skip to Main Content
Fundo Com Uma Sorveteria E O Titulo Climatização Sorveteria Em Foco

Entendendo a dor do cliente

O cliente Daniel Campos possui uma loja para vendas de sorvetes e milk-shakes, porém, ele sentia que a temperatura do ambiente não estava agradável e esse acreditava que o aparelho de ar condicionado, comprado recentemente, tinha potência suficiente para o espaço e não conseguia encontrar outra explicação para a temperatura inadequada. 

Dessa forma, entrou em contato com a Fluxo Consultoria para que as causas do problema fossem identificadas e, assim, pudesse fazer as mudanças para a solução.

Entregando a Solução

Levando essa ideia pra frente, a Fluxo Consultoria desenvolveu o projeto de climatização para a área.

Primeiramente, foi feito um estudo das normas para o projeto. Durante a execução, elas foram consultadas para verificar se o sistema de refrigeração da franquia havia sido corretamente dimensionado, mas também para validar as soluções propostas. As que foram utilizadas são: NBR 16401, NBR 6401 e NBR 5858;

Após esse estudo, foi feito o cálculo de cargas térmica. A etapa consiste em dimensionar a quantidade de calor por unidade de tempo que deve ser retirada ou fornecida de um ambiente com o objetivo de manter uma determinada condição térmica. 

Com esta carga calculada, podemos verificar se os equipamentos foram ou não corretamente dimensionados. Para este cálculo, é feita uma completa avaliação do ambiente, levando em conta diversos fatores como: as áreas das paredes; das janelas; entradas de ar e equipamentos elétricos.

Pelo cálculo, foi concluído que não havia problema na escolha do aparelho e sim na disposição deste. Por esse motivo foi feito um cálculo de vazão e o estudo das capacidades de cortadores de ar como uma possível solução

Resultados

Ao final do projeto, foram mapeados os problemas que eram: a utilização desnecessária de exaustores e o posicionamento dos equipamentos, no qual o aparelho de ar condicionado se encontrava muito perto da saída de ar. Com isso, foram feitas propostas de mudanças que solucionariam o caso. Satisfazendo, assim, o cliente que teve sua dor resolvida.

Gerente: Gustavo Lobo

Consultores: Ariel Lima e Marlon Ferreira

Cliente: Daniel Campos

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Cálculo de Cargas Térmicas

Cálculo de Vazão

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *