Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Climate Positive: como fazer parte desse movimento?

O Climate Positive vem sendo uma tendência cada vez mais necessária. Num contexto onde, Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 8 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido à poluição do ar ambiental, as questões climáticas estão em alerta constante. E engana-se quem pensa que esse assunto deve ser preocupação exclusiva do governo, ele precisa ser debatido por cada um de nós.

É por esse motivo que muitas empresas pautam seus valores em cima de um envolvimento no combate às alterações climáticas, alinhando seu modelo de negócio a um modelo muito mais sustentável, independente do setor em que estão inseridas.

Por onde começar?

Primeiro, é importante parar para pensar na dívida que temos com o nosso planeta. Anualmente, são emitidos cerca de 50 bilhões de toneladas de gases com efeito estufa e os danos a longo prazo podem ser catastróficos.

É aí que entram iniciativas para a descarbonização, com o intuito de que o planeta passe a sofrer menos impactos negativos relacionados aos recursos, biodiversidade, ecossistemas, turismo e saúde.

O que o Climate Positive engloba?

Embora ainda não entendamos completamente o que podemos fazer para tornar os impactos humanos positivos para o Planeta Terra, um dos principais passos neste caminho é tornar nossos produtos e/ou locais capazes de remover mais emissões nocivas do que as criadas durante o seu ciclo de vida ou atividade.

fluxo banner

Ou seja, ser positivo para o clima anda junto com o conceito de ser neutro em emissões de carbono e tem o objetivo de absorver as emissões de CO2 já presentes na atmosfera, enquanto se abranda as próprias emissões, com medidas específicas para chegar próximo de criar um benefício ambiental.

Como minha empresa pode colaborar?

De forma macro, as empresas que se dispõem a serem Climate Positive precisam repensar suas práticas em três etapas: medir, gerir e compensar sua pegada de carbono.

1. Medir: calcular essa emissão de carbono não é tarefa fácil, mas uma presa precisa analisar e ter em números as emissões que ela será responsável do início ao fim das suas atividades. Essa medida precisa incluir tanto o CO2 (dióxido de carbono), quanto outros gases como o N2O (óxido nitroso) e o CH4 (metano).
  2. Gerir: após o entendimento das quantidades, a empresa deve colocar em prática metas e ações que irão reduzir as emissões, priorizar recursos renováveis, reduzir o desperdício e outros vieses sustentáveis.
  3. Compensar: as empresas devem compensar as emissões que, inevitavelmente, produzem com a sua atividade, utilizando soluções baseadas na natureza ou através de tecnologia e investindo em projetos ambientais, como a energia renovável.

Além desses pontos, pensar na inovação e investir em pesquisas também são papéis muito importantes no combate às alterações climáticas e podem fazer toda a diferença. Associado a isso, divulgar essas iniciativas e cobrar posição de outras entidades e governos, disseminando esse impacto positivo.

Esse artigo foi útil?

Se sim, a Fluxo é a solução que você precisa! Fica ligado no nosso blog para mais matérias que podem te auxiliar a impulsionar o seu negócio.

E não esqueça: se tiver qualquer dúvida clica aqui e fala com a gente!

Banners6
Banners7

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.