skip to Main Content
Automatização De Processos Ambev Vidros

Conhecendo a dor do cliente

O Excel VBA é uma forma muito fácil e prática, além de extremamente funcional, de otimizar vários dos processos internos e operacionais de uma empresa. Isso te ajuda não só a reduzir a chance de erros em cada processo, como também em conseguir redirecionar o seu tempo no que é realmente importante ser feito. Conheça como fizemos isso na Automatização de Processos Ambev Vidros.

Foi com essa intenção que o diretor financeiro da Ambev Vidros entrou em contato conosco. Devido a recomendações internas e o histórico de 7 projetos realizados entre a Ambev e a Fluxo até hoje, o Manoel entrou em contato conosco pedindo por mais um: Automatização de Processos usando o Excel e VBA.

O objetivo desse projeto era uma melhoria na planilha que era usada anteriormente que, além de causar erros por possuir muitos processos manuais, era muito complicada para outros funcionários usarem. Além disso, após o desenvolvimento dessa planilha para a parte em que ele trabalha, deveríamos adaptá-la para alguns outros setores da Ambev, de forma a funcionarem da mesma forma.

Desenvolvimento

O projeto foi desenvolvido pela Fluxo através de uma equipe interna que se dedicou ao projeto por todos os seus meses de duração. Durante todo o andamento do projeto foram realizadas reuniões de validação das entregas e definição das próximas funcionalidades a serem desenvolvidas, o que permitiu uma grande personalização do projeto àquilo que o Manoel e os outros funcionários da empresa necessitavam.

Como funciona?

Como foi dito acima, as entregas foram muito focadas nos funcionários da empresa. Dessa forma, tudo deveria ser muito interativo e visual, de forma a ser de fácil acesso e fácil usabilidade por todos. O seu objetivo era simples:

  1. Facilitar a visualização de dados e informações referentes à produção de garrafas;
  2. Facilitar e otimizar a inserção de dados no sistema;
  3. Reduzir o máximo possível a taxa de erro no cálculo dos valores internos;

Projeto se baseava em diversas bases de dados e alguns dashboards onde o usuário poderia selecionar o tipo de dado que queria visualizar e nesses dashboards é possível visualizar as informações tanto mensais quanto diárias da produção de garrafas da empresa.

Para isso, a equipe pensou, junta, em uma forma de criar um dashboard intuitivo e fácil de se utilizar, focada principalmente da exposição dos gastos e custo de produção. Chegaram a conclusão de criar uma tela única, que seria dividida em “Custo Mensal” e “Custo Diário” e que teriam seus valores destrinchados por centro de custo.

Como foi dito no início, outra parte muito importante do projeto seria adaptar essa planilha, feita inicialmente para a parte de Vidros, para os outros setores da Ambev. Como já tínhamos o arquivo principal pronto, apenas seria necessário entender como os outros setores funcionam de forma a adaptar a planilha inicial da melhor forma possível.

Equipe – Automatização de Processos Ambev Vidros

Gerentes do Projeto: Marcela Madruga e Matheus Lomba

Consultor do Projeto: Matheus Lomba

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Excel/VBA

Utilização de um software mundialmente conhecido para minimizar erros e facilitar a interação do usuário com a planilha.

     

Scrum

Metodologia de desenvolvimento ágil aplicada a desenvolvimento de softwares. Se encaixa em projetos inovadores, adaptáveis e modificáveis ao longo do desenvolvimento.