Fato é que todos os proprietários de pequenos negócios têm em comum o mesmo objetivo: o crescimento progressivo e o ganho de espaço no mercado competitivo. As chances disso acontecer aumentam com um sistema de gestão para pequenas empresas.
É sempre importante procurar medidas e ferramentas capazes de aumentar a autoridade empresarial, auxiliando no seu crescimento e na sua sucessão.
Com o avanço da tecnologia, as estratégias de crescimento foram sendo adaptadas e aprimoradas significativamente para o meio digital.
Além disso, o avanço também possibilitou a criação de softwares específicos para ajudar e sistematizar as empresas na sua organização.
Sendo assim, as tecnologias inovadoras conseguem facilitar e otimizar os processos de gestão sem a necessidade de empilhar milhares de documentos físicos e não funcionais.
Dentre elas, podemos citar o sistema de gestão para pequenas empresas, ferramenta fundamental para todo e qualquer proprietário que deseja tornar a organização e administração da sua empresa assertiva.
Para entender o que é o sistema de gestão e a sua importância para pequenas empresas, bem como todos os benefícios existentes em implementá-lo, basta nos acompanhar na leitura dos seguintes tópicos:
- O que é sistema de gestão e como ele funciona?
- O real significado do sistema de gestão para pequenas empresas;
- Conclusão.
O que é sistema de gestão e como ele funciona?
Também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning, em tradução livre: Planejamento dos recursos da empresa), o sistema de gestão é uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar, otimizar e facilitar os processos de gestão empresarial, tornando-os práticos e assertivos.
A ferramenta funciona a partir de um software, desenvolvido especialmente para atender as necessidades de administração empresarial, envolvendo e unificando todos os setores existentes, centralizando a gestão.
Dessa forma, o software será responsável por gerenciar aspectos importantes para toda a empresa, desde o monitoramento de vendas até o controle financeiro.
Para te fazer entender melhor como um sistema de gestão funciona, iremos dar exemplos de aspectos gerenciados por ele:
- Setor financeiro, analisando faturamentos, ativos e passivos;
- Número de vendas;
- Índices de produtividade;
- Armazenamento de dados;
- Automatização de processos manuais (Como a geração de boletos);
- Gestão de estoque;
- Gestão e otimização de processos, dentre outros.
Os exemplos citados acima são só alguns dos diversos existentes, tendo em vista a grande abrangência dos sistemas de gestão, capazes de unificar todo o negócio em um único software.
Por isso, é um investimento certeiro e extremamente benéfico para micro e pequenas empresas.
O real significado do sistema de gestão para pequenas empresas

Como dito anteriormente, o ERP é capaz de unificar e centralizar toda a gestão empresarial.
Essa característica por si só já gera bastante facilidade para a empresa em questão, mas, o sistema vai além e oferece soluções e benefícios incontestáveis para as corporações.
Dentre todas as soluções e vantagens existentes em implementar um sistema de gestão no seu pequeno negócio, podemos citar como principais:
- Acesso a todos os setores empresariais em um único software
Seja o setor financeiro, o de estoque ou o de recursos humanos, todos estes tornam-se centralizados e são unificados em um mesmo local.
Assim, há a possibilidade de análise simultânea de diversos setores, melhorando processos e viabilizando a visualização da situação geral da empresa.
- Redução de custos
Como o ERP possibilita a automação de processos, a tendência é que os custos com os mesmos sejam reduzidos significativamente.
Logo, os passivos diminuem e o lucro aumenta consideravelmente, tendo em vista o aumento na parte do faturamento sem destino pré-definido.
- Redução de intercorrências operacionais e financeiras
Por proporcionar atualizações constantes da situação geral da empresa, há também a possibilidade de analisar criteriosamente as condições atuais e planejar-se adequadamente para possíveis erros operacionais ou intercorrências financeiras.
Assim, as chances de problemas empresariais que impossibilitem ou atrasem o crescimento e a manutenção da empresa diminuem significativamente.
Por isso, é imprescindível utilizar os dados contidos no software ao seu favor.
- Armazenamento seguro e digital de dados
Como bem sabemos, a tecnologia mudou toda a forma de funcionamento empresarial.
Dentre as principais mudanças, está o armazenamento de dados, que passou de grandes empilhados de papéis e documentos físicos a versões digitais dos mesmos.
Além de economizar espaço físico empresarial, também é feito de forma segura e seguindo as normas da LGPD.
Por isso, é uma ótima alternativa de manipulação e armazenamento de informações pessoais e cadastrais.
- Evolução empresarial
Com as melhorias significativas decorrentes da gestão efetiva, há uma evolução significativa.
Afinal, todos os processos são comandados e coordenados pela gestão, e com a melhora da mesma, há consequentemente a melhora de todo o funcionalmente empresarial.
Lembre-se sempre: a gestão do seu negócio é quem irá definir o rumo do seu sonho, podendo destruir ou concretizar o mesmo.
- Conquista e fidelização de público
Uma empresa bem administrada reflete isso em seu atendimento e na qualidade de serviço prestado e/ou produto vendido.
Com esse aumento da qualidade, há consequentemente o aumento de satisfação e a conquista e fidelização de público.
- Análise de dados reais e fidedignos
Como dito anteriormente, o sistema de gestão possibilita a análise simultânea de todos os setores empresariais pela centralização dos mesmos.
Assim, é possível ter sempre em mãos dados reais e fidedignos para a análise dos mesmos.
- Melhoria nas tomadas decisivas
A partir dos dados citados anteriormente, é possível tomar decisões fundamentadas e funcionais para a situação real da empresa.
Dessa forma, há melhoria nas tomadas decisivas, que tornam-se muito mais assertivas e condizentes com as condições existentes no negócio.
- Geração de relatórios
O ERP também gera periodicamente relatórios contendo todas as informações empresariais necessárias, possibilitando a constatação e a análise de dados.
Além disso, a partir desses relatórios também é possível comparar a situação da empresa ao longo do tempo, analisando a sua evolução e a sucessão da mesma.
- Integração com outras ferramentas
Caso a sua empresa utilize outras ferramentas tecnológicas, não há problema algum.
É possível integrar outras ferramentas ao sistema de gestão principal, possibilitando a melhor utilização possível das tecnologias em prol do seu negócio.
Por isso, use e abuse de todos os meios existentes, investindo significativamente no crescimento do seu negócio.
- Planejamento
O planejamento é a chave de garantia de um futuro satisfatório e promissor.
Por isso, contar com a possibilidade de planejar ações e medidas futuras, baseadas em objetivos pré definidos é fundamental.
Afinal, como dito por John L. Beckley:
“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”
Veja mais
- 7 Dicas importantes para montar sua linha de produção
- Consultoria de processos: o que é e o que faz
- 6 Benefícios do planejamento estratégico em tempos de crise
Conclusão
Por fim, vale salientar a importância de conhecer os tipos de sistema de gestão existentes e o que melhor atende às necessidades da sua empresa.
Afinal, diferentes negócios possuem diferentes demandas e há opções suficientes disponíveis no mercado para a solução de cada uma delas.
Lembre-se que as ferramentas estão ali para facilitar e otimizar os processos empresariais, por isso, precisam ser entendidas e estudadas antes de implementa-las.
Isso porque, de nada adianta a utilização de um software sem o conhecimento necessário do mesmo.
Por isso, procure se aprofundar ainda mais no tema para a melhor definição e escolha de um ERP.
Após isso, basta implementar e aproveitar de todas as funcionalidades e vantagens existentes.
Ademais, esperamos que esse artigo tenha sido útil para te fazer entender a importância de contar com um sistema de gestão em pequenas empresas.
Caso tenha interesse em ler artigos semelhantes a esse, basta clicar aqui e você será redirecionado ao nosso blog.
This Post Has 0 Comments