skip to Main Content
Ganhar Dinheiro Com App: Veja Como é Possível

Ganhar dinheiro com App: Veja como é possível

Ganhar dinheiro com app é uma forma eficaz de gerar uma renda extra, ou até mesmo ficar milionário e revolucionar o mundo. As oportunidades são intermináveis e não há limites para quem pensa fora da caixa e está disposto a empreender.

Mas como isso é possível? Como um aplicativo, efetivamente, gera dinheiro? Isso é o que você descobre a seguir, no nosso artigo dedicado aos modelos de monetização de apps. Acompanhe!

Anúncios publicitários

O modo mais popular, barato e fácil de se ganhar dinheiro com app é veiculando anúncios publicitários. Isso porque não é preciso desenvolver um aplicativo cheio de funcionalidades ou um game robusto.

Na verdade, não é preciso sequer cobrar de quem quer fazer o download. Todo o dinheiro gerado nessa forma de monetização vem dos anúncios que aparecem. Eles surgem enquanto os usuários navegam pelo app ou se divertem jogando.

Dessa forma, a única preocupação do desenvolvedor deve ser atrair um grande público para o aplicativo, pois quanto mais usuários, mais oportunidades de ganhos. Mas como colocar os anúncios e começar a ganhar dinheiro?

A forma mais fácil de começar a veicular os anúncios em um aplicativo é utilizar uma plataforma de publicidade mobile. Atualmente, a mais popular é o Google Admob, ferramenta do Google. Ela é voltada apenas à propaganda em smartphones e é completa em anunciantes e oportunidades de ganhos.

Caso queira, o desenvolvedor também pode veicular os anúncios de forma independente. Mas, nesse caso, ele precisa entrar em contato diretamente com os anunciantes.

Venda produtos e/ou serviços

Ganhar dinheiro com app dessa forma é mais recomendado para quem já possui um negócio físico/online ou presta algum tipo de serviço. Assim, cada vez se torna mais comum desenvolver aplicativos para empreendimentos já existentes. Desde lojas até restaurantes, vários tipos de estabelecimento começaram a criar plataformas mobile.

Para quem ainda não empreende ou pode prestar serviços, existe a oportunidade de se criar um game e cobrar por vantagens. Isso acontece no Clash Royale, Candy Crush e Brawl Stars, jogos populares no momento.

Na venda de produtos e/ou serviços, os apps têm a vantagem de dar um grande alcance. Mas é preciso ter em mente que, para atrair um grande público, é necessário oferecer funcionalidades interessantes.

Da mesma forma, um game precisa ser divertido para despertar o interesse das pessoas em ir além do conteúdo gratuito e comprar o conteúdo pago. Por isso, para ganhar dinheiro com app desse modo, é necessário investir mais tempo e até mais recursos para que o empreendimento seja rentável.

App pago

O mesmo acontece com o modelo de monetização em que se cobra pelo download do aplicativo. Nesse modo, o desenvolvedor coloca um preço fixo e as pessoas que queiram utilizar o app precisam pagar para ter acesso.

Essa é a forma mais tradicional de se ganhar dinheiro com app. No entanto, enfrenta problemas atualmente por conta da enorme concorrência no mercado. Além disso, com o uso mais consciente dos usuários, ela também foi prejudicada. Afinal, quem paga para usar algo que está disponível gratuitamente em outro aplicativo?

Por isso, o número de downloads nesse tipo de monetização geralmente é bastante baixo. A renda gerada, em grande parte das vezes, não paga o custo de funcionamento do app. E ainda existe o agravante de as lojas de aplicativos ficarem com 20% ou 30% do valor que é cobrado.

Então, a recomendação é que esse tipo de monetização seja usado apenas em aplicativos de um nicho muito específico, em que a concorrência é baixa, ou em games que já tenham passado por intensa campanha de marketing e despertaram um enorme interesse do público. Do contrário, vale mais a pena investir na veiculação de ads ou no modelo freemium, que conheceremos a seguir.

App freemium

O Freemium é uma alternativa de monetização para quem quer cobrar por download do aplicativo, mas não quer restringir a geração de renda apenas nisso. Esse modelo consiste no desenvolvimento de dois apps: um gratuito, com funcionalidades limitadas e/ou veiculação de anúncios; e outro pago, com todas as funcionalidades e sem propaganda.

O gratuito funciona como uma isca que atrai um grande número de usuários. Estes, incomodados com a poluição visual causada pelos anúncios e querendo aproveitar as funcionalidades extras, acabam por pagar pela versão premium do app.

A vantagem de ganhar dinheiro com app dessa forma é que o desenvolvedor acaba gerando renda em duas frentes. Isso ocorre com anúncios, na versão free, e com pagamentos, na versão paga. Porém, é preciso pesar bem o que é “free” e o que é “premium”. Se todo o conteúdo interessante estiver disponível gratuitamente, poucas pessoas irão se interessar pela outra versão.

Da mesma forma, se todo o conteúdo interessante estiver disponível apenas na versão paga, os usuários não podem testar o que é oferecido e, consequentemente, não se interessam em pagar.

Serviços de intermediação

Intermediar processos é uma forma difícil de se ganhar dinheiro com app. Porém, uma vez bem sucedido, as oportunidades e o volume de ganhos não têm limites. O Uber, por exemplo, intermedia o contato entre pessoas que precisam se deslocar e pessoas que estão dispostas a dirigir para ganhar uma renda extra. Enquanto isso, o iFood intermedia o contato entre pessoas que querem comer e restaurantes vendendo comida.

Estes dois aplicativos revolucionaram a forma como comemos e nos deslocamos. Eles geram, hoje, uma renda anual de bilhões de dólares cada um! Então, para quem não tem medos e sonha alto, esse modelo de monetização é o indicado.

Nele, o dinheiro pode vir de uma comissão cobrada sobre cada transação realizada no app. No caso do iFood, por exemplo, o aplicativo fica com uma porcentagem de tudo aquilo que é comprado. Mas também existe o modelo de assinatura, em que as empresas pagam um valor mensal para terem seus estabelecimentos disponíveis no app.

Ganhar dinheiro com app pode ser a sua grande oportunidade

O mercado mobile está crescendo cada vez mais e o número de smartphones no Brasil e no mundo já ultrapassou o número de desktops. Outro número que não para de subir é a quantidade de dinheiro que as pessoas estão dispostas a gastar para ter boas funcionalidades e facilidades nas palmas de suas mãos, o que gera uma gama imensa de oportunidades para quem quer investir nesse mercado.

Por isso, seja veiculando anúncios, vendendo produtos e/ou serviços, cobrando por download ou monetizando no modelo freemium, você pode, efetivamente, ganhar dinheiro com app e construir o seu negócio em torno disso.

Ficou interessado em saber mais? Leia nosso outro artigo sobre desenvolvimento de apps!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *