para ser controlada, tem o inversor de frequência integrado a ele.
Tanto quanto qualquer serviço específico, como uma empresa de reciclagem de eletrônicos, responsável pela locação de geradores ou por comercializar ímã de ferrite, todos os serviços precisam de aparelhos funcionando simultaneamente.
Vantagens de utilizar um inversor de frequência
Existem diversos aspectos positivos em utilizar o inversor de frequência. Por meio dele é possível aumentar o nível de produção e manter o controle da potência das máquinas, reduzindo custos e aumentando a quantidade de produtos.
Dessa forma é estabelecida a redução do pico de corrente na partida do motor. Em geral, uma partida direta exige em torno de seis a sete vezes a corrente elétrica nominal do motor para fazer a partida.
Com o inversor é possível limitar a corrente de partida em aproximadamente 1,5 vezes a corrente elétrica nominal.
Os maiores benefícios de utilizar um inversor de frequência
Agora que entendemos o que é o inversor de frequência, podemos falar dos seus maiores benefícios. Separamos uma lista contendo os tópicos mais relevantes que o aparelho traz à indústria. São eles:
– A substituição dos variadores mecânicos e eletromagnéticos;
– A aplicação da automação dos processos industriais;
– A possibilidade de um controle simplificado dos motores elétricos;
– A eliminação de outros sistemas para comportar a partida do motor;
– O inversor possui uma Instalação mais simples;
– O seu uso aumenta a vida útil dos motores elétricos e sistemas mecânicos ligados a ele;
– Também evita partidas extremamente bruscas;
– Reduz o nível de ruído dos sistemas;
– É excelente para regular a pressão e vazão nos casos de bombas ou compressores;
– Por fim, é uma forma de economizar energia elétrica.
O inversor de frequência e sua importância
Ao longo deste conteúdo falamos sobre o inversor de frequência e suas funcionalidades para a indústria e empresas de menor porte. O que achou?
Além de uma forma de economizar com o consumo de energia elétrica, o aparelho é responsável por um controle melhorado do maquinário industrial, produzindo menos barulhos, falhas e simplificando o trabalho dos motores.
Dessa forma, os processos internos da sua indústria são melhorados e, dependendo da quantidade de energia economizada, os lucros aumentam e podem ser revertidos em novos investimentos.
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Fluxo Consultoria.