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Sistema De Gestão Da Qualidade: O Que é E Por Que Implementar?

Sistema de Gestão da Qualidade: o que é e por que implementar?

  • agosto 9, 2015
  • Fluxo Consultoria
  • Gestão Empresarial
  • 7 Comments



Sistema de gestão da qualidade para médias empresas

Na situação atual do mercado, as empresas estão cada vez mais competitivas, induzindo a busca por ferramentas de gestão interna a fim de otimizar os processos, agregar mais valor a organizações e controlar os recursos e custos.

Pode-se definir qualidade, segundo o dicionário Aurélio, como a propriedade, atributo, ou condição das coisas ou das pessoas que as distingue das outras e lhes determina a natureza. No entanto, quando aplicado a empresas, podemos utilizar outras definições, como a de William Edwards Deming:

A qualidade é a perseguição às necessidades dos clientes e homogeneidade dos resultados do processo. A qualidade deve visar às necessidades do usuário, presentes e futuras.

Segundo Vicenti Falconi: “Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades dos clientes.”
Visando o atendimento dos requisitos dos clientes, a norma ISO 9001 determina as diretrizes para o sistema de gestão de qualidade (SGQ) e possui reconhecimento internacional, sendo contemplada, também, com uma versão brasileira. Os princípios nos quais essa norma se baseia podem ser enumerados:

1) Foco no cliente

Todos os conceitos da Qualidade permeiam em atender os requisitos dos clientes, consequentemente, a organização deve compreender as suas necessidades. No entanto, as empresas não devem se conter apenas em atender essas necessidades, devem tentar superar as suas expectativas quando possível.

2) Liderança Proativa

Os líderes das empresas são responsáveis por nortear a organização, transmitir e manter a essência dela (cultura organizacional) e envolver todos os colaboradores em prol dos seus objetivos. Entende-se como liderança proativa aquela na qual os líderes agem baseando-se em fatos (indicadores) para antever problemas.

3) Melhoria Contínua

As organizações devem buscar a melhoria contínua de seus processos, visando aumentar cada vez mais o seu desempenho. Para tal, é recomendado utilizar a método do PDCA (Plan, Do, Check e Act), uma vez que esse método é amplamente utilizado no nicho corporativo, se destaca pela sua relativa facilidade de implementação e demonstra ser um método eficaz para resolver atribulações e gerar melhorias.

A primeira etapa do PDCA é o planejamento (plan) na qual todos os problemas, reais ou potenciais, são mapeados e suas causas são identificadas, de forma a possibilitar a elaboração de planos de ação. A segunda, é a execução (Do) das ações que foram panejadas e implementação dos planos de ações traçados. Após a execução, deve-se verificar (check) se o que fora planejado foi executado e analisar os resultados dessas ações. Posteriormente, é possível criar planos de ação (Act) para o que não foi executado de acordo com o planejado e para as tarefas na quais as metas não foram atingidas. Ademais, nessa etapa também é possível padronizar as práticas que obtiveram os resultados equivalentes ou superiores ao esperado.

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4) Decisão baseada em fatos

A abordagem factual na tomada de decisão consiste em analisar logicamente as informações e dados, muitas vezes provenientes de indicadores, de modo a tornar as análises mais confiáveis por possuir um maior embasamento lógico e isento de intuições e palpites.

5) Boa Relação com os Fornecedores

A satisfação dos requisitos e expectativas dos clientes implica na relação de benefícios mútuo com os fornecedores. Uma vez que o fortalecimento dessa parceria garante a continuidade da aquisição dos insumos para o fornecimento dos produtos ou serviços prestados e a permanência de ambas no mercado.

6) Visão Sistêmica

A compreensão de todos os processos e as suas inter-relações são primordiais para o gerenciamento desses e se alcançar o objetivo final. Deve-se identificar todos os inputs e outputs de cada etapa e dos processos de forma sistêmica, de modo a entender o impacto de uma mudança em apenas uma etapa no sistema inteiro. Por conseguinte, os líderes tornam-se mais capazes para a tomada de decisão em organizações nas quais a gestão da qualidade foi bem implementada, aumentando os lucros.

7) Gerenciamento por processos

Com o objetivo de alcançar as metas e seguir as estratégias traçadas, o gerenciamento de todos os recursos e atividades de uma organização como um processo é fundamental. Uma vez que o mapeamento dos recursos e compreensão dos métodos necessários para a realização desses processos permite identificar com maior eficiência as causas das não-conformidades e auxilia no estabelecimento de metas.

8) Conscientização de todos os colaboradores

O envolvimento de todas as pessoas da organização com as suas metas, seus resultados e sua estratégia é crucial para o crescimento da companhia. Pois quando todos os colaboradores, independentemente do seu nível hierárquico, compreendem o impacto do seu trabalho no resultado final da empresa, o engajamento para o cumprimento das metas aumenta. Para isso, também é necessário o treinamento adequado deles e maior participação dessas instâncias na resolução de problemas.

Em suma, implementar um sistema de gestão da qualidade nas empresas não é uma tarefa fácil, por isso, conhecer as diretrizes da ISO 9001 e os princípios desse sistema é fundamental. Saiba mais sobre qualidade nesse artigo sobre: Gestão empresarial para micro e pequenas empresas

Ficou com alguma dúvida sobre a gestão da qualidade? Deixe o seu comentário e não perca as próximas postagens do Blog de Engenharia da Fluxo.

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Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

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Você já pensou durante quantas gerações uma empresa familiar em média sobrevive? Administrar uma empresa…

This Post Has 7 Comments
  1. Descubra as Vantagens de Mapear os processos da sua empresa. disse:
    março 19, 2016 às 11:22 am

    […] Muitos desses gargalos possuem uma ampla gama de melhorias que podem ser realizadas após sua identificação, sendo possível desenvolver planos de ação e a partir disso trabalhar o melhor funcionamento da produção, ou até mesmo implementar um sistema de gestão de qualidade. […]

    Responder
  2. Gestão acessível a micro e pequenas empresas-Fluxo disse:
    abril 22, 2016 às 1:02 pm

    […] Qualidade […]

    Responder
  3. rogerio disse:
    novembro 8, 2016 às 2:44 pm

    boa definição de sistema de gestão de qualidade e finalidades

    Responder
  4. O que é PDCA e como ele é aplicado na gestão - 12minutos - Blog disse:
    janeiro 11, 2018 às 1:34 pm

    […] empresas utilizam várias ferramentas eficazes de gestão da qualidade. O PDCA é uma delas. Mas, o que faz do PDCA algo tão […]

    Responder
  5. tayse marcela disse:
    março 1, 2018 às 12:23 am

    estou fazendo curso de engenharia de produção
    e estou pensando em temas para tcc e Sistema de Gestão da Qualidade: o que é e por que implementar e um dos temas que pensei .
    e um outro de
    gestão de qualidade seis sigma e a importância na empresa
    a importancia do seis sigma e a ferramenta do dmaic e dmadv .

    Responder
    1. Fluxo Consultoria disse:
      março 6, 2018 às 9:29 pm

      Boa noite Tayse,

      Ficamos felizes com os temas que você tem estudado e esperamos que nossos artigos possam te ajudar ainda mais!

      Responder
  6. Jorge Cotoman disse:
    março 16, 2018 às 1:26 am

    Gostaria de saber como funciona o sistema. Favor fornecer maiores detalhes.
    Grato

    Responder

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