Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Marketing verde: como aplicar por meio da neutralização de carbono

Marketing verde: como aplicar por meio da neutralização de carbono

Marketing verde como utilizar na minha empresa

Descubra como aplicar o marketing verde através da neutralização de carbono em sua pequena empresa. Transforme sua marca e atraia mais clientes.

Os impactos ambientais e as mudanças climáticas estão transformando o perfil de investidores e consumidores, que se mostram cada vez mais atentos às ações sustentáveis das empresas. Dessa forma, as instituições estão buscando se adequar a essas mudanças, investindo em atividades que diminuam seus impactos ao meio ambiente, como a neutralização de carbono. Para fazer essas informações chegarem ao público, é comum o uso de uma estratégia, conhecida como marketing verde.

O que é Marketing Verde?

O Marketing Verde é uma estratégia de publicidade, uma forma de demonstrar o alinhamento da empresa com a responsabilidade ambiental, e agregar valor a um produto ou serviço. Esse conceito é baseado em quatro pilares de atuação das corporações: socialmente justa, economicamente viável, culturalmente diversa e ecologicamente correta. O conjunto desses valores demonstra o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável, através das práticas que visam ética e respeito, entrelaçadas a não agressão à natureza e o crescimento econômico. 

Para pequenas empresas, o Marketing Verde pode ser um caminho para criar uma identidade da marca, uma conexão com o consumidor e até uma vantagem competitiva em relação a outras companhias que oferecem produtos ou serviços similares. Através das práticas, como uso de energias renováveis, embalagens sustentáveis e reciclagem de resíduos, as empresas atraem clientes que possuem pensamentos alinhados com os valores da sustentabilidade. Ao tornar públicas essas ações internas, demonstram comprometimento e preocupação com as pautas ambientais.

O que é Neutralização de Carbono?

Conhecidos como Gases do Efeito Estufa (GEEs), o dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, são considerados os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Por mais que a emissão desses gases seja um processo natural, a partir da Revolução Industrial, ocorreu um aumento expressivo de GEEs na atmosfera. Dessa forma, em 2005 entrou em vigor o Protocolo de Quioto, criado em 1997, que consiste em controlar e reduzir essas emissões em escala internacional.

Diante desse cenário de urgência no enfrentamento do aquecimento global, surgiu a Neutralização de Carbono, processo que consiste em contabilizar e compensar as emissões de dióxido de carbono equivalente. Para uma empresa ou produto receber o selo de “carbono neutro” é necessário realizar o Inventário de Emissões e uma compensação ambiental, também conhecida como neutralização. Um grupo que se compromete a mitigar ou neutralizar suas emissões, se torna um chamariz de sustentabilidade aos olhos dos investidores e consumidores.

A neutralização acontece quando há a remoção de GEEs da atmosfera na mesma proporção na qual eles foram emitidos. Essa ação pode advir de diferentes métodos, o mais comum é o plantio de mudas, que durante a sua fase de crescimento, absorvem CO2 da atmosfera através da fotossíntese. De acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas, a cada 7 árvores, é possível sequestrar 1 tonelada de carbono nos seus primeiros 20 anos de idade. Outra solução bastante popular é a compra de créditos de carbono, ou a instalação de placas fotovoltaicas para compensar as emissões na produção de energia.

Como Aplicar Marketing Verde na sua Empresa

Para traçar a estratégia de marketing, é interessante entender quais são as preocupações ambientais dos consumidores e investidores, em seguida criar em um plano com as melhores ações a serem tomadas. É importante garantir que a propaganda verde seja autêntica, o público sabe diferenciar uma empresa que é comprometida com a sustentabilidade de uma empresa que finge ser comprometida e faz Greenwashing. Além disso, é preciso que os funcionários se envolvam e entendam qual a necessidade das mudanças promovidas.

Em seguida, o foco será voltado para idealizar qual a mensagem verde a empresa quer transmitir. A mensagem precisa resumir as intenções e ações da empresa, seja a redução de resíduos gerados na produção, ou a economia de água, apresentação de selos ou certificados que possuem, e até planos futuros como, por exemplo, neutralizar todas as suas emissões em 3 anos. 

Por último, definir qual o melhor canal para apresentar a mensagem ao público:

Sites e redes sociais

Publicar e descrever campanhas da empresa, trazer dados e informações atrativas e bastante visuais. Descrever os projetos em andamento ou finalizados, apresentar metas e relatos de funcionários ou clientes. Essas ações fazem o consumidor se sentir mais próximo e conectado com o dia a dia da entidade.

Campanha de anúncios

Anúncios pagos, para o público que tenha alinhamento com as ideias da sustentabilidade e interesse nos serviços ou produtos oferecidos. Essa estratégia ajuda a atrair pessoas que ainda não possuem conhecimento sobre a empresa.

Relatórios públicos

Os relatórios são essenciais para mostrar a transparência da empresa, e o seu comprometimento com a mudança. Hoje em dia, por exemplo, já é uma tendência encontrar relatórios de emissões de GEEs no site de muitas instituições.

Palestras e workshops

Além de estratégias visando o público externo, é interessante engajar os funcionários e alinhar suas ideias com as da empresa. Nesse sentido, organizar palestras e workshops motiva os trabalhadores, além de demonstrar que as mudanças não são só para o público mas para todos.

Produtos sustentáveis

Utilizar as embalagens dos produtos como meio de propaganda, apresentar os selo e certificados do produto, por exemplo se ele é carbono neutro, descrever o tipo do material utilizado, se é plástico sustentável ou bioplástico. Esse tipo de abordagem atrai a atenção do cliente.

Benefícios do Marketing Verde com Foco na Neutralização de Carbono

A Neutralização de Carbono é apenas um dos vários meios de anular as emissões, entretanto, ele é uma forma muito versátil de apresentar as intenções verdes da empresa. Isso porque, fazer o Inventário de Emissões é uma amostra da intenção de compreender os impactos gerados no ambiente. Além disso, ao fazer a neutralização, a associação apresenta a vontade de anular esses impactos, e isso pode ser feito por meio de investimento em iniciativas sustentáveis como manutenção e plantio de florestas, reciclagem de resíduos e embalagens e até desenvolvimento de novos materiais. 

Nesse sentido, a neutralização é uma grande oportunidade para o marketing verde, pois transmite os valores de transparência e honestidade e o compromisso e investimento em projetos com propósito sustentável. De acordo com uma pesquisa do Future Consumer Index, elaborado pela EY em 2023, em média 37% da Geração Z e 35% da Geração Y, aceitam pagar mais caro em produtos sustentáveis. Dessa forma, é possível identificar uma vantagem competitiva sobre outras marcas, afinal essas gerações são uma boa parte do público consumidor atual, e futuramente serão maioria.

A longo prazo, é previsto um aumento nos lucros da empresa, tanto pelas vendas, quanto pela economia gerada pelas iniciativas ambientais, como, por exemplo, redução das emissões, do uso de energia e água. Outro benefício é a rede fiel de consumidores e investidores que será criada através da mensagem verde transmitida pela marca, além disso quando o público está alinhado e conectado com os ideais da empresa ele tem uma tendência maior de recomendá-la para outras pessoas.

Estudo de Caso de Sucesso

Natura

A Natura é uma das maiores marcas de cosméticos da América Latina, e há alguns anos demonstra sua preocupação com a natureza e alinhamento com ideias sustentáveis. A marca conseguiu atrelar sua imagem a sua mensagem verde, tanto os produtos quanto as campanhas da empresa gritam a palavra sustentabilidade, e esse fator traz um grande diferencial em relação aos competidores.

Um dos slogans estampados do site da Natura é: “Nossa aspiração não é ser a melhor empresa do mundo. É ser a melhor empresa de beleza para o mundo”. Essa frase é apenas uma amostra de como eles implementaram o marketing verde na sua realidade, apresentando que a marca não quer só trazer beleza aos seus clientes, mas também quer transformar o mundo ao redor.

Não satisfeitos em ser a pioneira no Brasil a oferecer produtos com refil, nos anos 2000 lançaram a linha de produtos Ekos, baseada na sociobiodiversidade brasileira, em parceria com comunidades na Amazônia buscando o consumo sustentável e a preservação da floresta. Em 2020, esse projeto garantiu que a empresa pudesse comemorar o marco de 2 milhões de hectares de floresta preservada e cerca de 36 mil pessoas impactadas.

Em 2007, implementaram o Programa Carbono Neutro, para reduzir e neutralizar as emissões de Gases do Efeito Estufa. A empresa disponibiliza em seu site relatórios públicos sobre seus impactos, demonstrando transparência aos investidores. Mais recentemente, em 2024, foi a primeira instituição da América Latina a receber um certificado Platina de Integridade de Carbono, que comprova seus investimentos em projetos que geram créditos de carbono de qualidade, novamente reafirmando sua integridade e compromisso com pautas ambientais. 

Conclusão

O Marketing Verde, se apresenta como uma forma para pequenas empresas se conectarem com o público através de valores como transparência e sustentabilidade, e a oportunidade de criarem uma rede de suporte fiel à sua volta. Dessa forma, dentre muitas possibilidades, a neutralização de carbono é uma estratégia que envolve diferentes frentes de ação, e pode gerar insumos para uma campanha chamativa aos olhos do consumidor. Vale ressaltar que, antes de qualquer ação, a marca precisa ter o cuidado de estar alinhada com a mensagem verde que está transmitindo, pois Greenwashing não é Marketing Verde, e os clientes definitivamente sabem a diferença.

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.