Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

O Meio Ambiente e os negócios: como colaborar?

As ações humanas que impactam o meio ambiente são, cada vez mais, motivo de preocupação global. Por isso, tem se intensificado a fiscalização dos órgãos responsáveis, com o intuito de garantir que as leis ambientais sejam cumpridas.

Nesse contexto, a poluição das águas se tornou uma das formas de poluição preocupantes, já que a sobrevivência da nossa sociedade depende muito da relação com esse recurso natural. É importante lembrar que a água disponível para uso em nossas atividades diárias é apenas 0,03% de toda a água do planeta e que outras formas de poluição, como do ar ou do solo, geralmente acabam atingindo as águas.

Assim, descartes realizados de forma errada e desperdícios durante uma produção, geram grandes impactos ao meio ambiente e, infelizmente, são comuns tanto em processos industriais como em condomínios, por exemplo.

Como proceder?

Primeiro, você precisa saber que o tratamento de efluentes é exigido por lei. Ele consiste em uma série de processos que irão eliminar os compostos contaminantes presentes em líquidos nos resíduos antes de serem devolvidos à natureza ou reutilizados para outros fins.

Estes efluentes que precisam ser tratados são divididos em duas categorias: os industriais e os domésticos. De acordo com sua categoria, existem as formas adequadas de limpeza desse líquido e sua categoria também é fator determinante para entender se ele pode ser reutilizado ou se pode ser devolvido para a natureza.

Em relação às indústrias, os despejos líquidos são provenientes das áreas de processamento industrial, incluindo os provenientes das etapas de produção, de lavagem, de limpezas e outras fontes.

É seguro reutilizar um efluente tratado?

Sim. O efluente tratado pode ser reutilizado, isso desde que seus parâmetros estejam de acordo com a atividade a qual será destinado. Inclusive, ao reutilizar os efluentes tratados, você consegue diminuir a demanda de água para a realização das atividades da sua empresa, diminuindo o consumo de recursos hídricos.

Como a Fluxo pode me ajudar?

Para solucionar essa situação, oferecemos um Projeto de Tratamento de Efluentes, onde analisamos o processo em questão e quais efluentes são gerados, formas de reutilizá-los e descartá-los de forma adequada.

Quer saber mais? Fala com a gente clicando aqui!

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.