skip to Main Content
Pessoas Aprendendo Sobre Sustentabilidade Empresarial

Veja as vantagens da Sustentabilidade Empresarial para o seu negócio!

Um dos assuntos que mais tem ganhado destaque no mundo dos negócios é a sustentabilidade, afinal, tem se tornado cada vez mais necessário a preocupação em como utilizar recursos naturais de forma sustentável, por isso, empresas estão se posicionando de forma mais consciente, ecologicamente falando. 

Com isso, um tema pertinente ao desenvolvimento sustentável é a sustentabilidade empresarial, que por meio da inovação e criatividade elaboram planos que visam maneiras de negócios crescerem e prosperarem sem aumentar os impactos ambientais negativos, já que muitas vezes as atividades empresariais são responsáveis por essa parcela.

Então, se você tem interesse sobre esse tema, deseja conhecer mais sobre a sustentabilidade empresarial e quais vantagens ela traz ao seu negócio quando implantada, sugiro que continue a leitura, logo abaixo!    

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações de responsabilidade ambiental adotadas por uma empresa, sendo priorizadas políticas sustentáveis ao se tomar todas as decisões estratégicas do negócio, desde como serão feitas as operações até o tipo de produto da empresa.  

Portanto, para uma empresa ser reconhecida como tendo sustentabilidade empresarial precisa adotar atitudes que tenham um baixo nível de impacto ambiental, bem como responsabilidade social e, claro, ser viável economicamente. 

Veja a seguir o tripé da sustentabilidade empresarial: 

  • Ambiental: ações que contribuem no relacionamento entre a empresa e os colaboradores, sociedade e comunidade.  
  • Social: medidas que minimizem o impacto ambiental negativo no planeta como, por exemplo, redução de resíduos e implementação de projetos ambientais. 
  • Econômico: garantir a viabilidade do negócio por meio de práticas e planos de gestão, que auxiliem na área financeira e no desenvolvimento de projetos.  

Quais as vantagens da sustentabilidade empresarial?

Além da sustentabilidade ser uma maneira de agir em prol de preservar o planeta e os recursos naturais para gerações futuras, ou seja, proporcionando um desenvolvimento da sociedade de forma mais sustentável, também podemos relatar algumas vantagens que ela traz para sua empresa:

#01. Agrega valor a sua marca

Não é só ter um atendimento eficiente ou oferecer um produto de qualidade que fará sua marca ser reconhecida, mas também em como ela se posiciona e faz diferença no mundo! Como mencionado acima, o tripé da sustentabilidade empresarial agrega valor a sua marca uma vez que os consumidores buscam empresas que não pensem só em lucro, mas que tenham um comprometimento com essas esferas ambiental, social e econômica.

Então, engajar sua empresa a pensar e agir de modo mais sustentável vai melhorar a imagem da sua marca diante do mercado e dos clientes.  

#02. Colaboradores mais motivados 

Ao implantar medidas sustentáveis em um negócio, isso requer o empenho de todos os colaboradores da empresa para se organizarem a fim de atingir o objetivo, com isso, à medida que os colaboradores trabalham sabendo com foco na causa ambiental, maior será a motivação em querer realizar, já que tem a ideia de estarem trabalhando para algo maior (um mundo melhor).

Portanto, torna-se mais prazeroso para os colaboradores desempenharem as atividades cotidianas no ambiente de trabalho quando se mantém a ideia de que todo trabalho é planejado com base na responsabilidade ecológica. 

#03. Mais produtividade 

Quando a empresa decide tomar atitudes de mais consciência ambiental, isso reflete em parar com alguns hábitos nocivos que reproduzimos muitas vezes no dia a dia como, por exemplo, imprimir uma quantidade de páginas desnecessárias, ou esquecer de apagar as luzes ao sair de uma sala, ou quando está um dia ensolarado e as luzes penetram a janela. 

Esses mínimos detalhes fazem toda diferença para o meio ambiente e, claro, no valor da conta de luz no final do mês, sendo uma vantagem mais econômica.  

#04. Mais oportunidades de negócio

Ser sustentável proporciona o diferencial que enquadra sua empresa nos pré-requisitos de investidores potenciais, além desse progresso empresarial e meio ambiente estarem caminhando para ser um padrão no futuro próximo, existem investimentos financeiros provenientes que são aplicados apenas em empresas que levantam a bandeira da sustentabilidade.      

#05. Competitividade no mercado

Os negócios que focam nos aspectos ambientais e sociais atingem um diferencial no mercado diminuindo, assim, a concorrência e aumentando a competitividade. 

Uma pesquisa feita pela consultoria PwC, em 2015, revelou quais países possuem mais consumidores que buscam adquirir serviços e produtos de empresas que vestem a camisa da sustentabilidade, e o Brasil está entre esses países que possuem mais consumidores preocupados com o meio ambiente.   

E não é à-toa essa constatação, em 2013 foi realizado um estudo pelo instituto Akatu, onde mostrou que os brasileiros têm adquirido práticas e comportamentos mais sustentáveis, sendo considerado por 52% dos entrevistados de que são influenciados por empresas que se posicionam de forma mais sustentáveis na hora de escolher o produto.  

Dicas de como aplicar em sua empresa

Aplicar a sustentabilidade empresarial no seu negócio é mais fácil do que se imagina! Comece com uma cultura organizacional focada na sustentabilidade. Veja a seguir algumas dicas práticas: 

  • Recicle materiais, você pode optar por embalagens feitas de material reciclado; 
  • Reutilize matéria-prima, é possível utilizar a água da chuva, por exemplo;
  • Busque insumos ecológicos;
  • Use de forma eficiente água e energia, que tal utilizar melhor a luz natural?;
  • Utilize energias limpas, a energia solar é uma ótima alternativa;
  • Descarte adequadamente os resíduos;
  • Digitalização de documentos;
  • Home-office, esse é um exemplo que tem como vantagem a economia de energia;
  • Incentive os colaboradores a utilizarem os transportes alternativos ou de menor impacto ambiental, como bicicleta, ônibus, etc.;
  • Faça parcerias com organizações que também tenha como objetivo o desenvolvimento sustentável;
  • Desenvolva projetos sociais para conscientização ambiental e projetos ambientais; 

Existem alguns tipos de relatório e índices nos quais é possível mensurar e avaliar o grau de sustentabilidade de um negócio, isso é importante para comprovar os resultados de todas as ações do plano de sustentabilidade da empresa, além de garantir o fomento para projetos e investir mais na área. 

É importante também levar em consideração os aspectos sociais e ambientais para integrar ao relatório, não apenas focando no viés sustentável. 

Algumas ferramentas são específicas para sustentabilidade empresarial a fim de mensurar esses dados, que permitem comprovar a eficácia dessas medidas.

Como exemplo de ferramenta de mensuração podemos citar a FVtool (Financial Valuation Tool for Sustainability Investments), que tem ajuda a empresa na elaboração do valor a partir do investimento em ações sustentáveis, tem como objetivo identificar o portfólio mais em conta para proporcionar o máximo de valor comercial e social.

Outra ferramenta é a SEAT (sigla de Ferramenta Para Avaliação Socioeconômica), sendo considerada uma das melhores ferramentas de mensuração de impacto social no mundo, que na verdade é um conjunto de ferramentas que auxiliam na avaliação socioeconômica.  

Conclusão

E para concluir, a sustentabilidade empresarial segue três aspectos na hora de fazer o planejamento estratégico do negócio, são eles: o ambiental, visando minimizar os impactos negativos no meio ambiente; o social, elaborando planos para um desenvolvimento sustentável; e o econômico, que garanta a viabilidade do empreendimento.

Além de focar não só no presente e nos recursos futuros para as próximas gerações, a sustentabilidade empresarial proporciona várias vantagens também de interesse econômico, como otimização da marca, maior competitividade e por aí vai. E claro, mencionar a aplicabilidade que é implantar atividades sustentáveis seja qual for seu negócio! 

Sinta-se motivado para mudar seus hábitos em hábitos mais conscientes ecologicamente, o planeta agradece! =D 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *