skip to Main Content
Eu Vejo Um Jardim – Captação Pluvial

O projeto social Eu Vejo Um Jardim é responsável por auxiliar moradores da comunidade de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.

Com o objetivo de melhorar não só a iniciativa, como também a vida das pessoas que são assistidas por ela, a PetroRio, por meio de um edital interno para a realização de um projeto social. Propôs,assim, a construção de um cultivo de flores ornamentais, regadas por um sistema projetado de captação de água da chuva.

Para isto, eles procuraram a Fluxo Consultoria com o interesse em realizar o projeto de instalações do sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais.

Solução

A implementação deste tipo de sistema proporciona não só sustentabilidade ao local em que será aplicado. O projeto também gera a diminuição do custo com o abastecimento e com o desperdício gerado pelo uso deste recurso, em atividades como lavar o quintal e dar descarga em bacias sanitárias.

No caso do projeto social de Jardim Gramacho, as vantagens foram imensuráveis considerando que a instituição vive de doações. A manutenção do cultivo de flores ornamentais que foi criado no local gerou um aumento considerável na quantidade de água disponível.

O objetivo do cultivo para a comunidade local é de ser mais uma fonte de renda para as famílias. Elas contam com a renda proveniente da confecção e venda de corações decorativos de madeira, proposta desenvolvida pelo projeto Eu Vejo Um Jardim.

Execução

Deste modo, neste projeto, a Fluxo ficou responsável por projetar todo o sistema necessário para que a captação de água de chuva acontecesse de modo efetivo e, para isso, foi necessário prever itens para o sistema, como a cobertura do cultivo, as calhas de captação, o filtro mecânico, a cisterna para armazenamento e a torneira para utilização.

Resultados

Assim, com a finalização e entrega do projeto ele pôde ser implementado pelos próprios funcionários da PetroRio, assistidos por profissionais competentes. A cliente então se mostrou extremamente satisfeita com o trabalho realizado pela Fluxo, que garantiu que o sistema funcionasse corretamente através de seu projeto.

Equipe do Projeto

Orientadora:

Elaine Vazquez

Consultora:

Emanuele Campos

Gerente:

Marckson Martins

Tudo o que a PetroRio esperava juntamente do projeto social  “Eu vejo um jardim” era viabilizar a permanência do cultivo. E desde o primeiro contato, apresentação, reunião, planejamento, entrega, custo, foi tudo muito excelente. A PetroRio gostou muito da atenção e do profissionalismo da Fluxo. E estão muito satisfeitos com o trabalho realizado.

Tamires Monforte – PetroRio