skip to Main Content
Desenvolvimento De Fórmula E Método De Conservação Biscoito De Castanhas

Entendendo a dor do cliente

A cliente em questão, é responsável por um empresa localizada no Pará, que opera no ramo de exportação de castanhas-do-Pará que obedecem a certos padrões de qualidade e integridade. Tendo identificado o problema de descarte de castanhas que não seguiam o padrão requisitados (castanhas pequenas ou quebradas), a cliente enxergou a oportunidade de obter lucro através da venda de biscoitos de castanhas. Após desenvolver sua fórmula inicial, a cliente notou que os biscoitos não tinham uma validade extensa e perdiam a crocância com o passar do tempo.

Entregando a solução

Partindo dos pontos já identificados com o contato com o cliente, foi identificado que a necessidade de desenvolvimento de uma fórmula padronizada para aplicar os devidos métodos de conservação que irão prolongar o prazo de validade do produto e mantê-lo crocante e saboroso. Através de um estudo prévio foram identificados os melhores componentes que poderiam compor a receita. Em laboratórios do curso de gastronomia da UFRJ, foram testadas diversas receitas com o auxílio de uma professora especializada em confeitaria. Ao final dos testes obteve-se a receita que balançava o sabor da castanha e tinha crocância adequada (biscoito crocante porém não duro) que cumpria os principais requisitos da cliente.

 

Desenvolvimento De Fórmula

 

Posteriormente, com a receita já definida, foram estudadas as legislações e resoluções vigentes da ANVISA que cobriam os testes microbiológicos de acordo com o tipo de produto e a certificação que o conservante indicado para a cliente era legalmente permitido. Por fim o estudo de embalagens foi feito a fim de fornecer a melhor relação custo/benefício que irá funcionar em conjunto com o conservante selecionado para aumentar o prazo de validade. Com isso será possível alcançar novos mercados uma vez que transportes prolongados já não serão problema na qualidade do produto.

Colhendo resultados

Com a finalização do projeto, obteve-se a fórmula de um biscoito com sabor presente de castanhas, crocante e sem glúten. Além disso foram indicados ao cliente fornecedores: para cada componentes da formulação, para o conservante indicado e para a embalagem mais adequada. Desta forma a cliente não terá problemas em colocar em práticas as soluções indicadas em relatório completo entregue a ela.

Gerente: Ana Luiza Oliveira

Consultores: Daniel Camargo, Linda Carvalho e Mariana Barros

Orientador: Joyce

Cliente: Sra. Renata

Identificou-se com esse projeto? Quer saber mais sobre como fazer o desenvolvimento do seu produto alimentício?

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *