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Vender Uma Ideia: Confira Os 4 Erros Mais Comuns!

Vender uma ideia: Confira os 4 Erros mais comuns!

  • dezembro 4, 2019
  • Fluxo Consultoria
  • Empreendedorismo e Startups
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No momento que temos uma ideia inovadora ficamos extasiados e admirados com esse momento. Porém é necessário tomar um passo à frente, devemos buscar investimento para que possamos lapidar esse diamante bruto que acabou de surgir em nossa cabeça para que possamos torná-lo realidade, ou seja, vender uma ideia.

Resumir o projeto em um discurso conciso de até dois minutos. Para atingir o sucesso e conseguir o apoio dos investidores precisamos separar as ideias mais excêntricas e desvairadas daquelas que realmente tem potencial de sucesso.

Para isso precisamos vender nossa ideia. Porém não podemos cometer alguns erros básicos, para assim aumentar nossas chances de ter nossa ideia abraçada pelos investidores. Para isso, aqui estão os 4 erros na hora de vender uma ideia:

• Não estar preparado

prep

Agora para apresentar essa ideia precisamos pensar minuciosamente em o que iremos falar, então antes de começar a sair apresentando para todos os investidores possíveis devemos preparar um roteiro. Para que, como uma forma de organizar os pensamentos de modo que venha a ser mais atrativo e que chame a atenção do investidor.

Esse roteiro deve se atentar a se utilizar de artimanhas para que o cliente se expresse, diga o que está procura, quais seus problemas e seus anseios. Um bom modo de obter essas respostas é através de perguntas, no entanto sempre tendo cautela com o que será perguntado, já que algumas indagações podem soar invasivas. Deste modo devemos sempre ficar atentos aos detalhes e as características de cada investidor.

Um dos métodos de apresentação é o elevator pitchs, ou apenas pitch, se trata de um modelo preparado pensado num encontro com pessoas importantes em ambientes não usuais, como o elevador. De modo que o empreendedor mostre o potencial da sua ideia de modo que venha a convencer o investidor.

O pitch não deve ser pensado como o que vai determinar o financiamento da sua ideia, mas sim um primeiro contato, visando o início de um possível relacionamento. Priorizando despertar a vontade de querer ouvir do investidor.

• Enrolar

Um grande defeito de algumas apresentações de uma ideia, que pode arruinar toda a apresentação é não ser direto, enrolar muito para se chegar ao ponto central da sua ideia.

Não é necessário se contar todo o processo de concepção da sua ideia. A objetividade é muito bem quista pelos investidores, já que precisamos cativá-los logo no início, um bom resumo da história, contando apenas as partes indispensáveis.

O pitch faz parte de uma das fases do processo de seleção. Só ao final de vários processos, que se excluem as ideias que não estejam no foco da aceleradora e outras que são consideradas com pouco potencial, sendo estas apresentadas por pequenos grupos aos avaliadores.

A partir do conceito de Pitch, já sabemos que a apresentação deve ser feita da forma mais suscinta e direta, dado que deve ser feito em no máximo 2 minutos, não podemos enrolar, o que poderia possibilitar que o potencial investidor venha a perder o interesse na ideia que desejamos passar para ele.

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• Não saber o que colocar no nosso roteiro

Agora que sabemos que precisamos fazer um roteiro do que iremos falar, e que não devemos enrolar, outro erro comum é colocar o carro na frente dos bois, já começar a apresentação da sua ideia falando da solução. Primeiramente se deve apresentar o problema, principalmente para que, no caso, do ouvinte já tiver sofrido com aquele problema ele irá saber como aquilo o afetou, e isso o sensibilizará ainda mais.

Após o ressalte no problema ressaltemos o potencial de mercado, a quantidade de pessoas que são afetadas pelo problema, é um bom meio de reforçar sua proposta. Fazer essa relação do problema com o público mostra ao investidor a importância daquela ideia, e como ela virá a atender um grande público, assim tendo um grande retorno do investimento.

É importante mostrar ao investidor que sua equipe tem a capacidade para solução desse problema. Sendo esta apresentação uma visão geral, sucinta e que não seja muito técnica.

• Não saber em quê focar

foco

Apresentações que mais parecem shows, com vídeos muito elaborados, discursos afiados e pouco conteúdo podem via a ser, na realidade, um empecilho para a conquista do interesse do investidor, pois o vídeo pode ser extremamente divertido, mas sem o conteúdo real ele é inútil.
Deste modo, a apresentação deve ser focada nos resultados, mas não somente neles.

Devendo se atentar para cada um dos pontos anteriores, para que, ao final da apresentação, você tenha vindo a conquistar o interesse e a atenção do investidos, para que assim, ele venha a querer investir na sua ideia.

Para quem tem o primeiro contato com uma ideia, não será o pitch em si que conseguirá captar o interesse do investidor, mas sim os resultados. Devendo se falar de coisas concretas, sem ser sonhador demais, evitando assim, promessas vagas e insistir muito o “potencial” da ideia, onde ela deve ter força para sustentar a si mesma.

Não se atendo a promessas, como, “Em seis meses o negócio estará valendo 10 milhões de reais”. É importante mostrar cautela em suas previsões e, sempre que possível, apoie as projeções em cálculos concretos. Outro ponto importante é não se apoiar em suposições, e sim focar no que será feito.

Se evitarmos esses erros, montar nosso roteiro de apresentação de uma forma concisa e que seja interessante para o investidor, iremos obter grande sucesso na nossa busca por pessoas que invistam em nossas ideias.

Mesmo que não atinja o sucesso e a atenção do investidor na primeira tentativa, se deve sempre melhorar sua apresentação, para que, aumente o poder de persuasão do seu discurso, ou pitch de apresentação, e possa vir a conquistar os próximos investidores.

Outro motivo para se buscar uma evolução no conteúdo de seu roteiro é que esta apresentação deve se moldar ao investidor, para que, a ideia seja melhor compreendida, e consequentemente, melhor aceita, aumentando as chances de alcançar o investimento daquele investidor.

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