A dor:
A Sra. Elizabeth Abreu, responsável pela empresa CDI Barra, um centro de distribuição de alimentos localizado na Taquara-Jacarepaguá, procurou a Fluxo Consultoria com o objetivo de atualizar o Manual de Boas Práticas de Fabricação de sua empresa. Anteriormente, ela já havia procurado a Fluxo Consultoria para desenvolver um Manual de Boas Práticas de Fabricação detalhado com as atividades desenvolvidas dentro dos limites de sua empresa e nos procurou novamente para uma atualização, ciente da importância de manter todos procedimentos da empresa qualificados e atualizados de acordo com os parâmetros da legislação vigente.
A solução:
Primeiramente, foi realizada uma visita técnica ao espaço físico da empresa na qual foram coletados insumos com objetivo de mapear os processos desenvolvidos na empresa e identificar pontos de atenção.
Em posse desses dados, foi possível realizar uma análise criteriosa das instalações, equipamentos, atividade dos manipuladores e fluxo de produção e transporte com base nas exigências da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, das etapas de processamento realizados e dados de especificações de equipamentos.
Os resultados:
Foram revisados os procedimentos operacionais padrões (POPs) para a Higienização de instalações, equipamentos e móveis, definidos por tipo e periodicidade, baseados nos processos que envolvem manipulação de alimentos no estabelecimento da empresa, de acordo com a legislação vigente e visitas realizadas ao local e a revisão das Instruções de Trabalho (IT’s), que descrevem minuciosamente todos os passos envolvidos na execução de cada uma das tarefas rotineiras do estabelecimento.
Também foi realizada a revisão das Planilhas de Controle (PC’s) com o intuito de monitorar e registrar todos os procedimentos do estabelecimento e elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) atualizado, para descrever as operações realizadas pelo estabelecimento, reunindo os documentos elaborados nos itens, de acordo com as legislações vigentes.
Conhecimentos utilizados:
- Elaboração de POPs
Os POPs são documentos que descrevem o processo, sendo alguns deles obrigatórios, e estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. Nele são determinadas as responsabilidades, as frequências de higienização das instalações, a maneira correta de realização, entre outros. Assim, há a descrição de como a higienização está sendo feita atualmente naquele local, após feitas as devidas reformulações para estar de acordo com a legislação.
- Elaboração de ITs
As ITs servem para que os funcionários do local as leiam e por meio delas consigam saber o que se deve fazer para o procedimento ser realizado. Dessa maneira, é ela que dará o passo a passo para que os funcionários realizem as atividades exatamente como elas foram planejadas. Uma instrução técnica bem simples, mas necessária, por exemplo, foi a de como lavar as mãos de maneira adequada.
Cliente: Sra Elizabeth Abreu
Gerente: Giovanna Ribeiro
Consultora: Mariana Santana