skip to Main Content
Startup De Aplicativo: 5 Vantagens De Investir Em Uma

Startup de Aplicativo: 5 vantagens de investir em uma

Com o crescimento cada vez maior do bilionário mercado mobile, o investimento em uma startup de aplicativo tem se mostrado uma ótima opção de aplicação de renda. Porém, algumas pessoas ainda consideram esta modalidade de investimento um tanto quanto arriscada, já que as startups possuem um modelo de operação bem diferente do tradicional.

Mas, o que os céticos geralmente ignoram, é que justamente por operarem de forma diferente é que as startups podem ser muito mais vantajosas para investimentos do que as empresas e fundos tradicionais.

A seguir, você confere dessas vantagens e entende porque investir em uma startup de aplicativo pode ser uma grande oportunidade para você. Ao fim, você ainda confere como investir. Acompanhe!

1. Possibilidade de retorno bem acima da média

As startups de aplicativos, assim como qualquer startup, são empresas escaláveis, que visam um crescimento muito rápido sem aumento no custo de operação. Com isso, um investimento inicial pequeno pode render de forma ilimitada conforme a empresa cresce e começa a ganhar mercado.

E quando falamos em “ilimitada”, falamos no sentido literal da palavra, pois diferentemente dos investimentos em renda fixa, o investimento em uma startup de aplicativo é de renda variável, sem um limite de quanto você pode ganhar em um determinado período de tempo.

Além disso, ao optar por este modelo de investimento, você está colocando o seu dinheiro em uma empresa que está começando a crescer e sem um limite de crescimento. Ao contrário das empresas já estabelecidas no mercado, que já atingiram o seu “limite”.

2. Investimento descomplicado

O investimento em uma startup de aplicativo é simples e sem tanta burocracia como em outras modalidades de aplicação. Para se ter uma ideia, hoje, você mesmo pode entrar em contato com a startup que se interessar e oferecer o seu investimento pelo computador, sem a necessidade de reuniões ou encontros.

Você também pode investir através de uma plataforma de equity crowdfunding, uma forma mais acessível, com investimentos iniciais a partir dos 1.000 reais, mas com retorno proporcionalmente menor.

3. Contato direto com a diretoria da empresa

As startups como um todo possuem uma hierarquia muita mais enxuta e menos burocrática do que as grandes companhias, dando ao investidor um alto grau de influência sobre o sucesso da empresa em que investiu e, consequentemente, do seu investimento.

Isso porque, você como um investidor, pode ter acesso direto aos diretores da startup para fazer recomendações, indicar uma boa ideia ou reportar um erro operacional que percebeu. Ao contrário do que aconteceria em uma grande companhia, com milhares de funcionários e chefes executivos.

4. Internacionalização dos investimentos

O mercado brasileiro de startups ainda está um pouco “verde” se comparado ao mercado internacional, que é muito mais maduro, com milhares de oportunidades e mais solidez. O que configura uma oportunidade ideal para internacionalizar os seus investimentos e diversificar suas aplicações.

Além disso, certos mercados internacionais, como a Suécia e os Estados Unidos, possuem uma estabilidade econômica e política que aumenta as chances de sucesso da empresa em que você investiu, aumentando também as chances de sucesso do seu investimento.

E você ainda pode aproveitar todas as outras vantagens de se investir em uma startup de aplicativo faladas aqui, com a diferença de obter retorno em dólar e poder aproveitar uma carteira maior de opções.

5. Concretização de ideias revolucionárias

Por fim, investindo em uma startup de aplicativo, você tem a oportunidade de dar vida à uma ideia revolucionária, que transformará a sociedade em que eu e você vivemos. Um exemplo claro de como isso pode acontecer é o Uber.

Esse aplicativo transformou a forma como nos deslocamos pelas cidades, criou uma fonte de renda para milhares de trabalhadores e mudou a forma como vemos os automóveis e o transporte como um todo, revolucionando um setor inteiro.

E se a próxima ideia revolucionária sair das suas mãos? Esta é, com certeza, uma das maiores razões para você investir em uma startup de aplicativo.

Como você pode investir em uma startup de aplicativo?

Percebeu que o investimento em uma startup de aplicativo é realmente vantajoso e quer começar a fazer aplicações? Então descubra, a seguir, algumas das opções disponíveis para você:

Investidor anjo

Como investidor anjo, você não só aplica parte do próprio patrimônio em uma startup com alto potencial de crescimento, mas se torna uma espécie de mentor dos empreendedores, contribuindo diretamente para o sucesso do negócio.

Essa contribuição é o compartilhamento de conhecimento, seja ele técnico ou sobre o mercado como um todo; auxílio na tomada de decisões difíceis, dando direcionamento, recomendações e dicas; e compartilhamento da sua rede de relacionamentos, colocando os empreendedores em contato com mais pessoas que poderão ajudar de alguma forma.

Incubadora

A incubadora é uma forma de proporcionar a startup de aplicativo tudo aquilo que ela precisa para finalmente sair do papel e entrar em operação. O investimento dessa forma não é feito diretamente na empresa, mas sim na incubadora que já está em operação, auxiliando uma ou mais startups a dar vida às suas ideias.

Aceleradora

Ao sair da incubadora, ou seja, ao começar as operações, a startup de aplicativo pode entrar em uma aceleradora, que visa dar mais agilidade as primeiras etapas de vida dessa empresa. A aceleradora faz isso através de ajuda financeira, treinamentos, consultorias, participação em eventos, entre uma série de outras contribuições.

Por isso, ao investir em uma aceleradora, você também ajuda a dar vida a um ou vários projetos, tendo como retorno ações da startup beneficiada.

Essas são apenas algumas das diversas formas de investimento que você pode fazer em uma startup de aplicativo. Mas em todas elas, os 5 benefícios falados aqui no texto estão presentes, fazendo dessa modalidade de investimento uma das melhores e mais rentáveis, apesar de arriscada.

Quer saber como validar a ideia do seu aplicativo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *