
Tipos de Telhados: Conheça os melhores modelos para sua casa
A escolha de que cobertura será utilizada em uma obra afeta diversas áreas, onde cada uma terá suas vantagens e particularidades que podem não se adequar ao clima do local e ao gosto do proprietário.
É importante então, que seja feita em conjunto com um profissional qualificado, onde se irá ter certeza da qualidade do telhado se estará sendo respeitada.
Além da sua importância estrutural, modelos de telhado podem agregar estilo e personalidade ao projeto. Para isso, a sua escolha exige que o arquiteto execute um estudo sobre o clima, orientação solar do terreno, além da disponibilidade do proprietário para futuras manutenções.
É importante, então, que se conheça os tipos de telhado que existem, para que se tenha um melhor entendimento quando for necessário fazer a escolha entre um deles. Nesta publicação você irá compreender melhor o que são telhados, quais seus tipos e em que situações são melhores de ser aplicados.
O que é a cobertura?
A cobertura tem a função de proteger o interior da edificação da luz solar, chuva e demais intempéries do clima. A cobertura é, portanto, um dos principais elementos de um prédio, seja ele uma residência familiar simples ou um enorme prédio em uma megalópole.
Tendo a cobertura essa função de vedação horizontal superior, para que evitar infiltrações e deterioração pelos mais diversos tipos de exposição que a construção estaria exposta, como também exerce uma função estética, dando ao prédio uma maior personalidade, além de promover um maior conforto térmico e ventilação natural.
Os tipos de telhados
Para se escolher qual dos tipos de telhado será utilizado na construção, o profissional deve fazer diversos estudos sobre o terreno em que está localizada a obra. É necessário que se observe a posição geográfica do terreno, para que se analise a incidência solar e direção do vento, além do clima do local e quais intentempéries a edificação poderá ficar exposta.
Feitos esses estudos, se poderá selecionar quais os melhores tipos de telhado que se adequam às necessidades e clima daquela locação. Existem diversos tipos de telhado, variando suas configurações de águas, materiais utilizados e modelos.
Vamos conhecer mais sobre cada um destes pontos para ajudá-lo a selecionar aqueles que melhor se encaixam no que se deseja para a construção.
Quantidade de águas
O primeiro ponto a se considerar é a quantidade de águas o telhado terá. A água do telhado se define como as divisões do telhado, onde ocorre o caimento da água, e sua quantidade é definida, principalmente, pelo tamanho da casa.
Telhado de 1 água
Normalmente utilizados em casas pequenas, que não tem necessidades de grandes estruturas. O telhado de 1 água também são usados em modelos de telhados embutidos.
Telhado de 2 águas
O telhado de duas águas é um dos modelos mais utilizados, sendo indicado acima de quatro metros quadrados e há a necessidades de escoar a água para ambos os lados.As duas águas são comumente divididas pela linha central da casa, a cumeeira. Existindo basicamente dois tipos de telhados de duas águas: o cangalha e o americano.
Telhado de 3 ou mais águas
Os modelos de três ou mais águas são utilizados mais comumente para casas maiores ou as que tem um projeto arquitetônicos diferenciados.
Materiais
Outro fator que define os tipos de telhado é o material utilizado tanto na estrutura na cobertura. Atualmente os materiais que podem ser utilizados são os mais diversos, desde as opções mais tradicionais, até as mais exóticas. Porém, os materiais mais usados são feitos com madeira ou metal.
Um ponto bastante interessante para citar, são as telhas. Elas possuem um papel fundamental para a criação e finalização de um telhado. Abaixo segue os materiais mais comuns para a produção delas.
- Telha cerâmica
- Metálica
- Cimentícia
- Policarbonato
- Vidro
- Telhado verde
Modelos de telhados
Existem diversos modelos de telhado no mercado atualmente, onde sua configuração e estética varia de acordo com as funcionalidades necessárias e preferências do cliente.
Telhado arqueado
Apresentando um alto valor estético, em conjunto com o alto valor da sua construção, o telhado arqueado é, normalmente, instalado em apenas um dos lados da casa. Tendo sido muito utilizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, esse modelo ainda não é tão popular devido ao seu alto custo.
Telhado Gambrel
Este modelo é muito utilizado em celeiros e casas americanas, tendo sido levado aos EUA pelos imigrantes holandeses. O telhado Gambrel é caracterizado por possuir dois ângulos, um mais raso na parte superior e outro mais íngreme na parte inferior.
Telhado Mansarda
O telhado Mansarda é muitas vezes confundido com o telhado Gambrel, no entanto, ele se possui quatro partes, duas para cada lado da casa, onde a inclinação inferior é mais íngreme que a inclinação do superior. O telhado Mansarda possui um espaço, geralmente usado para armazenamento, na sua parte superior, o sótão.
Telhado Plano
Muito usado na arquitetura moderna, o telhado plano ganhou popularidade por serem mais fáceis de construir e trazem uma maior segurança e acessibilidade, podendo até mesmo ser utilizado como um terraço.
No entanto, exige uma maior atenção a manutenção em relação aos demais tipos de telhado, em especial ao trato da laje, mantendo uma impermeabilização de qualidade.
Telhado Salt
O telhado Salt possui um lado mais curto que o outro, conferindo um design assimétrico a casa. É muito utilizado em sobrados, pois o telhado salt fica ainda mais em evidência com sua diferença entre os lados, dando uma maior elegância e charme a edificação.
Telhado Bonnet
O telhado Bonnet é parecido com o estilo de duas águas, porém no modelo Bonnet, os dois lados deslizam para fora em outro ângulo que se inicia.
Telhado Piramidal
O telhado Piramidal, ou de quatro águas é muito utilizado no Brasil. Sendo uma opção excelente para casas quadradas e retangulares, promovendo um rápido escoamento da água.
Por fim, como escolher o melhor telhado para sua casa?
Para que se tome a decisão de qual dos diversos tipos de telhado será o escolhido para se instalar na obra, é importante que se entenda quais os planos do cliente em relação à manutenção e instalações.
Se trata de um grande desafio tomar a decisão final de qual telhado será instalado na nossa obra, mas com um briefing de qualidade com o cliente, onde todas suas expectativas e necessidades são passadas ao profissional, ele poderá dar as melhores opções que se encaixem nas necessidades do cliente e tenham uma boa estética.