Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Desenvolvimento de Produto – MBP Isoblock

A dor:

A empresa MBP Isoblock, voltada para a produção de materiais isolantes termoacústicos, relatou sobre a grande quantidade de sucatas de espumas rígidas de poliuretano (PUR) e de poliisocianurato (PIR) geradas em sua produção, resultando em gastos com o descarte destas sucatas.

Assim, procurou a Fluxo Consultoria para a realização de um estudo a fim de levantar possibilidades para a reutilização e/ou transformação das sucatas, visando possível retorno financeiro.

 

A solução:

Para solucionar o problema, foi feito um projeto de Estudo de Inovação em que foi necessário uma visita técnica à empresa, o estudo das propriedades dos materiais em conjunto com análises laboratoriais de caracterização e o levantamento das possibilidades de destinação, reutilização e/ou transformação das sucatas.

Por último, foi feito o aprofundamento da possibilidade escolhida pelo cliente a fim de detalhar todas as etapas necessárias para a sua aplicação. Também foram mapeadas empresas que pudessem ter interesse em parcerias com a MBP na compra das sucatas.

 

Os resultados:

Após os estudos foi confirmada a maneira correta de destinar esse material, além da possibilidade de reutilizar e/ou transformar com segurança as sucatas em um novo produto. Desejando um retorno financeiro, o cliente optou pelo aprofundamento da possibilidade da utilização das sucatas na produção de um material de maior valor agregado

Dessa forma, foram apresentadas todas as informações necessárias em torno da produção desse novo material, objetivando entrar no mercado do segmento. Além disso, a equipe do projeto mapeou e contactou empresas com perfil para futuras parcerias com a MBP na utilização das sucatas, solução alternativa para atender a dor do cliente mais rapidamente.

Ainda, as análises laboratoriais realizadas no projeto auxiliaram a empresa a confirmar e obter informações que não possuíam em relação a características importantes das sucatas.

 

Conhecimentos utilizados:

Caracterização das sucatas

Com o objetivo de garantir a execução segura da reutilização e/ou transformação das sucatas, foi imprescindível ter ciência das propriedades em torno do PUR e do PIR através de pesquisa bibliográfica e realização e interpretação de análises laboratoriais.  

Estudo de Possibilidades

Para o levantamento de possibilidades foi feito o estudo de diversas legislações e normas vigentes para garantir a reutilização e/ou transformação adequada das sucatas em um novo material comercial.

Nosso cliente: MBP Isoblock

Gerente: Matheus Oliveira de Brito

Consultores: Marianna Assakura e Tomás Pinho

Projetos Relacionados

Gostou do serviço?

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.