Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Métodos de Conservação Miga Artesanal

METODOS DE CONSERVAÇÃO

Conservação de Bolo Integral: Miga Artesanal

O Problema do Cliente

O Sr. Flavio Luís possui uma pequena empresa em Teresópolis que fabrica bolos artesanais orgânicos e sem glúten. Preocupado com a validade dos seus produtos e por possuir a vontade de expansão do seu negócio para estabelecimentos, como supermercados e grande lanchonetes, o Sr. Flávio procurou a Fluxo Consultoria para que pudéssemos ajudá-lo a aumentar a vida útil de seus produtos e conseguir melhor conservação de bolo integral.

 

A Solução

Foi aplicado um projeto de Métodos de Conservação, no qual foram realizados estudos para identificar as possíveis opções para alteração dos 4 sabores escolhidos, permitindo assim o aumento da validade, como também testes microbiológicos de acordo com a RDC n° 12 – 01/2001 ANVISA. Além disso, o Sr. Flávio Luís, possuía uma grande preocupação com relação ao sabor e do odor de seus produtos, devido à produção artesanal e orgânica. Dessa forma, aliado ao projeto, a Fluxo realizou teste de Análise Sensorial para definir se as alterações realizadas para aumento de validade acarretariam em alguma alteração do odor, visual, sabor e consistência.

Ao término do projeto, foi entregue ao cliente um relatório final contendo os resultados das análises sensoriais, a proposta de reformulação da receita e os respectivos laudos das análises microbiológicas. É importante ressaltar que em 2 sabores dobramos o tempo de vida útil, e do restante através dos respectivos testes descobriu-se um limitante que impedia uma maior extensão, por fim houve o prolongamento de 2 dias a mais do que o normal.

Gerente: Ana Paula Costa

Orientador: Mirian Ribeiro Leite Moura

Cliente: Flávio Luís

Entre em contato conosco

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.