skip to Main Content
Sistema Fotovoltaico: TUDO O Que A Sua Empresa Precisa!

Sistema Fotovoltaico: TUDO o que a sua empresa precisa!

O que é sistema fotovoltaico?

O sistema fotovoltaico é responsável pela produção de energia elétrica a partir de um recurso natural inesgotável e abundante: os raios solares.  

É composto por painéis solares fotovoltaicos, onde estão presentes as células fotovoltaicas.

O que são células fotovoltaicas?

São estruturas construídas com materiais semicondutores, responsáveis pelo efeito fotovoltaico (o qual será explicado ao decorrer do texto).

As células são conectadas entre si por um fio condutor e ficam enfileiradas em série, sendo cobertas por vidro antirreflexo, incidentes ao sol.

Abaixo das células há uma caixa de junção que liga os painéis entre si, e fica conectada a um inversor, que será responsável por converter a corrente elétrica gerada.

Como o sistema fotovoltaico funciona?

O princípio geral da produção de energia elétrica a partir dos raios solares, é o efeito fotovoltaico.

Esse efeito ocorre graças aos átomos de silício contidos nos painéis fotovoltaicos, que ao colidir com os raios solares provocam deslocamento de elétrons e geram energia.

A partir disso, os outros processos serão distintos de acordo com o tipo de sistema fotovoltaico escolhido por você.

Existem três tipos de sistemas, cada um com suas especificidades e com diferentes características para atender melhor a todas as necessidades e grupos existentes, sendo eles:

·        Sistema fotovoltaico conectado à rede (On-grid):

Após a produção da energia fotovoltaica pela colisão entre os fótons dos raios solares e os átomos dos painéis, a mesma é convertida por um inversor, passando de corrente contínua a uma corrente elétrica alternada, adequando-se ao tipo de corrente necessária para o funcionamento de equipamentos e possibilitando a distribuição e o uso da energia em residências e empresas.

Nessa alternativa de sistema, existe uma ligação com a rede de energia da sua cidade, que abate a conta de luz pela energia produzida, a partir de créditos ofertados por cada kWz gerado.  

Entretanto, não é possível anular os custos da conta de luz, visto que os tributos mínimos continuarão sendo cobrados e taxados pela rede de energia.  

Esse é o tipo mais utilizado em residências, por ser o de menor custo.  

·        Sistema fotovoltaico isolado (off-grid):

Nesse sistema não há qualquer ligação com rede elétrica. Dessa forma, a energia produzida irá ser de uso direto da sua residência, não haverá conta de luz e sua produção será autossuficiente.

A eletricidade produzida é armazenada em baterias, as quais permitem o contínuo funcionamento da demanda energética em períodos escuros ou de pouca incidência de raios solares.

Esse tipo de sistema é ideal para áreas isoladas, onde não há rede de eletricidade disponível.

Mas, costuma ser mais caro do que o anterior, em função do custo adicional das baterias necessárias para armazenamento de energia.

·        Sistemas fotovoltaicos híbridos

O sistema fotovoltaico híbrido junta as duas alternativas e possibilita o uso dos dois processos distintos de acordo com a sua necessidade momentânea.

Dessa forma, além de estar conectado a uma rede também está conectado a baterias armazenadoras.

Com a ativação ou desativação de uma dessas alternativas, a outra assume a assistência energética e fornece a eletricidade necessária. Por exemplo, quando houver queda na rede conectada, os aparelhos continuarão funcionando, graças as baterias alimentadas com a energia gerada a partir do sistema Off-gride.

Essa é a alternativa mais cara existente.

Cuidados necessários após a instalação de um sistema

É importante fazer uma lavagem dos painéis solares a cada 4 ou 6 meses, dependendo dos fatores climáticos de cada lugar.

Se perceber alguma alteração em seus painéis ou até mesmo na produção, é importante contatar um especialista para a inspeção da possível causa.

Por que a sua empresa precisa de um sistema fotovoltaico?

Entender todos os benefícios da energia solar é importante para reconhecer a necessidade de adotá-la em seu imóvel empresarial. Sendo assim, preparamos uma lista com os principais deles:

Contribui com o meio ambiente e é inesgotável

A energia solar é renovável, sustentável e limpa. Sua produção não causa danos ambientais, é feita de forma abundante e efetiva durante todo o ano.

Dessa forma, sua empresa torna-se mais verde ao agir de forma ecológica e positiva, não contribuindo significativamente para a degradação de recursos naturais fundamentais, além de conquistar novos públicos e investimentos que apoiem a causa e essa alternativa de produção energética.

Produção própria

Ao adquirir um sistema fotovoltaico você produz a sua própria energia, sem depender de empresas e corporações elétricas.

Logo, não terá mais que se preocupar com contas de luz caríssimas, livrando-se de um custo mensal significativo e recuperando o valor investido em um período que vai de 4 até 9 anos, representando uma economia a médio e longo prazo de 95%.

Valorização do seu imóvel

Com a instalação de um sistema fotovoltaico o seu imóvel fica muito mais valorizado, atraindo investidores e até mesmo compradores interessados nesse tipo de energia.

Se por algum motivo você precisar vender o seu imóvel, receberá muito mais por ele do que receberia se fosse uma construção convencional.

Vida útil longa

Possui vida útil de 25 anos no mínimo, podendo durar até 50 sem necessidade de manutenção e, quando a manutenção se fizer necessária, a mesma apresenta baixo custo.

Sendo assim, te livra de gastos excessivos com eletricidade pelos 25 anos após a instalação, sendo um excelente custo benefício a médio e longo prazo.

Renda extra

Quando há excesso de produção, ou seja, quando os painéis produzem mais energia do que a necessária para uso próprio, a eletricidade restante pode ser vendida e comercializada, sendo uma fonte de renda extra para o seu negócio.

Efetividade

É extremamente efetiva, muitas vezes excedendo até mesmo a quantidade necessária de produção.

Um painel de 100 Wp, por exemplo, pode produzir de 12 a 20 kWh por mês, e as alterações na quantidade de eletricidade produzida podem acontecer de acordo com as variações climáticas, inclinação dos painéis, etc.

Ainda com essas interferências, o nosso país oferece raios solares suficientes durante todo o ano, sendo uma fonte energética inesgotável e de grande proveito.

Por fim…

Agora que você conhece detalhadamente o sistema fotovoltaico, entende seu funcionamento, as alternativas e os benefícios existentes, basta falar com um dos nossos consultores para esclarecer as suas necessidades, saber qual o melhor tipo de sistema para a sua empresa e fazer um orçamento de forma simples e prática clicando aqui

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *