
Wood Frame: Conheça tudo sobre essa Técnica Construtiva
Você já avaliou a possibilidade de fazer um projeto em Wood Frame? Sair da zona de conforto não é fácil, e sabendo disso, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre esse sistema construtivo que é considerado mais rápido e sustentável que os convencionais.
O que é Wood Frame?
É um sistema construtivo que faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), e utiliza madeira como matéria-prima dos seus perfis e placas estruturais.
As peças são pré-fabricadas (reduzindo consideravelmente o tempo, e logística necessária) produzidas a partir de madeira reflorestada e de rápido crescimento, os chamados pinus, mais especificamente espécies como elliottii e o taeda, duas das mais plantadas no Brasil. Portanto, a técnica se sobressai como uma escolha de estrutura sustentável.
E como essa técnica funciona?
Segue abaixo, algumas etapas fundamentais para o processo de construção:
- Feito pedido dos painéis com todas as medidas corretas para a construção, esses serão transportados para o local da obra para o início da instalação da estrutura, que é quem dará toda a sustentação do projeto;
- Considerando que a parede de uma construção de Wood Frame é feita por camadas, após a instalação da estrutura são colocadas placas de madeira OSB (conjunto de lascas de madeira oriundas de reflorestamentos coladas em direções diferentes), uma placa cimentícia, e gesso cartonado;
- Adequar a estrutura para adequação de instalações elétricas e hidráulicas;
- Em seguida, faz o preenchimento para garantir o conforto térmico. No Brasil existem opções como lã de vidro ou de rocha;
- Inicia-se a cobertura e vedação do projeto;
- Por fim, o acabamento da parte externa, que depende do que foi escolhido pelo cliente.
Quais os componentes do Wood Frame?
Existe uma divisão formada por componentes dentro de determinados conjuntos, são eles:
- Componentes Estruturais;
- Componentes de Vedação;
- Componentes de Acabamento;
Agora vou detalhar um a um para você:
1. Componente estruturais: Responsáveis pela sustentação do projeto, são compostos por travessas, montantes e barroteamentos.
- Montantes:São pilares horizontais, de madeira, com altura equivalente a um pé-direito.
- Travessas:São peças estruturais horizontais, que tem a função de oferecer suporte às janelas, e geram apoio que fazem diminuir os comprimentos de flambagem dos pilares.
- Barroteamentos:Tem como função gerar o suporte necessário aos pavimentos que estão acima do térreo.
2. Componentes de Vedação: Variando a espessura, as chapas responsáveis por vedar a construção podem ser de revestimento ou barroteamento.
- Chapas de Revestimentos: São de menor espessura, utilizadas para vedações verticais, e para evitar infiltrações são revestidas de uma camada hidrófuga (impedindo a saída de vapor e a entrada de umidade externa).
- Chapas para barroteamento: São as de maior espessura, e tem por função fazer a contenção lateral nas travessas e barrotes, gerando assim, diminuição dos efeitos de torção.
3. Componentes de acabamento: São aqueles utilizados no processo de finalização da obra.
- Fita impermeável de borracha: Responsável por fazer a conexão entre as fundações e as peças de madeira.
- Mãos-Francesas: Tem por função, fazer o contraventeamento dos montantes das extremidades da construção.
- Placas cimentícias: Geralmente são firmadas em áreas do edifício onde há possibilidade de molhar, como cozinhas e banheiros, e sobre elas podem ser instalados vários tipos de revestimentos.
- Instalações hidrossanitárias e elétricas: Podem ser instaladas da mesma forma executada em sistemas construtivos convencionais, e se caso atravessar algum montante, a instalação só pode ser executada mediante previsão no projeto estrutural.
Quais as vantagens do Wood Frame?
É um sistema sustentável: Tendo em vista que a construção civil é um dos setores que mais geram resíduos sólido ao meio ambiente como sobras de areia, concreto e argamassas sem possibilidade de reaproveitamento, além da poluição causada pela queima de tijolos.
O wood frame surge reduzindo consideravelmente a redução desses resíduos, além de ser composto principalmente pela madeira (único material de construção renovável), originada de áreas certificadas e reflorestadas.
Economia: A economia nesse sistema construtivo acontece em vários aspectos:
- No tempo: São 60% mais ágeis que a construção tradicional;
- Na matéria prima: Esse tipo de madeira é 10% mais econômica, quando comparada com alvenaria ou madeira de lei;
- Na energia elétrica utilizada:Para fabricar 1kg de madeira, utiliza-se 1% da energia gasta para fabricar 1kg de cimento;
Maior conforto técnico e acústico: Seja a sua região quente ou fria, casas de Wood Frame proporcionam maior conforto por ser a madeira, um material que absorve 40 vezes menos calor do que a construção tradicional de alvenaria.
Quais as desvantagens?
- O uso do concreto não é 100% descartável: Ele é utilizado ainda para composição do contrapiso, sapatas blocos ou elementos da laje.
- Necessita de uma mão de obra especializada: Existem materiais e ferramentas específicas a serem utilizadas, e devido ao Wood Frame ser um sistema ainda pouco utilizado no Brasil, há uma certa dificuldade em contratar essas pessoas capacitadas.
- Deve-se ficar atento à manutenção da estrutura: Uma demora no reparo em vazamentos pode acarretar na deterioração da estrutura de madeira, e posteriormente no aparecimento de fungos.
Há alguma regulamentação para o Wood Frame?
No Brasil, esse assunto ainda é recente, e não existe uma norma específica para aplicação e instalação do Wood Frame, porém a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) já possui uma norma, que pode ser utilizada como base para critérios gerais de dimensionamento estrutural, a ABNT NBR 7190:1997 – Projeto de Estruturas de Madeira.
No portal do SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais) encontra-se o primeiro documento que trata especificamente sobre o assunto.
Nela é possível encontrar procedimentos operacionais de avaliação do sistema construtivo, bem como critérios mínimos de desempenho no Brasil.
Gostou do conteúdo? Sempre bom estar por dentro das novas tendências, não é mesmo? Aproveite e conheça nossos outros conteúdos especialmente criados para você, tenho certeza que você irá gostar.