skip to Main Content
Startup Online: Como Empreender Na Era Digital

Startup Online: Como Empreender na Era Digital

O Paypal talvez seja um dos melhores exemplos de como uma startup online pode render bilhões e ainda transformar o mundo. Fundada em 1999, essa empresa revolucionou a forma como lidamos com o dinheiro e realizamos pagamentos, rendendo milhões aos seus fundadores e sendo comprada, em 2002, pelo eBay, por nada mais nada menos que um 1,4 bilhão de dólares.

Mérito dos criadores Peter Thiel e Max Levchin à parte, o sucesso do Paypal se deve às possibilidades e novas ferramentas trazidas pela era digital, que foi o que possibilitou o envio, armazenamento e recebimento de dinheiro pela internet, algo corriqueiro hoje, mas inovador em 1999.

E se há 20 anos atrás a era digital possibilitou o surgimento do Paypal, o que você não pode fazer hoje, com tantas novas ferramentas e a popularização massiva da internet? Isso é com você, mas, para te ajudar, trouxemos abaixo uma série de dicas sobre como o empreendedorismo online funciona e sobre como você pode empreender na era digital fundando a sua startup online.

Conheça o seu público na era digital

Começar uma startup online, independentemente da área de atuação, exige um conhecimento profundo do público que se deseja atingir. Na internet as pessoas têm seus hábitos, suas formas de consumo, os sites e redes sociais que mais gostam de visitar, e os influenciadores que acompanham no Youtube ou Instagram. O que faz do online um mercado paralelo, completamente diferente do físico, que precisa ser entendido.

Isso porque esses e outros fatores impactam diretamente em como um negócio deve agir, fazer marketing, onde deve estar para ser visto pelos seus potenciais clientes e o que ele deve fazer para atingi-los da melhor maneira possível.

Por isso, empreender na era digital envolve encontrar respostas para perguntas como: onde está o meu público, no Facebook, Instagram, Twitter e/ou Youtube? O que ele busca online? Gosta de ler blogs, sites de notícias ou conteúdo educativo? Como ele acessa a internet, pelo computador ou celular?

Com as respostas dessas e outras perguntas, o empreendedor tem nas mãos boa parte daquilo que precisa para fazer sucesso com sua startup online.

Entenda que a forma de consumo mudou

Dentre as inúmeras transformações que a era digital trouxe consigo, está a mudança radical na forma como as pessoas consomem. Se antes para elas bastava ver um comercial na TV para correr até a loja e comprar o produto, atualmente, a jornada de consumo é muito mais longa e composta por muito mais etapas.

Hoje, antes de investir seu dinheiro em determinado produto ou serviço, as pessoas pesquisam, leem reviews, veem o que outras pessoas que compraram pensam, veem vídeos e comparam o preço entre dezenas de concorrentes para saber se esse investimento realmente vale a pena.

E não importa o modelo de negócios ou o mercado em que uma startup online pretende atuar, o modo de consumo já não é o mesmo. Seja no mercado B2C, B2B, serviços, varejo ou importação, o consumidor não consome da mesma maneira e o empreendedor que não entender essa nova forma de consumo trazida pela era digital não vai ter sucesso.

Marketing para uma startup online

E se a forma como as pessoas consomem mudou, obviamente que a forma de induzi-las a consumir também não é mais a mesma. Talvez o maior exemplo disso atualmente sejam os chamados influenciadores, pessoas que possuem milhares ou milhões de seguidores online em determinado mercado.

Na era digital em que vivemos, estes influenciadores tomaram o lugar da grande mídia e boa parte da verba publicitária das empresas atualmente é direcionada a eles, seja na divulgação de novos produtos, campanhas ou promoções.

Outro exemplo claro desse novo marketing, é o investimento cada vez maior das companhias no marketing de conteúdo, uma área do marketing digital voltada à produção de conteúdo para sites, blogs e redes sociais.

Pois se as pessoas começaram a ler blogs, opiniões e a procurar por informações antes de comprar, por que não produzir este tipo de conteúdo e influenciar na jornada de compra delas de forma positiva?

Além disso, ainda há as redes sociais, que devem receber boa parte dos esforços de marketing de qualquer startup online que queira ter sucesso. Assim, empreender na era digital também envolve entender como abordar e influenciar as pessoas a comprar nesse mundo cada vez mais conectado.

O fator mobile

O mobile é uma das partes mais importantes da era digital, podendo até ser considerado uma evolução desta. Pois, se no início as pessoas usavam os computadores para acessar a internet e consumir, hoje, a maior parte dos acessos e compras é feita pelos smartphones, através dos navegadores e aplicativos.

Isso também possibilitou o aparecimento de negócios completamente baseadas em apps, como, por exemplo, o Uber e o iFood, dois dos maiores exemplos de como uma startup online pode obter sucesso e render milhões.

Por isso, o mobile precisa ser uma preocupação constante de quem deseja empreender na era digital. Seja desenvolvendo um app para o negócio, investindo na responsividade do site ou direcionando campanhas de marketing para os smartphones, este é um fator que precisa ser considerado.

Montar uma startup online na era digital: um mundo de vantagens e oportunidades

Se por um lado as questões faladas até aqui são desafios para quem deseja montar a sua startup online, por outro, elas representam uma mar de oportunidades e vantagens que tornam a tarefa de empreender muito mais fácil e com mais possibilidades de retorno do que nunca.

Hoje, na era digital, você pode começar o seu negócio de casa, investindo pouco; o caminho até os clientes é bem menos cheios de obstáculos do que era há alguns anos com as novas estratégias de marketing digital e a conquista de tráfego orgânico; a mudança na forma de consumo também traz oportunidades tanto para quem quer vender quanto para quem quer intermediar o processo de compra; e, por fim, o fator mobile te traz a oportunidade de ganhar muito investindo pouco em um mercado bilionário.

Assim, tudo que você precisa fazer para empreender com sucesso na era digital e colocar a sua ideia pra render em uma startup online é enxergar o outro lado desses desafios e encará-los como oportunidades.

Quer saber como investir em uma startup de aplicativo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *