Você já ouviu falar em dimensionamento da escala de produção?

Também conhecido pelo termo em inglês “Scale Up”, este modelo de negócio está dominando o meio empresarial, pois aumenta a escala de um processo produtivo e, consequentemente, possibilita o crescimento econômico acelerado.

Este dimensionamento consiste na realização de um projeto de engenharia que permite o desenvolvimento de soluções inteligentes, capazes de fazer as vendas de um produto ou serviço aumentarem em um ritmo acelerado.

A partir de um cálculo para saber quais as melhores condições para a realização destes processos, você também poderá entender mais sobre o equipamento adequado para escalonar a sua produção, obtendo o maior rendimento sem comprometer a qualidade final do produto.

Além disso, este processo auxilia o gestor a ter um melhor controle da  produção em si, a partir de um entendimento detalhado da produção e a consequente busca por soluções criativas que aumentem a produção.

É por isso que as empresas que são moldadas pelo método scale-up estão em evidência no mercado.

Quais os benefícios deste dimensionamento?

Especialmente falando sobre procedimentos industriais, sabemos que ele envolve diferentes etapas e operações, especialmente  nos setores de rações, cosméticos e alimentos.

Nestas áreas, você precisa pensar na produção em um nível macro de organização, analisando os pontos fortes da sua empresa e do seu produto, buscando se diferenciar dos concorrentes.

Banner2

Neste sentido, na busca por otimizar a sua produção, fazer o dimensionamento poderá te auxiliar a ampliar a sua produtividade e otimizar os processos da empresa, aumentando a escala da produção para um nível industrial.

Nesta otimização do processo produtivo, você poderá ser auxiliado a escolher os equipamentos adequados e que garantam a uma produção otimizada, calculando exatamente a quantidade de matéria prima necessária e evitando possíveis desperdícios. Quanto à qualidade do produto final, este dimensionamento auxilia a padronização da produção, diminuindo riscos, perdas e acidentes.

Como fazer o dimensionamento da minha produção?

Primeiramente, tenha um produto no mercado e, assim, inicie o seu movimento de expansão. Depois disso, pense bem no momento certo para implementar este modelo, pois ele demandará recursos financeiros e pessoais, devendo todo o seu pessoal estar alinhado para fazer o negócio crescer. No mais, procure parceiros financeiros, mantenha as suas operações já existentes e estabeleça objetivos palpáveis. Estratégia, planejamento e consultoria são as palavras chaves.

Isto porque, com a aceleração dos investimentos em tecnologia, a demanda por soluções ágeis e eficazes está cada vez mais em evidência.

Todo esse processo exige conhecimento técnico e científico e deve ser muito bem elaborado. Para isso, você precisa de uma consultoria especializada.

Quer saber a melhor parte?

Na Fluxo, nós podemos te ajudar a implementar o dimensionamento da produção no seu negócio! No nosso setor de Química, Alimentos e Bioprocessos, contamos com consultores especializados que, do começo ao fim, podem te auxiliar a otimizar o funcionamento da escala de produção da sua empresa.

Além disso, contamos com parcerias de empresas Seniors que já são altamente especializadas no mercado, garantindo, ainda mais, a sua assertividade no mercado. Ficou curioso para implementar esse projeto na sua empresa? Entre em contato com a gente e siga esse Fluxo com a gente clicando aqui!

Cosméticos: saiba a diferença entre os cosméticos naturais, orgânicos e veganos.
Você sabe a importância da validação prévia do desenvolvimento de fórmulas e como funciona na prática?

Outros assuntos: