skip to Main Content
Climatização

Entendendo a dor do cliente

O Centro de Treinamento de Mambucaba, Paraty – RJ, da empresa nacional Eletrobrás Eletronuclear já possuía seu ambiente climatizado, mas eles desejavam reavaliar o sistema de refrigeração para, então, realizar melhorias. Assim, a empresa fez um procedimento de licitação, sendo escolhida a Fluxo Consultoria para avaliar a climatização do local. 

Entregando a Solução

Com esse objetivo, a Fluxo Consultoria desenvolveu o projeto de climatização da área.

Para a realização do projeto primeiramente a equipe responsável realizou uma visita técnica, na qual foram identificadas e mapeadas informações, como os tipos de ar-condicionados, o posicionamento dos aparelhos e os sistema de dutos. 

Com os insumos coletados, fez-se a montagem da planta “As Built” (uma planta com representações técnicas do ambiente) do sistema de refrigeração existente. Paralelamente, elaborou-se uma lista de equipamentos e máquinas presentes no local para serem adicionadas ao cálculo de carga térmica, feito logo em seguida. 

Após essas etapas, foi realizada uma análise energética, finalizando com a montagem do documento de plano descritivo, que propôs melhorias ao sistema ali existente. 

Assim, ao final do projeto, a Fluxo Consultoria entregou ao cliente uma memória de cálculo, contendo os parâmetros adotados, os cálculos e resultados da carga térmica; uma planta “As Built”;  e um relatório de Análise Energética e Estudo de Viabilidade Técnica

Resultados

Como resultado, constatou-se que, para melhora da climatização, o sistema de refrigeração do CT de Mambucaba da Eletrobrás precisaria passar por algumas modificações, caso optassem por não trocar o sistema de refrigeração a curto prazo. Caso optassem por uma atualização do sistema, verificou-se que poderiam substituir por um sistema VRF ou por “Splitões”, visto que apresentaram melhores resultados nos cálculos de consumo e de COP (coeficiente de performance). 

Ao final do projeto, a empresa ficou bastante satisfeita com o mapeamento  e o direcionamento proposto, no qual visava uma climatização mais eficiente do ambiente.   

Gerente: Marlon Ferreira da Silva

Consultores: João Gabriel Figueiredo de Sant'Anna

Cliente: Daniel Campos

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Cálculo de Cargas Térmicas

Cálculo de Vazão

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *