Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Climatização Eletrobras

climatização

Entendendo a dor do cliente

O Centro de Treinamento de Mambucaba, Paraty – RJ, da empresa nacional Eletrobrás Eletronuclear já possuía seu ambiente climatizado, mas eles desejavam reavaliar o sistema de refrigeração para, então, realizar melhorias. Assim, a empresa fez um procedimento de licitação, sendo escolhida a Fluxo Consultoria para avaliar a climatização do local. 

Entregando a Solução

Com esse objetivo, a Fluxo Consultoria desenvolveu o projeto de climatização da área.

Para a realização do projeto primeiramente a equipe responsável realizou uma visita técnica, na qual foram identificadas e mapeadas informações, como os tipos de ar-condicionados, o posicionamento dos aparelhos e os sistema de dutos. 

Com os insumos coletados, fez-se a montagem da planta “As Built” (uma planta com representações técnicas do ambiente) do sistema de refrigeração existente. Paralelamente, elaborou-se uma lista de equipamentos e máquinas presentes no local para serem adicionadas ao cálculo de carga térmica, feito logo em seguida. 

Após essas etapas, foi realizada uma análise energética, finalizando com a montagem do documento de plano descritivo, que propôs melhorias ao sistema ali existente. 

Assim, ao final do projeto, a Fluxo Consultoria entregou ao cliente uma memória de cálculo, contendo os parâmetros adotados, os cálculos e resultados da carga térmica; uma planta “As Built”;  e um relatório de Análise Energética e Estudo de Viabilidade Técnica

Resultados

Como resultado, constatou-se que, para melhora da climatização, o sistema de refrigeração do CT de Mambucaba da Eletrobrás precisaria passar por algumas modificações, caso optassem por não trocar o sistema de refrigeração a curto prazo. Caso optassem por uma atualização do sistema, verificou-se que poderiam substituir por um sistema VRF ou por “Splitões”, visto que apresentaram melhores resultados nos cálculos de consumo e de COP (coeficiente de performance). 

Ao final do projeto, a empresa ficou bastante satisfeita com o mapeamento  e o direcionamento proposto, no qual visava uma climatização mais eficiente do ambiente.   

Gerente: Marlon Ferreira da Silva

Consultores: João Gabriel Figueiredo de Sant’Anna”

Cliente: Daniel Campos

Conhecimentos utilizados nesse projeto:

  • Cálculo de Cargas Térmicas
  • Cálculo de Vazão

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.