skip to Main Content
Automação Comercial: Como Tornar Seu Comércio Mais Inteligente

Automação Comercial: Como tornar seu comércio mais inteligente

Quer impulsionar seu comércio com o uso de tecnologia? Você já conhece o termo IoT? Isso pode automatizar seus serviços e facilitar seu negócio! Tudo o que você precisa saber sobre automação comercial está aqui.

Mas, afinal, o que é IoT?

IoT (internet das coisas, em português) é um conceito que, como o próprio nome já diz, se refere à coisas conectadas à internet. Qualquer aparelho que possa se comunicar com a internet, com um banco de dados, ou com outros dispositivos, já pode ser incluído no conceito de IoT. Um exemplo simples seria o da geladeira inteligente. Imagine uma geladeira recheada de sensores e com conexão à internet. Então, graças a conexão ela imediatamente acessa a internet. Quando percebe que o leite acabou, compra mais uma caixa e manda entregar na sua casa. Isso é um exemplo de IoT aplicado a uso doméstico. Mas e em relação ao comércio? Como isso se aplicaria?

automação comercial

IoT e automação comercial

Essa interação entre dispositivos e internet permite que haja um controle automático de vários recursos e dados, que são trabalhosos e difíceis de se ter uma gestão analógica, manual. Isso nos traz ao cerne deste artigo, a automação do comércio por meio de IoT, encurtar distâncias, utilizar da automação comercial como um intermediário facilitador entre varejista e serviços. Agora você deve estar se perguntando quais as aplicações deste conceito no setor terciário afinal?

Listamos abaixo 5 aplicações de automação comercial que você pode implementar no seu negócio!

  1. Automação de Controle de Estoque

automação comercial

Aqui com o uso de sensores, câmeras e embarcados conseguimos ter um visão completa dos produtos disponíveis em estoque. Além disso, temos a possibilidade de ter uma tomada inteligente de decisões como controlar o pedido de novas peças ou produtos.

A partir dos dados coletados conseguimos informações valiosas como quais produtos mais saem, quais estão começando a ter mais demanda e quais estão tendo menos rendimento. Com a conexão com a internet, prever quais são as tendências do mercado e ficar muito à frente de concorrentes. Além disso, podemos evitar inúmeros erros comuns de serem cometidos caso a gestão do estoque não seja eficaz.

Confira agora nosso artigo sobre os 7 passos para uma excelente gestão do seu estoque!

  1. Logística

automação comercial

Na questão de logística, a automação entra no quesito da otimização das rotas, a partir de monitoramento em tempo real. Então, o tempo transportando mercadorias e o gasto com esse transporte será reduzido com a definição de melhores rotas de maneira tão rápida.

A partir de decisões inteligentes, dados e uma conexão com a internet, pode-se ter um aprimoramento dos trajetos em tempo real para a frota de transporte do varejista.

Além disso, não é necessária a intervenção humana. Isso garante um aumento no desempenho e eficácia do transporte das mercadorias e uma economia para a empresa, tanto em mão de obra como monetária.

  1. Controle de Fluxo

Com a devida análise do fluxo dentro do comércio, pode-se ter uma compreensão da jornada do cliente dentro do estabelecimento, isto é, todo o percurso do cliente desde quando entra na loja até efetuar a compra. A partir de uma análise automatizada podemos entender padrões e estabelecer melhores layouts (disposição de produtos e/ou recursos do estabelecimento).

Conseguimos também ter dados de quantas pessoas entram ou saem da loja, e um mapeamento de todo tráfego do cliente. Dessa forma, podemos assim agir em tempo real para melhorar a experiência do mesmo. Além disso, todas essas informações são disponibilizadas ao varejista por meio de interfaces simples, nas quais ele pode checar de seu celular e ter total noção da situação.

Saiba mais sobre layout industrial no nosso artigo sobre os primeiros passos para otimizá-lo!

  1. Fidelização de Clientes

Atualmente não é surpresa de que todo mundo possui um telefone móvel, inclusive e, principalmente, os seus clientes. Assim, é cada vez mais comum o uso dessa tecnologia para aproximar o varejista do cliente e lhe proporcionar uma melhor experiência. Dessa forma, uma automação comercial nesse sentido faria respeito a conectar o consumidor com seu negócio a partir de um aplicativo ou algo similar e lhe oferecer promoções ou até mesmo lhe direcionar produtos baseado em sua localização.

automação comercial

Que o desenvolvimento de um aplicativo pode te levar ao sucesso por si só nós já sabemos. Mas, como criar um aplicativo que impulsione o meu negócio? Aqui vão alguns exemplos. Com o registro de sua localização poderíamos dar benefícios a clientes mais fiéis, incentivando-o ao consumo em estabelecimentos aos quais possuam esta tecnologia implementada.

Abrangendo agora um facilitador nesta área, entraria a automação de pagamentos. Por exemplo, já existem ferramentas de grandes empresas, como a Google Pay ou a Visa Ready, que permitem transações seguras com apenas um clique no celular ou apenas a aproximação de cartões ou pulseiras às maquininhas de cartão.

Já sabe como o desenvolvimento de aplicativo faz a sua empresa crescer? Confira já!

  1. Gestão Estrutural

automação comercial

Agora no âmbito de estrutura, a IoT se integra na prevenção de perdas ou danos. Dessa forma, o uso de sensores, para monitoramento de freezers, por exemplo, nos dá um garantia da integridade do mesmo. Consequentemente, também garante a integridade do produto, evitando prejuízos por alguma possível falha técnica, e tudo isso remotamente. Com automação destes serviços, esse monitoramento pode ser feito pelo celular da sua casa, passando mais segurança e conforto ao usuário.

Ademais, outro exemplo de gestão estrutural utilizando de automação comercial é o de controle e monitoramento da temperatura ambiente. Isso porque, mais uma vez integrando sensores à hardwares capazes de interpretar os dados captados, podemos manter a temperatura do estabelecimento confortável mediante a mudança natural de temperatura da região local. Com todo esse processo sendo feito remotamente temos como vantagem a facilitação de tal tarefa somada a uma economia de energia por evitar desperdício no uso inteligente do controle de temperatura.

Interessado em desenvolver um sensor de monitoramento, ou algum outro eletrônico nesse sentido? Entre em contato.

automação comercial

Conclusão

A integração de internet ao mundo do varejo facilita o serviço automatizando algumas etapas complicadas do mundo do comércio, encurtando distâncias e trabalhos manuais, economizando tempo e gerando mais valor ao seu negócio. Com isso vimos que a IoT é um conceito em enorme crescimento no mercado, as possibilidades de aplicação só aumentam. A automação comercial traz mais praticidade ao varejista, mais desempenho por menos trabalho. E tudo isso trazendo conforto e segurança por meio de interfaces amigáveis e simples dando maior controle sobre qualquer área do comércio sempre à distância de um clique.

Interessado em um projeto envolvendo Internet das Coisas (IoT)? Realize uma consultoria grátis!

Temos membros especializados na realização de projetos de engenharia envolvendo IoT. Construímos em uma solução única e personalizada para o seu negócio.

Construímos em uma solução única e personalizada para o seu negócio. Entre em contato e faça uma consultoria e diagnóstico grátis para o seu negócio! Agende já!

Texto Escrito por Neto Nelson, Trainee do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *