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Saiba O Que é Um Produto Mínimo Viável

Saiba o que é um Produto Mínimo Viável

  • fevereiro 4, 2020
  • Fluxo Consultoria
  • Gestão Empresarial
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Em meio a tantas ideias que se passam em nossas mentes no dia a dia, como garantir a melhor maneira de executá-las? E mais importante, quando saber o momento certo para isso?

A definição de um Produto Mínimo Viável surgiu justamente para garantir a pessoas como eu e você, empreendedores, uma melhor eficiência na hora de lançar uma nova ideia, produto, serviço ou qualquer otimização dentro do próprio negócio!

mínimo produto viável

O que você aprenderá neste post:

  1. O que é o MVP?
  2. Por que eu deveria adotar a metodologia de MVP?
  3. Como faço um Produto Mínimo Viável?
    • Determine o valor do seu Produto Mínimo Viável
    • Escolha o seu público-alvo
    • Defina prazos
    • Crie testes do produto para o mercado
    • Transforme feedbacks em otimizações

Produto mínimo víavel. Pensa comigo…

Você já parou para imaginar quantas ideias nós podemos ter em um único dia? Ou ainda mais, quantos pensamentos são gerados em nossa mente nesse período?

Apesar de não existir uma pesquisa científica sobre o assunto, de acordo com alguns médicos e organizações governamentais de pesquisa, os seres humanos são capazes de ter cerca de 70 mil pensamentos por dia. 

Se esse número já é enorme levando em consideração uma média, imagina só para nós, empreendedores, que estamos sempre pensando em novas ideias, soluções ou até mesmo inovações para nossos serviços, produtos e processos.

Bem, tenho certeza que assim como eu, você também busca esses tipos de melhoria para o seu negócio.

Mas imagina só; em meio a tantas ideias, como garantir que a melhor delas seja colocada em prática da forma correta e no momento correto?

E é nesse contexto que abordaremos para você um pouco sobre a definição de um Produto Mínimo Viável (PMV) ou o MVP (Minimum Viable Product).

O que é o MVP?

O PMV, ou MVP, nada mais é do que uma versão teste de um projeto, uma versão beta.

E o que isso quer dizer? Bem, o intuito dessa metodologia é desenvolver uma versão inicial de um projeto ou uma ideia, com o mínimo de investimento financeiro e de tempo possível, mas capaz de gerar valor aos seus consumidores e clientes.

Dessa forma, o projeto pode ser testado e, caso seja aprovado, uma estrutura mais completa será adicionada ao que antes era apenas um modelo. 

Por que eu deveria adotar a metodologia de MVP?

O MVP é uma forma inteligente de pôr à prova o sucesso de uma ideia antes mesmo de investir grandes recursos nela, seja na forma de dinheiro ou de tempo.

Ao longo dos anos, é possível observar que até mesmo grandes marcas fizeram grandes investimentos em algum novo projeto, porém não tiveram sucesso.

A Apple, por exemplo, em 1993 lançou um novo aparelho, chamado Apple Newton.

Este aparelho tinha como função ser um assistente pessoal digital, porém suas vendas foram um grande fracasso, fazendo com que, inclusive, o produto entrasse para o Museu do Fracasso, na Suécia.

Além da Apple, empresas como Sony, Google, Colgate, Motorola, Coca-Cola e Bic também passaram pela mesma situação.

Será que essas marcas criaram uma forma de testar seus produtos antes de ingressá-los no mercado? Bom, caso não, seria melhor terem criado!

Como faço um Produto Mínimo Viável?

A complexidade de um MVP varia de acordo com o tipo de produto ou ideia que está sendo construída.

A construção do Produto não se trata necessariamente de fazer uma versão menor do seu futuro produto, mas sim de percorrer o caminho Planejar – Medir – Aprender em um curto intervalo de tempo.

capa fluxo banner

Basicamente, será preciso deixar claro a solução que seu produto oferece, como ele funciona e como ele vai impactar positivamente seus clientes.

Após isso, você deve coletar resultados da experiência dos envolvidos e, dessa forma, otimizar as versões posteriores. Simples, não é?

como construir um produto mínimo viável

1. Determine o valor do seu Produto Mínimo Viável

É importante frisar que o valor que estamos falando não se trata de valor financeiro, mas sim o valor que irá acrescentar na vida dos seus clientes, a proposta de valor.

Pense nas razões pelas quais o seu público precisaria do seu produto, quais problemas você resolve com ele, como o produto será utilizado e qual o seu diferencial de mercado. As respostas ajudarão na etapa de criação do PMV.

2. Escolha o seu público-alvo

Saber para quem o seu produto deve ser direcionado durante a criação é extremamente importante.

Caso você já possua uma empresa com um público-alvo já definido, consumidor de um outro tipo de serviço/produto, é interessante que o público do seu PMV tenha as mesmas características do então já definido, garantindo resultados mais concretos.

Caso não seja esse o seu caso, eu recomendo que você comece definindo o seu próprio público-alvo.

3. Defina prazos

Assim como quando definimos atividades e metas necessitamos de um prazo para executá-las, é importante definir um período pelo qual o seu produto estará em teste.

Um período curto demais não trará dados suficientes, assim como um período longo demais prejudica o lançamento do produto ao mercado.

4. Crie testes do produto para o mercado.

A importância dessa etapa é garantir que os investimentos feitos durante a etapa de criação estejam caminhando na direção certa, evitando possíveis prejuízos ou mudanças repentinas e radicais, que podem prejudicar o desenvolvimento do produto.

Como falamos anteriormente, é muito comum ouvirmos a expressão “fase beta” de um projeto.

E é justamente nesta fase que o público se torna mais aberto à novidade, sabendo que ela está passível de futuras mudanças e otimizações.

Com a execução dos testes, é essencial perceber a receptividade do público, a efetividade da proposta de valor e coletar os feedbacks dos envolvidos.

5. Transforme feedbacks em otimizações

A partir das informações coletadas na etapa anterior, você provavelmente terá uma grande variedade de sugestões, opiniões e críticas sobre o seu produto.

E é aí que você deve filtrar essas informações e transformá-las em melhorias para o seu produto.

Por fim, aplicando os resultados das experiências dos envolvidos, você estará a um curto passo do seu modelo a ser lançado definitivamente!

Agora sim!

Você já pode dizer que sabe o que significa um Produto Mínimo Viável e como iniciar esta incrível metodologia no seu negócio!

Ah, também é válido dizer que contar com uma ajuda especializada na hora de desenvolver um MPV torna o processo ainda mais rápido e eficaz. 

Quer saber como tirar sua ideia do papel e ter os melhores resultados com ela?

Entrar em contato com a Fluxo

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