skip to Main Content
Aplicativo Viável: Como Validar Sua Ideia No Mercado

Aplicativo Viável: Como validar sua ideia no mercado

O que é um aplicativo viável? Como validar a sua ideia no mercado e investir tendo a certeza de que terá retorno? Como ir de uma simples ideia a um app pronto, lucrativo? Essas são perguntas que muitos empreendedores se fazem quando decidem investir no mercado de apps.

Pois o processo de validação é um dos mais importantes para a concretização de qualquer negócio, já que é através dele que se descobre se o investimento realmente valerá a pena e o que precisa ser feito para que os resultados apareçam. E no concorrido e já saturado mercado mobile, este processo é ainda mais crucial.

E embora ele não seja o mesmo para todas as ideias, abaixo trouxemos algumas das etapas mais importantes para que você valide a sua ideia no mercado e chegue a um app lucrativo.

Pesquisa de mercado para um aplicativo viável

Assim como para qualquer ideia de negócio, seja ele online ou físico, a pesquisa de mercado é uma das etapas mais importantes para testar a viabilidade de um app. Pois é através da pesquisa de mercado que você descobre se a sua ideia já não está sendo explorada, os possíveis clientes e concorrentes, como o mercado em que você pretende se inserir funciona e diversas outras questões que, em conjunto, te dirão se vale a pena investir.

E a primeira coisa que você deve tentar descobrir através da sua pesquisa é se a sua ideia de app é o remédio para as dores de alguém. Isso porque um aplicativo viável sempre tem que ser a solução para determinado problema. Afinal, ninguém vai pagar por algo que não lhe ajudará de alguma forma, não é mesmo?

Porém, muito provavelmente, você vai descobrir que o problema que você deseja resolver com seu app já tem uma ou várias soluções, pois a concorrência no mercado mobile é gigante. E aí cabe a você avaliar se a sua solução é mais interessante e, se não, o que você pode fazer para torná-la assim.

Mais à frente na sua pesquisa, você precisa estudar os concorrentes – como você pode se diferenciar deles?, Os possíveis clientes – quem são eles e o que eles precisam que não encontram nas outras soluções disponíveis?, canais de marketing – como você pode chegar até o público e mostrá-lo a sua solução?.

Um aplicativo viável precisa ter respostas para estas e muitas outras perguntas, pois são elas que te dirão o que você precisa mudar ou adaptar na sua ideia. E essas respostas, só uma pesquisa de mercado pode dar.

O feedback é extremamente importante

Normalmente, quando temos uma boa ideia de negócio, seja ela de um app ou não, a guardamos só para nós com medo do que as pessoas vão pensar ou até mesmo de que alguém a roube. Porém, o que as pessoas pensam da sua ideia é extremamente importante para testar sua viabilidade.

Isso porque, na nossa cabeça, a ideia sempre é perfeita, é a solução pra tudo e vai ter sucesso certeiro. Mas a realidade não é bem essa e o que vai colocar os seus pés no chão de verdade é a opinião de terceiros. Até porque, um aplicativo viável para você não importa, ele precisa ser viável para as outras pessoas.

Então, não tenha medo e compartilhe a sua ideia de app, sempre atento para ouvir o que vai vir como resposta. Se possível, realize uma pesquisa de opinião, procure conversar com players do seu mercado ou até faça uma consultoria com uma empresa especializada. Quanto mais informações e opiniões você obtiver melhor.

Mas, obviamente, tenha cuidado e compartilhe a sua ideia apenas com pessoas de confiança. Não deixe, também, de sempre pedir opiniões críticas e construtivas, sendo sempre cauteloso com a avaliação de pessoas muito próximas a você, pois a imparcialidade, nesses casos, é menor.

Produto viável mínimo (MVP)

O produto viável mínimo, conhecido pela sigla em inglês MVP, é uma estratégia que visa testar a viabilidade de um produto de um modo muito mais avançado e eficiente. A ideia aqui é evitar investir muito em algo que pode vir a falhar, desenvolvendo uma versão enxuta e com um conjunto mínimo de recursos do produto, que sejam o suficiente apenas para a realização de testes com o público.

A partir destes testes, você pode recolher uma série de informações, opiniões, ver o que está dando certo e o que precisa mudar e, o mais importante, ver se o seu app é viável no mercado. O MVP também é uma forma de conseguir investimento, pois uma vez que a ideia for validada, fica mais fácil convencer os investidores.

Caso o seu MVP se mostre promissor, talvez já seja hora de começar a investir pra valer e a desenvolver a versão final do seu aplicativo. Mas sempre tendo em mente que um aplicativo viável ainda precisa ser polido, aprimorado, testado e retestado antes de, efetivamente, chegar ao mercado, principalmente se existe um grande investimento envolvido.

Para um aplicativo viável, pesquisa e planejamento são fundamentais

Um aplicativo viável envolve sempre muita pesquisa e muito planejamento, pois uma ideia é sempre uma pedra bruta que precisa ser polida, moldada e desenhada até chegar ao seu estado final, brilhante, bonita e pronta para chegar ao mercado.

Então, tenha paciência e pesquise e planeje ao máximo. Trabalhe na sua ideia, adapte, readapte, mude, invista, não tenha pressa. Tornar um aplicativo viável leva tempo e muito investimento, mas ao fim você tem nas mãos um diamante lucrativo.

Quer saber se sua ideia de aplicativo é viável?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *