Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

DesMaq Condensador Narreal Brewhouse

Entendendo a dor do cliente

O cliente Pedro Victor Farias Freitas é administrador de uma cervejaria artesanal, a Narreal Brewhouse e possui um problema com a fabricação, que acontece no próprio local. O ambiente é fechado e a fervura realizada na fabricação das cervejas o faz ficar muito quente e úmido, além disso a colocação de uma exaustão se tornou inviável, pois seria necessária obras e quebras de piso para a instalação do sistema.

Por conta disso, ele gostaria de um condensador para poder reter todo o vapor gerado pela máquina e descartá-lo adequadamente.

Cervejaria exemplo de desenvolvimento de máquina condensador

Entregando a solução

Com esse objetivo, a Fluxo Consultoria realizou o projeto Desenvolvimento de Máquina Condensador.

Para a realização do projeto a equipe responsável esteve em contato direto com os cervejeiros, realizando uma visita técnica, onde foram identificadas e mapeadas informações necessárias para o dimensionamento de um trocador de calor com a finalidade de condensar o vapor da fervura.

Com os insumos coletados, utilizou-se um programa de Dimensionamento de Trocadores Casca e Tubo para calcular com precisão a carga térmica do sistema. Em paralelo a essa etapa, foi realizada a modelagem em 3D de dois modelos de condensador para o cliente escolher o que mais o agradasse.

Assim, ao final do projeto, a Fluxo Consultoria entregou ao cliente uma memória de cálculo, contendo os parâmetros adotados, os cálculos e resultados da carga térmica e o modelo em 3D escolhido.

Modelagem Desenvolvimento de Máquina Condensador      Modelagem de Máquina de Condensador

Resultado

Como resultado, os cálculos feitos tiveram grande importância para toda linha de fabricação das cervejas, ajudando na otimização do processo. Ao final do projeto, o cliente ficou bastante satisfeito com os resultados.

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.